Como criar atalhos de desktop para ARQUIVOS

Olá.

Já resolvi a questão dos atalhos de desktop para APPS com a resposta do @ian.

Mas como criá-los para ARQUIVOS (mp4, pdf, etc)?

No Mint, por exemplo, se eu não estou enganado, você clica com o btn direito do mouse no desktop e o menu de contexto te dá a opção “Criar novo lançador” para configurar um atalho com um caminho para o seu executável/binário.

No Ubuntu 24.04, nesse mesmo menu de contexto, há uma opção para criar atalho DE TECLADO não de desktop clicável.

No novo Ubuntu não há essa funcionalidade?

Carlos

Aperte Ctrl + Shift, clique no arquivo, arraste-o e solte.

Wmassis, não deu certo.

Você manteve as 2 teclas pressionadas, enquanto clicava e arrastava o mouse para o lado?
Aparece este símbolo, indicando que será criado um atalho:

Depois, basta soltar o botão do mouse e o atalho (link) é criado:

2 curtidas

Olá. No meu caso, ele arrasta copiando o arquivo e não criando o link. Esse é o ponto. Como o seu OS também é o Ubuntu, pode ser alguma configuração que você fez e eu não?

Estranho. Não fiz nenhuma configuração no Ubuntu 24.04. É o comportamento padrão dele.

As teclas do seu teclado estão funcionando perfeitamente, certo?

O comando para criar link simbólico é ln com o parâmetro -s, “$ ln -s ‘arquivo’ ‘nome’”.

Teclas Ok.

Ok, @aguamole . Link criado.

link_criado

Bem fácil. Obrigado. Mas, se houvesse um jeito de arrastar e soltar seria interessante. Agora, eu queria entender pq o do @wmassis funciona e o meu não.

De fato, isso é bem curioso. E, quando descobrir porque não está funcionando, volte para relatar.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.