Como customizar uma Barra de Tarefas do Windows 10 para Distribuições Linux com XFCE

Olá! :vulcan_salute:

Gostaria de saber se alguém pode me ensinar como criar uma Barra de Tarefas (Taskbar) do Windows 10 para distribuições Linux com XFCE, como o Xubuntu 19.10.

Em outras palavras, eu gostaria que:

  1. O Menu de aplicativos ficasse no canto inferior esquerdo da tela;
  2. Os aplicativos localizados na barra de tarefas se comportassem da mesma forma como no Windows;
  3. Os ícones de Notificações/Apps abertos, Volume, WiFi/Ethernet, Data/Hora e Mostrar Desktop, ficassem no canto inferior direito;
  4. Os ícones de notificações e apps abertos pudessem ficar escondidos em uma espécie de submenu.

Exemplo 1:

Perceba que neste primeiro exemplo, a Taskbar do Windows possui todos os meus Apps organizados na ordem que eu quis que ficassem. Quando abro um determinado App, este, abre e continua aberto dentro do mesmo ícone que cliquei, como se pode observar no ícone do GoogleChrome.

Há também uma indicação em formato de barra abaixo do ícone do aplicativo que está aberto, para mostrar que este App está aberto.

Exemplo 2:

Neste último exemplo, pode-se notar o restante das características que busco referentes aos apps abertos que ficam em um submenu escondido ao lado dos ícones de volume, wifi/ethernet, bateria, data/hora e mostrar desktop.

Espero que possam me ajudar. :grin:

Grato desde já! :handshake:

1 curtida

Dos vídeos mais atuais e completos, encontrei o abaixo que mostra como deixar o Xubuntu personalizado. Segue:

1 curtida


Essa é a personalização que fiz: xfce4-panel + wiskermenu + dockbarx (pra criar atalhos na barra e os abrir como no Windows)+ plugins de notificação e volume + relógio > Formato personalizado (<b><i>%R.%S</i></b>%n<sup>%a, %d.%m.%Y</sup>) + plugin de notificações

3 curtidas

Olá!

Obrigado pela ajuda!

Eu assisti a esse vídeo e outros do canal deste rapaz. Mas infelizmente a solução que busco não foi encontrada.

1 curtida

Olá!

Obrigado pela ajuda!

Fiz a personalização do painel XFCE4 do Xubuntu semelhante à sua e também de outras formas. Infelizmente, para a maneira que busco personalizar o painel igual ao Windows continua sem solução.

1 curtida

Pessoal, eu consigo ordenar o Menu, os Apps e Ícones da forma que eu quiser no Xubuntu.

Porém, o que realmente busco é poder abrir um determinado software, e este, quando aberto, continue aberto dentro do mesmo ícone que cliquei, como se pode observar no ícone do GoogleChrome do primeiro print de imagem do meu computador.

Essa função que busco também está contida no Ubuntu.

Espero que ainda possam me ajudar.

1 curtida

Instale o Dockbarx:

sudo add-apt-repository ppa:xuzhen666/dockbarx
sudo apt install dockbarx dockbarx-themes-extra xfce4-dockbarx-plugin

E adicione á sua barra do xfce.