Como deixar o Linux Mais mais leve?(é possível?)

linux-mint
#1

Fiquei em dúvida se na distribuição Linux Mint também dá pra fazer alterações na aparência ou em qualquer outra coisa que deixe ele o mais leve possível será que tem??

0 Likes

#2

Tem artigos e vídeos de como reduzir o consumo do sistema de forma geral, mas se você não falar o que precisa fazer ou o que deveria melhorar não da pra sugerir nada em especifico.

1 Like

#3

Só você instalar a Versão com a interface Mate ou Xfce que ficará mais leve! A interface cinamom requer pouco mais de hardware.

1 Like

#4

Cara, para aumentar o desempenho, você pode alterar o driver de vídeo para o fabricante, mudar parâmetros do Kernerl e desativar alguns efeitos da interface gráfica…

Att,
Mateus

1 Like

#5

Dá para alterar configurações sim tem muitos tutoriais na internet, mas é bom voce procurar por interfarces mais leves como por exeplo XFCE, Mate, LXQT ate mesmo openbox ou um bspwm. só não recomendo uma I3wm pq ela pode ser dificil para um iniciante se acostumar.

1 Like

#6

O que causa maior impacto é a interface gráfica (DE), a melhor forma de melhorar a performance é utilizar um DE mais leve, como o Mate, XFCE e LXQT. Até mesmo o Plasma é mais leve que o Cinnamon e Gnome.

1 Like

#7

Rodar o sistema no máximo de leveza possível sem abrir mão do cinnamon seria algo possível??

0 Likes

#8

Independentemente do ambiente de trabalho que tu usas, se desabilitares os efeitos visuais (aqueles que surgem ao abrir e fechar menus e janelas) e as transparências o consumo de memória do sistema cairá bastante.

1 Like

#9

Não, o Cinnamon é baseado no Gnome e com isso herda seus problemas, como alto consumo de memória e processos em single-thread. Hoje em dia o Cinnamon está utilizando mais memória que as últimas versões do Gnome.

1 Like

#10

Então partir para as outras versões do mint seria indicado qual das duas?

0 Likes

#11

Mate e XFCE são similares em uso de RAM, pessoalmente prefiro o Mate.

1 Like

#12

@Filipeco13, Tenta o mint mate.

1 Like

#13

Sou fã do XFCE. Muito leve e customizável.

4 Likes

#14

Vou usar em live pra ver qual dos dois eu me simpatizo mais já que os dois são muito parecidos em termos de exigência quanto ao HARDWARE tá ok? Obrigado pela sugestão!! Tmj

1 Like

#15

Obrigado pela sugestão vou testar as duas e ver qual me simpatizo mais já que a exigência quanto ao HARDWARE é parecida tá ok? muito obrigado!

0 Likes

#16

Obrigado pela sugestão vou testar as duas e ver qual me simpatizo mais já que a exigência quanto ao HARDWARE é parecida tá ok? muito obrigado!! Vlw tmj

1 Like

#17

De verdade, quase qq interface pode ficar leve, o KDE é uma das mais pesadas, mas aqui, mesmo com muitos serviços e apps ligados por padrão, usa metade do Gnome, e tirar um bocado dessas coisas, dá pra rodar num sistema com 2GB de ram sem engasgos.

A diferença entre a maiorias da DE’s em relação a consumo é simplesmente aquilo q o próprio usuário está disposto a abrir mão em termos de ‘facilidades’ q as q consomem mais entregam. Às vezes nem é necessário mudar de DE, se vc abre mão de certas coisas pra mudar de DE, basta desabilitar essas mesmas coisas na DE q já usa e provavelmente vai ter resultado semelhante.

1 Like

#18

testa o lubuntu lxde que e muito rapido

0 Likes

#19

Sabe dizer se tem como instalar o XFCE no Deepin?
(Só por curiosidade mesmo hehehe)

0 Likes

#20

Nunca utilizei o Deepin, não sei dizer.

1 Like