Como criar um modelo de negócios com software livre: caso de uso incrível

Como criar um modelo de negócios com software livre: caso de uso incrível - Diolinux

Criar negócios com software livre usando a internet pode ser o seu ponto de virada! Monte uma consultoria de serviços de e-mail e comunicação para empresas da sua região.

5 curtidas

Gostei do conteúdo. Acho super interessante. Este assim mto pode ser aprofundado e muito. Rede, firewall, sistemas organização, comunicação, etc.
Agora, fico pensando nos negócios/empresas que podem utilizar esses serviços será que uma padaria ou uma loja bem pequena pode ser um cliente em potencial?

1 curtida

Obrigado pela matéria, me ajudou a tomar a decisão que vai mudar a minha vida!

1 curtida

Qualquer empresa pode (ou deveria) utilizar tecnologia para melhorar seus resultados, algumas possibilidades que consigo enxergar nestes dois exemplos que você citou:

Padaria / Loja pequena

  • Site para divulgar os produtos/serviços (wordpress ou outro CMS)
  • Grupo para clientes fazerem pedidos (Telegram/Signal);
  • Grupo para formar uma comunidade de clientes (Telegram/Signal);
  • E-mail corporativo para comunicação com fornecedores e parceiros de negócios (Horde/Zimbra/Nextcloud);
  • Uso de branding nas redes sociais para fidelizar clientes (Gimp/Inskcape).
  • Controle financeiro e de documentos (OnlyOffice Cloud/Alfresco);
  • Treinamentos para funcionários e lives com clientes (OBS Studio/Jitsi).

Fico muito feliz que o artigo tenha contribuído, espero saber mais sobre esse projeto quando for possível.

:vulcan_salute:

2 curtidas
  1. E tudo isso rodando em uma distro linux, isso é o mais interessante ;D
  2. Serviços web tipo Wordpress etc - o pessoal me recomenda o Ubuntu no Linode ou na Hostinger - não lembro qual plataforma/site/empresa.
  3. Pessoalmente, no desktop prefiro o Mint ou Debian para usar o Gimp/Inskcape/OBS Studio. Atualmente, existe o PenPoot que é a “versão figma escrita em go para você criar prototipos de tela, tem uma versão paga e gratuita na web” - nesse penpoot algumas pessoas que conheço fazem posts do instagram lá, tipo modelos de postagem.
1 curtida