Como deixar o uso de Ram do Linux analogo a uma função do Windows?

Possuo 8GB de ram no meu PC, quando uso o windows 11 com qualquer aplicação que consuma o maximo de RAM disponivel, o Windows ao invés de travar ele fecha a aplicação

Já no linux é o oposto, quando uso o maximo possivel de RAM o sistema trava e eu tenho que forçar o PC a se reiniciar.

Existe alguma forma de configurar para que as aplicações se fechem caso excedam um determinado limite de Ram?

O LInux não era para travar, pois na instalação cria-se uma partição swap para isso, ou como opção pode-se criar depois da instalação um arquivo swap.

O Ubuntu se não criar uma partição swap, ele cria automaticamente um arquivo swap.

Algumas distribuições como Fedora e PopOS usam Zram no lugar de swap.

Swap ou Zram impedem que o sistema trave por falta de memória.

Provavelmente você está sem uma dessas opções ou seu sistema está travando por outro motivo como, por exemplo, instalar corretamente seu dirver de vídeo.

2 curtidas

Esse e um dos malefícios da asincronização, como aumenta o tempo de troca com a swap acaba enchendo a memória no máximo, existem configurações para reduzir isso mas na grande maioria não resolve, talvez uns testes baseado nesse tópico talvez ajude Fedora 38 - Problema com ZRAM - #5 por avfall

2 curtidas

@pokkan70
Por favor, dê um comando “free -h” no Terminal e mostre o resultado para a gente.
Aliás: qual é a distro que você está usando?

Há serviços de sistema como earlyoom e bustd que fecham o processo que mais está consumindo RAM se a quantidade disponível ficar muito baixa. Com isso, a duração do travamento se reduz para alguns segundos, no máximo (quando é perceptível).

2 curtidas

Hoje sistemas linux modernos usam o systemd-oomd, verifique se sua distro tem isso.

Changes/EnableSystemdOomd - Fedora Project Wiki
systemd-oomd.service(8) — Arch manual pages (archlinux.org)

Para ajudar no consumo de memória, o navegador Chrome criou uma função chamada Desempenho em que consiste em:

Não lembro se vem ativado por padrão, mas para verificar isso baixa ir no menu > Mais Ferramentas > Desempenho

N quero bancar o chato, mas me parece um problema isolado do se hardware do que um comportamento/característica do Linux. Veja! O Linux é uma plataforma usada em bilhões de dispositivos, vc realmente crê que ele n sabe gerenciar memória ao ponto de travar? Eu uso Linux a literalmente anos e tambem tenho dispositivos com Windows e eu nunca (repito, nunca!) vi um dos meus computadores travarem por encher a ram. Tive casos de computador já chegando a consumir 100% da ram e swap mas jamais congelarem. Por isso reforço, veja se não é algum problema no seu dispositivo ou mesmo alguma configuração que vc realizou.
De qualquer forma espero que os comentários acima dos meus colegas possam te ajudar de alguma forma.

O relato desse usuário está longe de ser um problema isolado, tanto que sei de pelos quatro programas análogos ao earlyoom e eu uso um deles.

Claro que o kernel não trava, tanto que apertar Alt+PrintScreen+F (em sistemas com SysRq ativo) vai matar o processo que está consumindo memória excessivamente, com resposta instantânea se tiver um único culpado. Só não citei isso aqui porque não lembro da configuração padrão do Mint.

Nesse meio tempo, os processos que gerenciam a interface gráfica são enviados para a swap e ficam muito lentos, que do ponto de vista do usuário dá no mesmo que travar. É necessário ter um hardware muito bom para não perceber essas transições como travamentos.

3 curtidas

Gosto sempre de comentar nesses tipos de assuntos pois já vi muitos relatos aqui do fórum de bugs/problemas sendo tratados erroneamente como característica. Se possível sempre irei reforçar esse contra ponto em absolutamente todos as postagens que se enquadrem nesse aspecto.
Ps. Em 8 anos de uso do Ubuntu e Windows meu hardware sempre foi o combo Intel Celeron + 4GB de ram.

KKK Aqui funcionou perfeitamente. Matou o navegar instantaneamente!

Quando ativei essa função o Chrome começou a travar, daí desabilitei. No windows nunca ativei então não sei se eh só na versão pra Linux

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.