Como desabilitar o driver de wifi no Zorin OS?

Desde que formatei meu notebook, no começo do ano passado, ele apresenta um problema estranho. Toda vez que entro em algum jogo (tanto da steam como da origin), após algum tempo com o jogo aberto, dá erro no driver de wifi. O erro persiste até que eu reinicie o sistema. Quando esse erro acontece, o notebook também apresenta alguns travamentos e, se eu insistisse com ele ligado acabava dando tela azul. Alguns jogos travavam, as vezes dando tela azul e outras vezes eu tinha que desligar pelo botão, outros jogos eu até conseguia jogar (desde que não fosse online, claro) mas tinha que reiniciar após sair do jogo para não ter problemas e para que voltasse a ter internet. A solução que encontrei foi desabilitar o driver de wifi antes de iniciar o jogo, o que servia para jogar offline.
Ainda no ano passado, eu decidi que mudaria para o linux, o que eu fiz há pouco menos de um mês. Também pensei que formatar o notebook resolveria esse problema, mas o problema continua (os jogos que testei até agora no linux são compatíveis com o sistema).
Pensei em trocar a placa de wifi, mas, apesar de esse ser o problema mais aparente, tenho minhas dúvidas de que seja a causa do problema.
O linux utiliza o mesmo driver de wifi que o windows? Pensei que houvessem diferenças nos drivers de um S.O. para outro, já que são eles que fazem a comunicação com o S.O. Se forem drivers diferentes, o problema não deve ser o driver…

Agradeço por ler até aqui. Se não souber o que pode estar causando esse problema já ajudaria se pudesse responder a pergunta do título.

O driver de wifi costuma estar embutido no kernel. Vc pode vê-lo rodando o comando lspci ou lsusb. Mas uma ideia pra evitar que isso ocorra é colocar desabilitar o wifi no gerenciador de internet e usar uma conexão ancorada pelo celular (usb tethering) ou cabeada mesmo… no caso do Zorin, fica naquele painel de controle onde tem volume, desligar etc. (se é o Gnome, no caso da edição core)

image

1 curtida

Então, eu já desliguei o wifi por aí, mas não adiantou. Mesmo no caso da conexão ancorada, não acho que resolveria, porque o driver continuaria lá. No windows eu tinha que ir em “gerenciador de dispositivos” e desabilitar o driver.

1 curtida

O equivalente de driver no linux é chamado de módulo do kernel. Então para desabilitar um módulo do kernel vc precisa saber o nome dele. Depois vc pode remover com sudo modprobe -r nomedomodulo desde que ele não esteja em uso no momento. Para desabilitar do módulo ser carregado na inicialização do computador é um pouco diferente.

Como descobrir o nome do módulo?
Depende se como o hardware se liga ao computador. Alguns casos ela se conecta via PCI e vc poderá ver todos os dispositivos e módulos carregados com o comando sudo lscpi -k. Veja qual é o dispositivo wireless e qual é o “kernel module in use”. Se não apareceu ali, então sua placa se conecta pelo USB. Nesse caso fica mais fácil ver quais são todos os módulos carregados e ver se tem algum com nome WIFI.

Se vc quiser investigar mais o problema, poderá repetir o erro e visualizar os logs do sistema, e a partir dali procurar mais informações. Provavelmente os resultados mais relevantes serão em inglês… Outra boa dica é descobrir o Vendor e o product id da sua placa, assim será mais fácil procurar qual o módulo adequado e possíveis configurações para poder evitar o travamento do computador (caso seja um problema recorrente desse hardware).

1 curtida

Não testei jogando ainda, mas consegui desabilitar o driver.
Mas para resolver mesmo, será que vale a pena tentar trocar a placa de rede? Ou comprar um adaptador usb?

Pela descrição, com o erro ocorrendo em diferentes sistemas operacionais, é grande a chance que o problema seja de hardware, na placa wifi ou na placa mãe. Acredito que a maneira mais econômica seja comprar uma plaquina usb, pois quase certeza que vai resolver. Não sei o detalhe do teu computador ou notebook, idade, condições, tipo de placa wireless, mas se for algo do tipo e der pra desabilitar via BIOS ou remover a placa seria melhor.

A investigação sobre o problema atual pode demorar e provavelmente teria que desmontar o computador pra ver se tem muito pó por dentro, limpeza, check de capacitores, etc etc…

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.