estou usando o archcraft num notebook fraquinho (usa intel atom x5, aqueles de tablet), mas estou com uma certa dificuldade de configurar e instalar programas.
primeiramente vou falar sobre as configurações e usabilidade padrão dele, eu simplesmente não estou achando muitas ferramentas ou conseguindo usar funções, tipo sequer consigo diminuir o brilho no icone de brilho, tive q instalar um negocio e só consigo alternar no terminal. pelo q pesquisei as funções estão la numa pasta mas não entendi nada de como uso elas, queria pode apenas alterar clicando no icone. tambem não achei alguns apps como o player de musica mas na parte superior tem como clicar em musica só não consigo selecionar.
na questão de instalar os apps eu ia instalar por appimagem q são apenas dois (navegador e sunshine), mas eu cliquei e não aconteceu nada, parecia carregar algo mas teve uma hora q o sistema bugou ai reiniciei de forma forçada e tentei instalar seguind um passo a passo pelo gpt, mas no fim da uns erros e não abre.
eu dei uma pesquisada e acho q esse sistema não foi feito pra usar como eu pensava, imaginei q era um sistema com objetivo de ser amigavel, mas parece q é um sistema focado em usar bastante o terminal, oq vai um pouco contra oq eu queria, eu não tenho problema de usar terminal, mas tem coisa q eu quero só uma interface grafica comum, tipo abrir o player de musica…
enfim, se alguem puder me dar umas dicas de como posso configurar para q ele fique algo mais intuitivo eu agradeço, como é um notebook fraquinho eu ia usar só para navegador, conexão remota, como monitor secundario e outras coisas simples, mas nem baixar o moonlight/sunshine eu to conseguindo kkkkkkk
Vou separar os tópicos para organizar melhor as repostas.
O ArchCraft é amigável se você levar em consideração que a maioria dos tiling window managers exigem uma tonelada de configuração e o ArchCraft tenta trazer uma experiência o mais completa possível já na instalação. Mas, de forma alguma um TWM é amigável para alguém que não tem um bom conhecimento prévio de configuração de sistemas operacionais, a curva de aprendizado é grande.
Se este é seu primeiro contato com Linux e tiling windows managers, talvez tenha sido uma decisão meio “ousada” começar direto pelo ArchCraft. Aqui no fórum temos vários guias de configuração de TWM’s
, use eles para tentar entender algumas das bases que você vai precisar.
Você precisa tornar os appImages executáveis depois de fazer o download, sem isso, eles não vão “rodar”. Você pode usar um terminal para isso, estando no mesmo diretório que o programa execute o comando abaixo.
chmod u+x NomeDoPrograma
Se quiser ajustar usando um gerenciador de arquivos, clique no programa com o botão direito e depois clique em propriedades. Na tela que vai abrir, procure por algo similar a “permitir executar arquivo como um programa” e ative. Depois confirme e tente executar novamente.
Faz muito tempo que não utilizo o ArchCraft, mas provavelmente você precisa editar algum arquivo de configuração para indicar qual é a tecla no seu notebook que controla o nível de luminosidade.
Talvez uma distro leve como o ZorinOS ou um Linux Mint te atendam bem mesmo em um hardware limitado. Ao menos, estas duas com certeza serão mais simples de usar porque dependem bem menos do terminal e possuem programas gráficos para configurar praticamente todo o sistema.
vou instalar o Linux mint pra fazer o teste, mas estou na dúvida entre cinnamon e mate, a diferença de peso entre elas é muito grande ou não muda tanto? teria como eu alterar depois?
Ambos são mais ou menos próximos em consumo de recursos. Minha sugestão é que você experimente usando o modo live antes de formatar sua máquina denovo.
Assim você tem uma boa ideia do funcionamento de cada uma de forma bem simples.