Como criar swap de 2GB no peppermintOS?

Apenas o nome do arquivo o resto continua igual. No seu fstab precisa estar /swapfile none swap 0 0

1 curtida

Não funcionou!!!

Não pode ter essas aspas simples. Mais simples, edita o fstab com o nano sudo nano /etc/fstab e onde tem /swap só complea o nome com file, pra ele ficar /swapfile. Usa CTRL + X pra fechar, confirma pra salvar a alteração no arquivo e pronto.

2 curtidas

Agora eu sei por que não funcionou, eu estava editando no bloco de notas kkkkkkkkk

Agora sim, funcionou…
Tive que deletar e fazer tudo de novo…

E depois o fstab editado com o comando que o brunnometal disse…

Agora sim funcionou!!!

1 curtida

Muitíssimo obrigado a todos, o PeppermintOS e EU agradecemos!!!

Nota: Nunca use o bloco de notas para editar a swap.

Ainda bem que vc consertou antes de reiniciar o computador. Tentar iniciar com o ‘/etc/fstab’ errado ia te deixar em modo de manutenção.

Após modificação naquele arquivo, eu sempre uso mount -a para testar se tudo funciona. Se houver mensagem de erro, corrija.

1 curtida

Pelo contrário, eu já tinha reiniciado pra depois fazer as mudanças.

Uma dúvida sincera, você realmente precisa desse swap?

Boa noite rapaz, alguns usuários no linux as vezes criticam a distro por não ter swap já configurado então eu fiz o certo, criei uma swap básica para o meu peppermintOS.
Alguns dizem que linux sem swap pode acarretar em problemas sérios no futuro e sendo assim me precavi já que eu amo demais esse sistema.
Essa é minha resposta sincera.

Nota: Tenho 3 sistemas na minha máquina, o LM já tem configurado de fábrica 2GB de swap e resolvi fazer o mesmo no peppermint, o windows 11 eu quase nem uso mais. O linux mint para jogos pesados steam, o peppermintOS para emuladores e o windows 11 para ser de cobaia de experimentos para a umbrella corp.

1 curtida

Entendo. Eu tenho 32 de ram aqui também, e nem no windows eu ativo swap, eu sou programador e não sofro por falta de ram. Mas cada caso é um caso.

2 curtidas

Em breve rapaz montarei o ryzen 5600x com 64GB de ram, já tenho guardado 3 SSD de 500GB e mais 2 HDs de 2TB novos na gaveta das meias. Sem contar que na minha máquina atual DDR3 1600 tenho 2TB como backup e mais 2 SSDs onde está os meus sistemas. No meu ryzen não terá GPT na tabela de partições, todos ficaram como MBR

vc pode criar swap em arquivo: Criando swap em arquivo [Dica]

para ext4 e btrfs s passos diferentes. vc deve pesquisar na internet.

1 curtida

Ext4 é meu trevo de 4 folhas sempre.
Já resolvi rapaz, a galera me ajudou ontem, obrigado mesmo. Apesar que foi uma confusão atrás da outra kkkk fiz swap em arquivo “swapfile”.
Eu modificava no terminal, editava no /etc/fstab, reiniciava e o negócio não ia até descobrir que o problema era que eu tava editando no bloco de notas kkkk

1 curtida

Nota: Tenho 3 sistemas na minha máquina, o LM já tem configurado de fábrica 2GB de swap e resolvi fazer o mesmo no peppermint, o windows 11 eu quase nem uso mais. O linux mint para jogos pesados steam, o peppermintOS para emuladores e o windows 11 para ser de cobaia de experimentos para a umbrella corp.

Gostei do final em usar o Windows 11 como cobaia de experiementos :rofl: :rofl:
Senti a referência nesse final ai haha

1 curtida

@Rimana21 Como assim por consideração?
Ext4 também é obsoleto.
Quando o Ext4 foi lançado ele já era obsoleto, quando saiu o Ext4 já tinha o ZFS este já estava sendo adotado nos servidores.
Inclusive o Ext4 foi focado em obter mais desempenho que o seu antecessor porque em tecnologia ele não tinha nenhuma chance de competir com o ZFS, e quase o Linux foi abandonado nos servidores por oferecer o Ext4 como filesystem, o Linux só sobreviveu ate hoje nos servidores porque a Oracle decidiu assumir o desenvolvimento de um filesystem que tivesse os mesmos recursos que o ZFS, quase a obsolescência do Ext4 mato o Linux.

1 curtida

Obsoleto é uma palavra forte, creio que o sistema ainda ofereça vantagens significativas para usuários padrão.

Maduro talvez seja a melhor descrição, tal qual XFS.

1 curtida

A consideração foi indicada por vocês que me alertaram que se uma distro não possui swap pode talvez acarretar em problemas futuramente, o meu peppermintOS não tinha swap por padrão pois ele só estava usufruindo pela minha ram e hoje ele já conta com a swap de emergência, mesmo que ele não use que é certo disso acontecer pelo menos a swap foi feita, vocês me indicaram e eu fiz o certo e agradeço muito por isso. Lembre-se vocês são meus professores e eu sou o aluno.

Nunca falei mal do EXT4, se ele é obsoleto ou não aí já não é problema meu pois eu uso bastante, sou fã dele, gosto dele e tá me servindo muito, já que ele tem um limite máximo por arquivo de até 16TB enquanto que seu sucessor “btrfs” tem limite máximo de 16 EiB por arquivo. O ZFS e XFS com todo respeito, isso é tecnologia alienígena, isso está além de meros usuários XFCE que sou eu de entender.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.