Como criar um repositório APT local?

Estava vendo este tópico, que ensina a criar um repositório local no Arch Linux. Gostei da ideia e queria fazer o mesmo, só que no Debian. Ou seja, estou procurando uma forma simples de criar uma diretório, copiar uns pacotes .deb para ele, e poder instalar programas desse diretório com o comando apt install. Andei pesquisando, até mesmo na própria Wiki do Debian e o que consegui encontrar de informação me pareceu bastante confuso. Alguém poderia me indicar um tutorial simples e prático para fazer isso? Obrigado.

1 curtida

Fiz uma postagem criando um repositório local pra instalar o amdgpu-pro uns anos atrás. Talvez ajude, procure meu comentário lá onde eu coloco o passo a passo pra criar um repositorio local com os arquivos .deb feitos download.

Obviamente vc precisa cuidar da dependencia de pacotes, facilmente poderá quebrar o sistema com dependencias desencontradas.

4 curtidas

Essa ferramenta faz exatamente o que você quer:

1. Instale a ferramenta:
sudo wget "https://raw.githubusercontent.com/sudo-give-me-coffee/directory2apt/main/directory2apt" -O "/usr/bin/directory2apt"

sudo chmod a+x "/usr/bin/directory2apt"
  1. Crie uma pasta qualquer (por exemplo /var/repo-local) e coloque seus .deb lá

2. Rode a ferramenta passando a pasta como argumento:

directory2apt "/var/repo-local"

E pronto, note que essa ferramenta apenas cria um repositório básico, então vai faltar um monte de coisas como metadados, traduções, ícones, informações de tamanho… você pode ignorar avisos sobre

2 curtidas

Exatamente o que queria, obrigado :v:

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.