Eu preciso de ajuda para fazer a Customização do Grub Fedora 34. Eu tenho um trial boot Fedora 34, Pop!_OS 20.04 LTS e Windows 10 Education. Eu quero saber como se faz por métodos de script de comandos no terminal, há um arquivo no pacote zipados baixado no www.gnome-look.org GRUB Themes com o nome install.sh em quais diretórios eu acesso para rodas os comandos? Como eu consigo fazer de forma simples pelo Grub Customizer, alguém poderia por favor me ensinar um passo a passo sou iniciante no Fedora. Agradeço desde já pela atenção.
Isso ai pela extenssão é um script shell ele pode ser interativo(depender de ação do usuário) ou não interativo(automático).
Para ter certesa se ele é um script shell faça assim no terminal
$ file /arquivo
Se for shell script ele vai retornar algo assim:
adm1@jca-h310:~/script/hardware$ file ./teste_hardware.sh
./teste_hardware.sh: Bourne-Again shell script, UTF-8 Unicode text executable
Para executar o shell script você primeiro precisa dar permissão de execução:
$ chmod +x /script/shell/
Após, os scrits as vezes da problema se não for executado a partir do diretório onde ele esta, se ele for mau programado para isso acesse o diretório com o CD:
$ cd /caminho/do/diretório
E agora é só executar:
./script/a/executar.sh
@aguamole eu iriei postar na sequência das imagens dos diretórios, o arquivo é o da imagem install.sh, eu já rodei ele e exibe a informação que foi feito, faço o reboot e nada feito!!!
1º Sessão do diretório
2º Sessão do diretório
3º Sessão do diretório
[jackson@localhost Downloads]$ ls
Stylish-1080p Stylish-1080p.tar.xz
[jackson@localhost Downloads]$ cd Stylish-1080p/
[jackson@localhost Stylish-1080p]$ ls
install.sh LICENSE Stylish
[jackson@localhost Stylish-1080p]$ sudo sh install.sh
[sudo] senha para jackson:
* Stylish - Grub2 Theme *
Checking for root access…
Checking for the existence of themes directory…
Installing Stylish theme…
Setting Stylish as default…
Updating grub config…
Generating grub configuration file …
Tema encontrado: /usr/share/grub/themes/Stylish/theme.txt
Encontrado Windows Boot Manager em [Caminho onde foi instalado o Windows 10]
Encontrado Pop!_OS 20.04 LTS (20.04) [Caminho onde foi instalado o Pop!_OS 20.04 LTS]
Adding boot menu entry for UEFI Firmware Settings …
concluído
* All done! *
[jackson@localhost Stylish-1080p]$
> Faço o reboot e nada feito
> Alguém pode me ajudar? Acho que seria até mais fácil pelo Grub Custumizer, mas ele dar erro ao tentar add o arquivo theme.txt
E porque na imagem o script esta em “Stylish” e nos comando esta em “Stylish-1080p” ao lado da licença?
Aconselho dar uma olhada aqui
Não use o Grub Customizer no Fedora 34 (experiência própria).
Basicamente, consiste em editar o arquivo /etc/default/grub, inserindo o caminho do tema desejável e rodar o comando sudo grub2-mkconfig -o /boot/grub2/grub.cfg.
Mas dê uma olhada na documentação para saber o que alterar e não fazer besteira.
Lidar com boot loader é complicado e delicado em qualquer situação.
Quando eu fiz o download ele vem com esse nome, dentro desta pasta tem outra pasta com o nome da pasta que eu suponho que é a pasta onde contém todos itens como icones, parte gráfica para enfeita a página.