Como posso começar a criar meu próprio tema personalizado para o ambiente GNOME, com o foco específico na versão mais recente do GTK, o GTK4. Sou novo nesse processo e estou em busca de orientações para começar. Gostaria de personalizar a aparência dos elementos da interface gráfica, como cores, ícones, janelas e outros elementos visuais.
Quais são as etapas básicas para criar um tema personalizado para o GNOME?
Existe alguma documentação, tutorial ou ferramenta recomendada para ajudar iniciantes no desenvolvimento de temas para o GNOME utilizando o GTK4?
Como posso obter os componentes principais necessários para começar a desenvolver meu tema personalizado? É possível utilizar um tema existente como base e fazer modificações específicas?
Agradeço a todos que puderem oferecer sua experiência e conhecimento para me ajudar!
Boa tarde Mano! Belezinha?
Cara, eu gosto de personalizar minhas distros também…
De início o que te indico é:
Criar uma VM pra começar a testar as personalizações;
Instalar via flatpak o gestor de extensões do gnome (flatpak install com.mattjakeman.ExtensionManager), com ele você vai conseguir instalar extensões como o gsconnect, blur my shell, panel-to-dock, entre outros pra mudar a aparência do gnome padrão;
Utilizar o site gnome-look para baixar componentes para customizações (cursores, ícones, temas e etc).
Acho que com esses passos você já consegue fazer muitas mudanças no visual!
Segue umas imagens de umas customizações que fiz utilizando esses métodos: