Como criar um tema personalizado para o GNOME?

Olá a todos,

Como posso começar a criar meu próprio tema personalizado para o ambiente GNOME, com o foco específico na versão mais recente do GTK, o GTK4. Sou novo nesse processo e estou em busca de orientações para começar. Gostaria de personalizar a aparência dos elementos da interface gráfica, como cores, ícones, janelas e outros elementos visuais.

• Quais são as etapas básicas para criar um tema personalizado para o GNOME?

• Existe alguma documentação, tutorial ou ferramenta recomendada para ajudar iniciantes no desenvolvimento de temas para o GNOME utilizando o GTK4?

• Como posso obter os componentes principais necessários para começar a desenvolver meu tema personalizado? É possível utilizar um tema existente como base e fazer modificações específicas?

Agradeço a todos que puderem oferecer sua experiência e conhecimento para me ajudar!

Obrigado!

Boa tarde Mano! Belezinha?
Cara, eu gosto de personalizar minhas distros também…

De início o que te indico é:

1. Criar uma VM pra começar a testar as personalizações;
  2. Instalar via flatpak o gestor de extensões do gnome (flatpak install com.mattjakeman.ExtensionManager), com ele você vai conseguir instalar extensões como o gsconnect, blur my shell, panel-to-dock, entre outros pra mudar a aparência do gnome padrão;
  3. Utilizar o site gnome-look para baixar componentes para customizações (cursores, ícones, temas e etc).

Acho que com esses passos você já consegue fazer muitas mudanças no visual!

Segue umas imagens de umas customizações que fiz utilizando esses métodos:

EndlesOS:

Ubuntu Desktop:
Ubuntu 20.04   GNOME__By_ markdson__Tema _ Theme ChormeOS_Ícones _ Icons_ Win10Sur-black_Shell_ bash_Terminal_ gnome-terminal_•_Envie o print do seu desktop e fotos do seu setup linux no email _ Send the screenshot of your deskto(image0)

Ubuntu Menu:
Ubuntu 20.04   GNOME__By_ markdson__Tema _ Theme ChormeOS_Ícones _ Icons_ Win10Sur-black_Shell_ bash_Terminal_ gnome-terminal_•_Envie o print do seu desktop e fotos do seu setup linux no email _ Send the screenshot of your deskto(image2)

3 curtidas

Você quer aprender a personalizar o seu sistema ou desenvolver temas?

Se for aprender a desenvolver temas, não tem outra opção a não ser usar freneticamente o google para pesquisas.

Se for personalizar o seu sistema, o nosso colega @MMalyson já deu um guia para isso

2 curtidas

A ideia é desenvolver temas.

Será que existe alguma documentação para isso?

1 curtida
3 curtidas