Como criar/montar uma iso do meu sistema

Olá, pessoal!

Eu gostaria de saber como eu posso criar uma iso do meu Windows personalizado utilizando (ou não) programas. Ademais, almejava alguma solução que funcionasse no Linux.

CONTEXTUALIZAÇÃO

Por exemplo, os computadores dos laboratórios de informática do IFPR são em sua maioria Windows e estão padronizados de tal modo que todos os computadores tem os mesmos programas, pastas, etc. Portanto, conversando com o meu professor, eu descobri que o suporte técnico, possivelmente, fez uma iso do sistema para economizar tempo. Reflita: pense só o TI ter que formatar máquina por máquina (mais de 100) do mesmo modo.

Por fim, antes de vir aqui, eu busquei por tutoriais no Youtube, contudo eu achei eles pouco explicativos e muito complicados.

1 curtida

Recomendo a utilização do ventoy:

2 curtidas

Já tentei diversas alternativas para criar discos de boot do Windows 10. O Ventoy, indicado pelo colega, foi a única que funcionou corretamente a partir de distros Linux. Super recomendo! No meu caso, usei a versão tradicional, sem GUI. :wink:

2 curtidas

@thespation e @KairanD, eu penso que nós estamos falando de coisas diferentes. Quando eu mencionei criar iso, eu pensei em pegar o meu sistema operacional com os programas que instalei e transformá-lo em uma iso caso eu precise formatar o meu PC.

Já no caso da resposta de vocês, eu entendi que estavam balando de boot: baixar a iso de um SO e aplicá-lo em um pen drive.

2 curtidas

Nesse caso, a ideia seria criar uma imagem do seu sistema, provavelmente não funcionará em outra máquina por conta dos drivers e ativação, porém é um ótimo backup para restauração, em caso de problemas mais contundentes.

Para tal fim, utilizo o Acronis True Image ou o Ghost, ambas ferramentas me trazem alto nível de satisfação.

2 curtidas

a solução que as empresas/faculdades/universidades/etc usam é o Windows ADK (imagino)

no seu caso vc pode usar só um DISM pra criar sua imagem mesmo, e substituir o .wim que vem numa .iso qualquer do Windows.

3 curtidas

@leoteodoro, vou testar a sua indicação e, qualquer coisa, caso dê certo, eu marco a sua resposta como solução! :+1:

2 curtidas