Fala, galera! Depois de algum tempo, convenci um amigo a experimentar o Linux. Ele me dizia que as únicas coisas que o seguravam no Windows era o MS Office e o CS:GO. Falei pra ele que se era só isso, então não teria problema nenhum porque temos Libre, WPS, fora as opções em nuvem; e o CS:GO roda nativamente há algum tempo. O Office não foi problema nenhum mesmo, já o CS…
Pois é, no Windows 10 ele precisava fechar tudo que estivesse aberto, às vezes até dar uma reiniciada, antes de jogar, mas jogava. Ele também tinha que fazer umas “configurações” muito específicas pro jogo não ficar horrível, então ele seguia esse tutorial aqui:
E dava certo. Ele tinha que deixar a tela na resolução 680x800, aspecto 4:3, que deixava umas bordas pretas laterais, mas que, segundo ele, deixava o jogo ótimo (acho que ele ficava com seus 60 de fps). Essa última configuração por alguma razão não funciona no Linux, a tela não deixa aquelas bordas pretas, ao contrário ela estica a imagem pra preencher tudo, o que deixa horrível de visualizar, fora que não melhora em nada o fps. Quando não fica assim, ela vira uma telinha minúscula kkkkk impossível de ver alguma coisa.
Jogando com a resolução normal da tela dele, em fullscreen (como já vi o @Dio recomendar) o lag come solto, não por causa de internet (o ping fica em 40~50), mas pelo gráfico, que nas palavras do meu amigo “está bom demais”. O fps fica na casa dos 30~40, trava muito mesmo.
Trata-se de um Dell, 4gb RAM, 1tb HDD, intel i3 (3ª geração), sem placa de vídeo.
Então vamos lá, existe alguma maneira de melhorar a experiência do meu amigo com esse simples jogo? Eu até pensei que poderia ser o GNOME que pode ser muito pro notebook dele, mas o sistema roda tão bem, só pra essa função que dá certo. Ou será mesmo isso? Seria melhor outro ambiente gráfico? Outra distro? Existem configurações especiais como o do vídeo que mandei aqui que possam também ser feitas no Linux pra notebooks mais fracos?