Como dar permissão para uma pasta no Linux Mint

Vou explicar a situação detalhadamente, desde já peço desculpa se der alguma informação desnecessária, gosto de usar o codeblocks para compilar projetos em linguagem C no Linux Mint, fiz algumas trocas de distros, mas retornei para o Linux Mint, eu queria retomar alguns projetos que havia iniciado, ou simplesmente consultar projetos já concluídos, porém me deparo com esssa mensagem ao tentar executar um projeto:

“sh: 1: /home/pedro/Documentos/Calculadora/Projeto_Calculadora/bin/Debug/Calculadora: Permission denied”

Eu tinha tentado abrir um projeto em outra distro, mas achei que essa mensagem seria algum problema de compatibilidade ou algo do tipo, mas como era apenas um projeto, peguei o arquivo main.c e coloquei em um projeto novo que criei, mas voltando ao Linux Mint, percebi que não era algo relacionado a compatibilidade, e como são muitos projetos/exercícios de faculdade, prefiro aprender a dar permissão do que simplesmente gastar tempo recriando mais de 300 projetos.
Vi na internet que posso usar o comando “sudo chmod -R 777 diretorio” para dar permissão a pasta, mas como não tenho muita experiência no Linux, gostaria de saber se posso utilizar esse comando, ou se existe outro metódo.

O comando chmod altera as permissões do arquivo, o que deve ser notado é o modo (no seu exemplo é o 777), recomendo a leitura da Wikipédia do chmod. Outro comando que pode ser utilizado é o chown que altera o proprietário do arquivo, aqui a Wikipédia do chown.

1 curtida