Como dar boot pelo pendrive

Então estou com um probleminha, e um seguinte eu queria volta pro windows pq tou o Linux mint, então eu criei um pendrive Bootavel com o windows aí eu fui pra BIOS ir coloquei o pendrive em primeiro, aí quando eu dou o Boot no pendrive meu nootbok da Boot no HD, sendo que ele não tá em primeiro, tem como alguém me ajuda ?

Como vc criou o pendrive bootável? Pode ser q ele não tenha sido feito da maneira correta.

1 curtida

eu acho que vc criou um pendrive do Windows errado.

segue um tutorial de como criar um pendrive do Windows no Linux, como o vídeo acima.

aqui eu crio pendrive bootavel do Windows da seguinte forma:

formato o pendrive no gparted como fat32 ou formato limpo

depois gravo a ISO do Windows no pendrive formatado usando o multiwriter (que pra mim é o melhor gravador de ISO no pendrive).

Para o Windows 10, como a ISO está com quase 6gb, precisa ser exFat ou NTFS, se não dá ruim. FAT32 só enxerga até 4gb.

Tem um caminho mais “louco” que não envolve o uso de softwares de terceiros, que é montar a ISO do Windows através do nemo (ou qual seja a DE usada no Mint em questão) e copiar e colar o conteúdo dessa ISO para o pendrive formatado. Assim que concluído, basta apenas reiniciar a máquina e por o pendrive em primeiro plano na ordem de boot.

1 curtida

precisa ser exFat ou NTFS

informação importante. quando eu for gravar a ISO do Windows 11.

Se foi uma pergunta, a resposta que dou é: tanto faz. Eu usaria o exFat pois é universal, já que a implementação do NTFS no Linux é bem quebra galho.

1 curtida

Não conhecia.

Pessoalmente prefiro o esquema do Ventoy.

o multiwriter nunca me deixou na mão.