Uma das coisas mais legais da internet é poder compartilhar informação e ajuda mútua, entretanto se ainda existem barreiras e problemas como por exemplo custos, o mais óbvio dinheiro e tempo gastado não interagindo mas tornando possível interagir, e nos tempos que estamos vivendo claramente cresce a demanda por espaço online como forma contornar o distanciamento físico entre as pessoas, não podemos estudar ou se aglomerar em palestras. Isso me levou a ideia de criar um espaço onde eu pudesse interagir com pessoas sobre assuntos específicos aí que veio a complicação: como e por onde?
Antes de se questionar em como criar uma comunidade eu achava que era extremamente acessível criar uma ou algo do tipo, mas as opções disponíveis na internet de forma gratuita parece-me limitadas.
Temos plataformas gratuitas como: reddit, discord, medium, quora, que são péssimas em criar comunidades mais técnicas e de discussão prolongada mantendo a via de mão dupla da interação entre pessoas, eu percebi que essas plataformas são boas se você é o ator centralizador das discussões ou se as discussões se encerram de forma rápida.
Ai eu percebi que o mais adequado seria uma expécie de forum online, mas ao contrário do que achava é muito improvável que se encontre algum serviço totalmente gratuito e bom e é ai que eu preciso da ajuda para descobrir:
qual a melhor forma e mais barata de se criar um fórum online??
eu pesquisáveis várias aplicações:
mastodon que inclusive o diolinux é o único vídeo Br que explica sobre;
discourse que acredito esse fórum seja baseado nessa aplicação porque tem um tópico no fórum sobre;
esses de cima são “self-hosted” mas aparentam ser mais completos apesar de ter custo e necessitar conhecimento. oque leva outra questão: qual a melhor forma de hospedar, hardware pessoal? nuvem? eu precisaria saber lidar com código e HTML?
steam groups para gamers,
facebook grupos, inacessível de certa forma por ser dentro de uma rede social,
google groups que oferece recursos básicos e tem um péssimo design.
Esses 3 últimos são alternativas grátis semelhantes ao fórum mas com recursos básicos demais.
Eu também vi que daria pra fazer com wikis como o fandom ou miraheze já que são abertas e adicionando alguma forma de comentario forma de interação o’que torna tudo um pouco complexo.
Enfim eu gastei um bom tempo com isso e essa é minha experiência até agora, se você tiver sugestões ou puder me ajudar eu agradeço e estou aberto a conversa!