Tenho um amigo de outro país que não gosta dos layouts de teclado que já existem pro Linux. Então ele queria saber como fazer para alterar as teclas e poder adaptar mudando algumas coisas.
Ele usa Manjaro e eu Arch Linux, então vou poder testar para ver se funciona antes de mandar para ele.
Eu tbm gostaria de saber qual projeto que cuida dos Layouts de teclado no Linux, assim quem sabe eu consiga submeter o layout novo no github deles como um pull request.
Os arquivos para criar, editar ou personalizar, um novo layout ficam em /usr/share/X11/xkb/, por onde deve começar, para entender e assim prosseguir, a Arch Wiki como sempre pode te auxiliar nisso, segue X keyboard extension - ArchWiki.
Resumindo tanto o kbd e/ou localectl, nesse caso, ficam responsáveis pelas configurações e definições do layout do teclado, carregando os mapas, à qual o xkb define a forma como os códigos de teclado são manipulados criando os mapas.
Wayland também usa XKB para mapear os layouts do teclado, mas faz de formas diferentes do X11.