Como criar atalhos para certos programas especiais em Linux Mint?

Oi, pessoal. Sou mais que iniciante, sou recém chegada do windows para Linux Mint. Alguns programas que uso, com Netlogo e Godot, eu só baixei e rodei um determinado arquivo.Não fiz instalação.O problema é que não sei como criar atalhos na barra de tarefas. Quando abro um deles, o ícone que aparece lá não é o do programa, mas de configuração de “lista de janelas agrupadas”, e quando clico em configurar, aparece algo sobre preferências de miniaplicativo.
Não entendi nada. O que é isso? Tem como fazer algum tipo de atalho para estes programas?

Atalhos no linux são arquivos terminados em “.desktop” localizados normalmente em /usr/share/applications/ ou /home/$USER/.local/share/applications/.

Para criar um atalho para arquivos randoms que você executa sem instalar você tem a opção de criar o respectivo arquivo .desktop manualmente ou usar aplicativos como o menu libre que facilitam o uso (o menulibre é a melhor opção para isso e funciona independente da interface que você usar, mas há outras opções)

O uso desses apps é o mesmo.

Você abre, seleciona uma categoria apropriada na lista, clica em novo, adiciona um nome, um icone e a parte mais importante é na parte que diz “comando” você coloca o comando de terminal que abre o aplicativo e depois salva. No cinnamon, por algum motivo, você precisa fazer logoff ou reiniciar a interface pelo painel para o icone aparecer no menu.

Depois de fazer isso você pode adiciona-lo a barra de tarefas como faria com qualquer outro app.

3 curtidas

Puxa, obrigada. Tenho muito q aprender ainda :slightly_smiling_face:
Uma outra dúvida. Não consegui conectar os arquivos que o programa abre ao programa em si. Ou seja, quando clico no documento .nlogo, que o netlog abre, não tem a opção de abrir com netlogo, e eu não descobri como fazer. Por isso, eu tenho q abrir o Netlogo primeiro, e, de dentro dele, procurar o arquivo que eu quero abrir. Muito chato isso.