Como Criar um fórum ou uma comunidade?

Uma das coisas mais legais da internet é poder compartilhar informação e ajuda mútua, entretanto se ainda existem barreiras e problemas como por exemplo custos, o mais óbvio dinheiro e tempo gastado não interagindo mas tornando possível interagir, e nos tempos que estamos vivendo claramente cresce a demanda por espaço online como forma contornar o distanciamento físico entre as pessoas, não podemos estudar ou se aglomerar em palestras. Isso me levou a ideia de criar um espaço onde eu pudesse interagir com pessoas sobre assuntos específicos aí que veio a complicação: como e por onde?

Antes de se questionar em como criar uma comunidade eu achava que era extremamente acessível criar uma ou algo do tipo, mas as opções disponíveis na internet de forma gratuita parece-me limitadas.

Temos plataformas gratuitas como: reddit, discord, medium, quora, que são péssimas em criar comunidades mais técnicas e de discussão prolongada mantendo a via de mão dupla da interação entre pessoas, eu percebi que essas plataformas são boas se você é o ator centralizador das discussões ou se as discussões se encerram de forma rápida.

Ai eu percebi que o mais adequado seria uma expécie de forum online, mas ao contrário do que achava é muito improvável que se encontre algum serviço totalmente gratuito e bom e é ai que eu preciso da ajuda para descobrir:
qual a melhor forma e mais barata de se criar um fórum online??

eu pesquisáveis várias aplicações:
mastodon que inclusive o diolinux é o único vídeo Br que explica sobre;
discourse que acredito esse fórum seja baseado nessa aplicação porque tem um tópico no fórum sobre;
esses de cima são “self-hosted” mas aparentam ser mais completos apesar de ter custo e necessitar conhecimento. oque leva outra questão: qual a melhor forma de hospedar, hardware pessoal? nuvem? eu precisaria saber lidar com código e HTML?

steam groups para gamers,
facebook grupos, inacessível de certa forma por ser dentro de uma rede social,
google groups que oferece recursos básicos e tem um péssimo design.
Esses 3 últimos são alternativas grátis semelhantes ao fórum mas com recursos básicos demais.

Eu também vi que daria pra fazer com wikis como o fandom ou miraheze já que são abertas e adicionando alguma forma de comentario forma de interação o’que torna tudo um pouco complexo.

Enfim eu gastei um bom tempo com isso e essa é minha experiência até agora, se você tiver sugestões ou puder me ajudar eu agradeço e estou aberto a conversa!

Isso depende, um hardware pessoal precisaria ser muito forte para atender a uma demanda como a do fórum. Acredito que a forma mais simples de fazer é aderir a um host por assinatura, como a HostGator ou outros do gênero.

Não sou especialista no assunto, mas tenho certeza que em algum momento você se deparará com alguma linguagem de programação, não apenas HTML. Afinal, este é um trabalho de desenvolvimento web, queira ou não.


Ademais, convido o @Dio para participar do tópico, visto que ele criou e gerencia esse fórum :slight_smile:

1 curtida

Oi pessoal! Bom, não existe realmente um jeito “certo” de fazer isso. Sobre o hardware, depende da quantidade de pessoas que vai acessar ao mesmo tempo, ou criar contas. Depende a tecnologia que você precisa usar, isso tudo influencia na hora de escolher onde hospedar.

Sobre lidar com código, atualmente existem muitas abstrações para quem quer criar um site ou fórum a ponto de praticamente não precisar codificar ou algo assim, a questão é que saber fazer isso vai te dar muito mais autonomia.

No nosso caso, usamos uma plataforma open source chamada Discourse, ela é responsável por grande parte do trabalho aqui no Diolinux Plus, porém, precisamos fazer todo o trabalho de tradução (ainda não completamente finalizado, mas em grande parte já pronto), além de fazer customizações visuais, e tudo isso foi feito usando códigos, não HTML necessariamente.

Enquanto os nosso site principal é na HostGator, este aqui é na Digital Ocean, pelo tipo de tecnologia que usamos, é mais fácil usar docker com um droplet de ubuntu server com discourse por lá no momento, e no server side é importante saber Linux para poder configurar as coisas.

Um exemplo simples que eu posso dar que saber Linux ajudou a economizar, foi que começamos com o servidor mais básico possível, para gastar o menos possível, por padrão o servidor tinha 2GB de SWAP e não existe uma interface lá no dashboard para trocar isso, então, manualmente a gente foi e mudou para 4GB, isso fez com que o nosso single core, 2GB de RAM, 4GB de swap, aguentasse os usuários do fórum por muito mais tempo.

Claro, até isso tem limite, e agora a gente está com um servidor mais parrudo. São mais de 500 mil visualizações de página por mês e os custos aumentam um pouco também.

Se você for fazer algo mais simples, com poucas pessoas, talvez (apenas talvez), uma plataforma pronta possa dar conta, até um grupo no telegram, um servidor no discord, no slack ou o que for.

6 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.