Como criar atalhos de mouse no Gnome?

No painel de configurações do Gnome temos a sessão “Keyboard Shortcuts” onde podemos criar atalhos de teclado. Tentei criar novos atalhos utilizando os botões do mouse e não consegui. Alguém sabe como poderíamos criar atalhos utilizando os botões do mouse? Por exemplo, quando eu clicar no botão direito mais o botão esquerdo do mouse juntos eu quero que seja equivalente a apertar o botão “Super” do teclado. Isso tornaria o Gnome muito mais ágil e funcional.

Olá @shaba tudo beleza?

Acredito que isso aqui pode te ajudar.


:vulcan_salute:

Bacana @eddiecsilva. Achei essa aplicação incrível. Pretendo usar, assim que ela funcionar, pois por enquanto os gestos não estão sendo exibidos.

De qualquer forma, o que estou buscando é algo bem mais simples. Como o meu mouse não é como o do Dionatan, que tem vários botões, eu gostaria de criar um botão virtual no meu mouse para associar com a tecla “Super”, como eu dei o exemplo, clicar no botão direito mais o botão esquerdo do mouse juntos eu quero que seja equivalente a apertar o botão “Super” do teclado.

Imagino que seja possível incluir alguma configuração no arquivo de configurações do Xorg.

Quando eu usava GNU/Linux na década de 90, os mouses costumavam ter apenas dois botões… na época havia a opção de emular o terceiro botão pressionando os dois botões juntos. Então, o que preciso descobrir é como informar ao sistema que clicar nos dois botões juntos equivale a pressionar o botão “Super”.

Pesquisando

https://www.vivaolinux.com.br/dica/Configurando-mouses-com-5-botoes-e-rodinha-no-X

http://cweiske.de/howto/xmodmap/allinone.html

https://wiki.archlinux.org/index.php/Xmodmap

https://www.linuxquestions.org/questions/linux-hardware-18/emulate-3-buttons-logitech-ps-2-wheel-mouse-128920/

https://wiki.archlinux.org/index.php/Mouse_buttons

https://help.ubuntu.com/community/MouseCustomizations

Tá usando wayland?

Sim. Eu tinha imaginado que poderia ser algum problema com o Wayland.

Vi que há como inserir alguns parâmetros na aba “Advanced”, inclusive já haviam dois parâmetros inseridos quando eu abri a aplicação:

wwayland-pointer:17 / Timeout profile: unchanged
xwayland-relative-pointer:17 / Timeout profile: unchanged

Bom, pensei em tentar arrumar isso depois.

Independente do aplicativo, no momento estou focado em criar/emular o botão “Super” no mouse simples de 5 botões (1: esquerdo, 2: rodinha apertada, 3: direito, 4: rodinha para baixo, 5: rodinha para cima) para ter uma solução simples, rápida e genérica. :smile:

Sugestão para a galera do Gnome: mudar a sessão “Keyboard Shortcuts” para apenas “Shortcuts” com a inclusão dos botões do mouse. Imagina, poderíamos criar muitos outros atalhos de forma rápida e simples. :grin:

É, o Wayland não suporta esse tipo de coisa by desing