Como criar a própria distribuição linux?

Gostaria de criar a minha própria distribuição linux. Colocar meus temas, meu pack de programas. Da para criar uma distro .deb e usar o dnf? ou basear ela no Ubuntu?

3 curtidas

O Cubic é uma ferramenta interessante, mas nesse caso o ideal seria você deixar bem claro que é uma remasterização do Ubuntu algo como o Dio fez:

https://www.diolinux.com.br/2012/06/diolinux-os.html?m=1

3 curtidas

Também gostava de criar uma distro baseada em Ubuntu, mas provavelmente com KDE :slightly_smiling_face:

3 curtidas

Acho que a sua ideia é criar uma remaster, não? Criar uma distro em si, do zero, é muito trabalhoso e não faz sentido criar para uso pessoal.

Tudo o que você disse: “Colocar meus temas, meu pack de programas.” pode ser feito usando a iso mini do Ubuntu. Depois, é só usar um desses programas, como o pessoal citou ai em cima, para criar a iso.

Minha opinião: não faz muito sentido querer criar uma distribuição só por causa de perfumaria (temas, ícones etc) e programas. É só usar uma distribuição que venha mais limpa. Tem a iso mini do Ubuntu, que vem até sem o xorg; o Arch, o Gentoo/Funtoo. Existem outras distribuições que te possibilitam uma iso mais enxuta, como o Manjaro, e outras que tem uma opção de instalação personalizada, como o Mageia.

4 curtidas

Acredito que faz sentido quando você quer usar sua distro já toda configurada e com os programas que costuma usar em um pendrive em máquinas de terceiros, ou até mesmo para uma nova instalação em outro PC sem a necessidade de ter que instalar todos os programas e configurações novamente.z