Apenas o nome do arquivo o resto continua igual. No seu fstab precisa estar /swapfile none swap 0 0
Não pode ter essas aspas simples. Mais simples, edita o fstab com o nano sudo nano /etc/fstab
e onde tem /swap só complea o nome com file, pra ele ficar /swapfile. Usa CTRL + X pra fechar, confirma pra salvar a alteração no arquivo e pronto.
Agora eu sei por que não funcionou, eu estava editando no bloco de notas kkkkkkkkk
Agora sim, funcionou…
Tive que deletar e fazer tudo de novo…
E depois o fstab editado com o comando que o brunnometal disse…
Agora sim funcionou!!!
Muitíssimo obrigado a todos, o PeppermintOS e EU agradecemos!!!
Nota: Nunca use o bloco de notas para editar a swap.
Ainda bem que vc consertou antes de reiniciar o computador. Tentar iniciar com o ‘/etc/fstab’ errado ia te deixar em modo de manutenção.
Após modificação naquele arquivo, eu sempre uso mount -a
para testar se tudo funciona. Se houver mensagem de erro, corrija.
Pelo contrário, eu já tinha reiniciado pra depois fazer as mudanças.
Uma dúvida sincera, você realmente precisa desse swap?
Boa noite rapaz, alguns usuários no linux as vezes criticam a distro por não ter swap já configurado então eu fiz o certo, criei uma swap básica para o meu peppermintOS.
Alguns dizem que linux sem swap pode acarretar em problemas sérios no futuro e sendo assim me precavi já que eu amo demais esse sistema.
Essa é minha resposta sincera.
Nota: Tenho 3 sistemas na minha máquina, o LM já tem configurado de fábrica 2GB de swap e resolvi fazer o mesmo no peppermint, o windows 11 eu quase nem uso mais. O linux mint para jogos pesados steam, o peppermintOS para emuladores e o windows 11 para ser de cobaia de experimentos para a umbrella corp.
Entendo. Eu tenho 32 de ram aqui também, e nem no windows eu ativo swap, eu sou programador e não sofro por falta de ram. Mas cada caso é um caso.
Em breve rapaz montarei o ryzen 5600x com 64GB de ram, já tenho guardado 3 SSD de 500GB e mais 2 HDs de 2TB novos na gaveta das meias. Sem contar que na minha máquina atual DDR3 1600 tenho 2TB como backup e mais 2 SSDs onde está os meus sistemas. No meu ryzen não terá GPT na tabela de partições, todos ficaram como MBR
vc pode criar swap em arquivo: Criando swap em arquivo [Dica]
para ext4 e btrfs s passos diferentes. vc deve pesquisar na internet.
Ext4 é meu trevo de 4 folhas sempre.
Já resolvi rapaz, a galera me ajudou ontem, obrigado mesmo. Apesar que foi uma confusão atrás da outra kkkk fiz swap em arquivo “swapfile”.
Eu modificava no terminal, editava no /etc/fstab, reiniciava e o negócio não ia até descobrir que o problema era que eu tava editando no bloco de notas kkkk
Nota: Tenho 3 sistemas na minha máquina, o LM já tem configurado de fábrica 2GB de swap e resolvi fazer o mesmo no peppermint, o windows 11 eu quase nem uso mais. O linux mint para jogos pesados steam, o peppermintOS para emuladores e o windows 11 para ser de cobaia de experimentos para a umbrella corp.
Gostei do final em usar o Windows 11 como cobaia de experiementos
Senti a referência nesse final ai haha
@Rimana21 Como assim por consideração?
Ext4 também é obsoleto.
Quando o Ext4 foi lançado ele já era obsoleto, quando saiu o Ext4 já tinha o ZFS este já estava sendo adotado nos servidores.
Inclusive o Ext4 foi focado em obter mais desempenho que o seu antecessor porque em tecnologia ele não tinha nenhuma chance de competir com o ZFS, e quase o Linux foi abandonado nos servidores por oferecer o Ext4 como filesystem, o Linux só sobreviveu ate hoje nos servidores porque a Oracle decidiu assumir o desenvolvimento de um filesystem que tivesse os mesmos recursos que o ZFS, quase a obsolescência do Ext4 mato o Linux.
Obsoleto é uma palavra forte, creio que o sistema ainda ofereça vantagens significativas para usuários padrão.
Maduro talvez seja a melhor descrição, tal qual XFS.
A consideração foi indicada por vocês que me alertaram que se uma distro não possui swap pode talvez acarretar em problemas futuramente, o meu peppermintOS não tinha swap por padrão pois ele só estava usufruindo pela minha ram e hoje ele já conta com a swap de emergência, mesmo que ele não use que é certo disso acontecer pelo menos a swap foi feita, vocês me indicaram e eu fiz o certo e agradeço muito por isso. Lembre-se vocês são meus professores e eu sou o aluno.
Nunca falei mal do EXT4, se ele é obsoleto ou não aí já não é problema meu pois eu uso bastante, sou fã dele, gosto dele e tá me servindo muito, já que ele tem um limite máximo por arquivo de até 16TB enquanto que seu sucessor “btrfs” tem limite máximo de 16 EiB por arquivo. O ZFS e XFS com todo respeito, isso é tecnologia alienígena, isso está além de meros usuários XFCE que sou eu de entender.
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.