Como criar tema para o Debian? Quais ferramentas usar?

Olá pessoas!

Sou nova no mundo dev, gostaria de saber como desenvolver temas para o Debian, quais ferramentas, IDE e linguagens. As poucas coisas que consegui achar eram sobre criação de aplicativos, mas gostaria de saber mesmo como fazer uma mudança visual em uma distribuição, que no caso escolhi o debian, mas essa mudança precisa acompanhar as atualizações do sistema, então pensei que o tema seria a chave.

Toda sugestão é válida, obrigada desde já. :blush:

(Seria uma espécie de projeto social, com uma interface amigável a certo grupo)

2 curtidas

Olá @nini, tudo bem contigo?

Bem-vinda a nossa comunidade, o Debian por si é um sistema operacional e a menos que estejamos falando do concurso de criação dos wallpapers que eles promovem para cada lançamento, o trabalho de criação de temas está mais relacionado ao ambiente gráfico escolhido do que ao Debian em si.

Por exemplo, o Debian permite que você instale diversos ambientes gráficos como o GNOME, KDE, XFCE, BSPWM, Budgie e por aí vai. E a maioria desses ambientes precisa de temas específicos, muitas vezes usando bibliotecas e versões de linguagens totalmente diferentes.

Um dos métodos que você pode usar para estudar a criação de temas é dissecar a estrutura de projetos com boas notas em sites de customização.

Você tem algum ambiente gráfico em mente?

:vulcan_salute:

5 curtidas

Acho que encontrei uma luz aqui: Plasma/Create a Global Theme Package - KDE UserBase Wiki

Já posso me focar em achar algo aí para fazer, obrigada de verdade.

Minha intenção é criar um ambiente gráfico simplificado e acessível para ensinar um grupo social a utilizar computadores, com o ambiente poderei fazer as instalações e passar adiante o tema.

tom and jerry yes GIF

3 curtidas

Para o desenvolvimento de temas, poderá utilizar a ferramenta Oomox, disponível via Flatpak

Pagina do projeto abaixo…

Caso deseje criar um tema manualmente segue abaixo…

3 curtidas

Olá :vulcan_salute:

Isso vai depender a da interface e o compositor de janelas dela que você irá usar.

Como os links que o @eddiecsilva deixou você já irá encontrar diversos temos existentes de boa parte dos ambientes e compositores de janela para distros Linux.

Então, criar isso do zero a partir do Debian promete ser uma tarefa árdua, daí você poderia dar uma olhada em distros Linux já prontas que são baseadas no Debian. E, se o intuito é educar e não dar permissão para o usuário modificar coisas sensíveis do sistema, confira o Endless OS, que é baseado no Debian (Stable):

2 curtidas