Como criar desktops com diferentes disposições de aplicativos para o Linux Mint Cinnamon?

INTRODUÇÃO: No Linux Mint Cinnamon, há a opção de alterar facilmente entre Áreas de Trabalho com o atalho Ctrl + Alt + Right/Left. Porém, a mudança é relativa aos aplicativos abertos, mantendo a mesma disposição dos atalhos e documentos na Área de Trabalho, aplicativos no painel, entre outros.

PERGUNTA: Há alguma possibilidade de fazer a mudança de Área de Trabalho com cada uma delas mantendo suas particularidades, como diferentes aplicativos em disposição no painel?

Obs: Pretendo testar o Kubuntu também. Porém, vejo que mesmo nele a mudança para diferentes ambientes de trabalho também é relativo aos aplicativos abertos (o que de fato faz sentido em um dado momento, porém, por enquanto, procuro áreas de trabalho distintas mesmo), com aquela função “Atividades” do Gnome Shell.

Não posso responder quanto ao Mint, mas o KDE permite isso com o recurso Atividades.

Ficam um nível acima das áreas de trabalho virtuais (ou seja, você por padrão tem só uma atividade com uma área de trabalho, daí pode criar outras atividades. Os aplicativos então tem dois “pontos de fixação”, a atividade e a área de trabalho). São alternadas com Meta+Q e Meta+Tab.

Com atividades diferentes, dá para ter painéis, wallpapers e (assim como áreas de trabalho) aplicativos diferentes.

1 curtida