Tenho um Notebook com o WIndows 7 que não inicia. Quero copiar os arquivos dele para um pendrive para poder formatar ou arrumar.
Usando o caso acima como exemplo no Windows:
Eu uso HashCheck Shell Extension (HashCheck Shell Extension) para criar um arquivo MD5 com o hash de todos os arquivos das pastas.
Copio os arquivos para o pendrive.
Clico no arquivo MD5 para ele mostrar se todos os arquivos passaram sem erro.
(mesmo assim eu sei que alguns arquivos/pastas o programa pula e não copia o hash)
O objetivo é copiar os arquivos do HD para o Pendrive tendo certeza que copiou tudo e sem erro. Como já perdi arquivos. Eu sou meio apreensivo sobre backups.
No Linux eu achei programas que verifica arquivo por arquivo. (tem alguns comandos, mas não são tão simples e não tem resultado esperado)
Tem o Quick Hash GUi (https://www.quickhash-gui.org/), mas é limitado. Se tiver arquivo igual ele cria só um hash e se tem pasta, arquivo protegido ele não enxerga e nem dá erro. (não informa)
Fiz alguns testes usando gerenciadores de arquivo diferentes, (só o Dolphin mostra a quantidade de arquivos e pastas mais exatas)
Baixe a iso do ubuntu em seu pendrive, em seguida, instale e siga o passo a passo:
Ligue o PC
Entre na BIOS (Geralmente F2), Se lembre de desabilitar o secure boot.
Selecione seu pendrive como primeiro na ordem de boot
Caso o pendrive tenha espaço, copie logo todo o disco pro pendrive pelo Nautilus, Caso não, copie os programas mais importantes e a pasta do seu usuário.
Copie para uma parte importante do pendrive (como dowloads) para não esquecer onde guardou.
Guarda bem o pendrive, pra não esquecer.
Crie um pendrive bootável de uma distro Linux de sua prefêrencia (Não pode ser Windows. Como você tá num fórum de linux eu não deixo😡[bricadeira ae])
[Recomendo distros leves e faceis de usar, já que você é iniciante, te recomendo Mint XFCE.
Verifique se os arquivos mais importantes estão no pendrive (IMPORTANTE)
Instale o Sistema apagando tudo, deixa no automático.
Use seu Mint XFCE e coloque seus arquivos no seu sistema, Verifique se tem seus apps pra linux e use seu sistema!
OBS: Se você, na hora de criar o pendrive bootável no rufus (ou qualquer app de criar pendrive bootável), NÃO o coloque como persistente, porque, assim os arquivos que você salvar, após você reiniciar vão ser perdidos.
Como no seu caso vc já tem o pendrive bootável, tranquilo, faz o passo-a-passo e me fala(se der certo coloca que meu comentário deu certo)
Vc vai precisar copiar pasta por pasta manualmente, Ok?
A parte de copiar os arquivos é tranquila pra mim. O problema é ter certeza que todos os arquivos foram copiados e sem erros.
Vocês quando copiam vários arquivos e pastas. Só dão um ctrl+c e ctrl+v e pronto?
Eu geralmente no windows:
Crio um arquivo md5 com todos os arquivos.
Copio os arquivos do PC1 para o pendrive.
Executo o arquivo md5 no pendrive. (para ter certeza que foram copiados sem erros)
Copio os arquivos do pendrive para o PC2
E executo o arquivo md5 no PC2. (para ter certeza que foram copiados sem erros)
Já teve situações de o md5 acusar arquivo faltando ou com o checksum diferente.
Eu copiei os arquivos usando o grsync com a opção de usar checksum, mas ele não mostra os números ou copia para algum arquivo para verificar depois.
(demorou umas 2 horas para 8GB de arquivos passando para o pendrive).
Acho que é muito improvável que isso aconteça se o pendrive couber os arquivos e se o pendrive não for configurado para resetar os arquivos salvos após o reboot, mas para ter certeza mesmo que tudo foi copiado seria necessário um segundo pendrive