Como deixar um programa padrão?

Bom dia.

Bem, primeiramente me desculpem, pois creio ser essa uma pergunta de solução absolutamente básica (mas que mesmo após selecionar diversas vezes meus pdf’s ainda assim só abre esse “Image Magick”(?!))

Quero colocar o Okular como leitor padrão de arquivos PDF.

Obsevação:
Sistema utilizado: Ubuntu Unity 22.10

1 curtida

Acho que clicar com o botão direito do mouse, abrir como, e daí vai abrir uma caixa de diálogo, selecione o app e depois em abrir… Deve ter uma caixa de marcação nessa caixa de diálogo para setar o app como padrão para aquela tipo de arquivo!

1 curtida

Tente o comando abaixo…

xdg-mime default okularApplication_pdf.desktop application/pdf
1 curtida

Mais um fã do Unity na área ^^
O Unity esta recebendo novos recursos ou ele so esta recebendo patch de correção de bug e vulnerabilidade?
Fico sabendo que agora o Ubuntu Unity é um sabor oficialo do Ubuntu?
Agora ele pode usar vários recursos de infraestruturada da canonical.
E agora tem que passar pelos critérios de qualidade da canonical.

1 curtida

Incrível, mas não muda de jeito nenhum.

xdg-mime default okularApplication_pdf.desktop application/pdf Não mudou nada (infelizmente)

Já sobre clicar com o botão direito e selecionar com que programa deseja abrir o arquivo, eu seleciono e ele não vai para a posição do “Padrão”.

1 curtida

Com certeza. É impressionante como simplesmente não consigo deixar essa interface. Tempos atrás, quando o Unity foi encerrado, eu baixava o Gnome e fazia o máximo de configurações de modo que o meu Gnome era “a cara” do Unity… rsrs…
Sim, o Ubuntu Unity é de fato um sabor oficial do Ubuntu/Canonical.
Creio que sinceramente, a Canonical pouco interfira (colabore) com o projeto (é realmente oferecer infraestrutura para que o projeto possa ser melhor sustentado).
Eu tenho percebido que realmente ainda faltam muuuuitas arestas a serem aparadas. Muito coisa ainda meio que “gambiarra”. Mas que funciona, funciona (afinal é meu único sistema e preciso para trabalhar, alcance de metas, produtividades mesmo).

Experimente abrir o arquivo defaults.list presente em ~/.local/share/applications/ e alterar ou adicionar a seguinte linha…

[Default Applications]
application/pdf=okularApplication_pdf.desktop
1 curtida

Não tem esse defaults.list :face_with_diagonal_mouth:

O arquivo ~/.local/share/applications/mimeapps.list está obsoleto tente o mesmo procedimento mas no arquivo ~/.config/mimeapps.list

Retomando…

Bem, pessoal infelizmente e após duas dúzias de procedimentos, nada feito. Não aber PDF “por padrão”.