Dio, equipe e pessoas do fórum,
Preciso de ajuda, meu touchpad do meu laptop está um pouco problemático, não está exatamente quebrado, simplesmente não é bom. E por causa disso os seus gestos com os dedos saem sem querer as vezes.
O que eu quero fazer é desabilitar a função de clique do meio no touchpad por inteiro por causa disso, quero desabilitar a função de clique do meio no touchpad, mas também não quero fazer meu touchpad funcionar em áreas, o que eu quero:
+ A função do botão do meio deve ser desativada permanentemente no touchpad. Isso inclui desativar também a função de colar com o clique do meio.
+Toda a área do touchpad deve funcionar como o clique esquerdo e somente isso! (Se eu precisar clicar com o botão direito usarei o botão físico que existe no touchpad)
O que eu fiz até agora: Acontece que colar com o clique do meio no touchpad já foi desabilitado no Gnome Tweaks e esse comportamento ainda acontece mesmo assim. Já mexi com o gsettings via Terminal tentando olhar alguma função para desabilitar e não achei nada. Além disso, o GNOME não oferece nenhuma outra forma gráfica de configurar corretamente meu touchpad para o que eu quero, e como o xinput não funciona no Wayland, não tenho ideia de como resolver isso.
E isso tem me deixado louco porque o Gnome com Wayland aparentemente não tem uma maneira fácil de desabilitar ou configurar o touchpad como poderia ser feito no Xinput com o Xorg, pois eu já fiz esse mesmo processo para desabilitar antes com o Xinput em outras distros com outros ambientes gráficos que não eram GNOME… E só usar o navegador é um pesadelo, eu rolo com dois dedos no touchpad e de repente ele abre várias abas insanamente sem querer (porque o touchpad realizou a função de clique do meio sem querer).
Eu sei que no Chromium (navegador que eu utilizo) eu poderia desativar o clique do meio nas suas configurações internas e o mesmo também para o Firefox. Mas eu não queria fazer isso porque sinto que deva ter uma solução global que se aplique somente ao touchpad, de modo que eu não perca necessariamente a função de clique do meio no navegador, já que eu poderia usar um mouse externo alguma hora e querer realmente abrir uma nova aba com um clique do meio no scroll, por isso queria uma solução global que se aplicasse somente ao touchpad.
Estou ficando tão louco com isso e já procurei tanto que estou quase desistindo kkkkk, e é ainda mais louco e me enlouquece ver as pessoas no Reddit evitando ajudar respondendo com: “A função clique do meio é uma função fundamental do Linux em si, isso não é Windows, mude a mentalidade”, cara, vou evitar xingamentos aqui, mas estou cansado e chateado com comentários como esse, é fácil dizer isso com um laptop tão bom quanto um MacBook em mãos por exemplo, mas eu não tenho isso e gostaria de ver esses “script kiddies” usando um computador ruim em mãos e precisando de uma solução, como meu caso… E pensando bem, justamente porque o Linux tem a filosofia de ser aberto e extremamente capaz de customizar é motivo suficiente para que eu tenha a liberdade de perguntar tal coisa, não importa se é uma função cultural do sistema ou não, o usuário deve decidir como quer que seu sistema seja e por isso deveria haver uma opção para desabilitar isso, especialmente para pessoas como eu que têm um touchpad problemático! Desculpe pelo desabafo, mas esses caras não entendem nada de liberdade se querem impor seus hábitos aos outros assim…
Não sei se ajuda, mas estou usando o Gnome 45.3 na distribuição Manjaro Linux.
Além disso vou deixar uma saída do Terminal de como está minhas configurações do gsettings atualmente:
$ gsettings list-recursively org.gnome.desktop.peripherals.touchpad
org.gnome.desktop.peripherals.touchpad accel-profile 'default'
org.gnome.desktop.peripherals.touchpad click-method 'areas'
org.gnome.desktop.peripherals.touchpad disable-while-typing true
org.gnome.desktop.peripherals.touchpad edge-scrolling-enabled false
org.gnome.desktop.peripherals.touchpad left-handed 'mouse'
org.gnome.desktop.peripherals.touchpad middle-click-emulation false
org.gnome.desktop.peripherals.touchpad natural-scroll true
org.gnome.desktop.peripherals.touchpad send-events 'enabled'
org.gnome.desktop.peripherals.touchpad speed 0.0
org.gnome.desktop.peripherals.touchpad tap-and-drag true
org.gnome.desktop.peripherals.touchpad tap-and-drag-lock false