Como copiar arquivos do HD para um PENDRIVE sem erros?

Oi!

Eu preciso copiar arquivos de um HD NTFS (Windows 7) para um PENDRIVE usando o Live Lubuntu LXQT. (pode ser outra distro Live caso precise)

Como vocês fazem isso sem erros e tendo certeza que copiou tudo?

Lista de possíveis erros de arquivos/pastas:

• Arquivos/pastas escondidos/invisíveis
  • Protegidos
  • Corrompidos
  • Links simbólicos (tentei copiar arquivos do windows para o linux e deu esse erro).
  • Caracteres estranhos ou de outro idioma (no windows o arquivo fica ???.txt)
  • Caracteres acentuados (já aconteceu a algum tempo atrás eu tentando mexer com um gentoo de não copiar os arquivos acentuados e eu perder arquivos)
  • Mais algum que não lembro no momento

Estou tentando aprender/me acomodar num Manjaro XFCE/Zorin XFCE ou PopOS com Rust
(sou iniciante no Linux e iniciante/intermediário no Windows).

Copia sua /home pro seu pendrive(verifica não é de persistencia não sei o nome)
Coloca a /home na pasta dowloads, os apps vc vê dps e instala

Opa!
Não entendi direito. (desculpa)

Tenho um Notebook com o WIndows 7 que não inicia. Quero copiar os arquivos dele para um pendrive para poder formatar ou arrumar.

Usando o caso acima como exemplo no Windows:

• Eu uso HashCheck Shell Extension (HashCheck Shell Extension) para criar um arquivo MD5 com o hash de todos os arquivos das pastas.

• Copio os arquivos para o pendrive.

• Clico no arquivo MD5 para ele mostrar se todos os arquivos passaram sem erro.

(mesmo assim eu sei que alguns arquivos/pastas o programa pula e não copia o hash)

O objetivo é copiar os arquivos do HD para o Pendrive tendo certeza que copiou tudo e sem erro. Como já perdi arquivos. Eu sou meio apreensivo sobre backups.

No Linux eu achei programas que verifica arquivo por arquivo. (tem alguns comandos, mas não são tão simples e não tem resultado esperado)

Tem o Quick Hash GUi (https://www.quickhash-gui.org/), mas é limitado. Se tiver arquivo igual ele cria só um hash e se tem pasta, arquivo protegido ele não enxerga e nem dá erro. (não informa)

Fiz alguns testes usando gerenciadores de arquivo diferentes, (só o Dolphin mostra a quantidade de arquivos e pastas mais exatas)

Opa! Desculpa ai! Eu expliquei mal mesmo, desculpa,Tem outra forma melhor,Quer que eu explique?

Pode explicar! Valeu!

Baixe a iso do ubuntu em seu pendrive, em seguida, instale e siga o passo a passo:

1. Ligue o PC
  2. Entre na BIOS (Geralmente F2), Se lembre de desabilitar o secure boot.
  3. Selecione seu pendrive como primeiro na ordem de boot
  4. Caso o pendrive tenha espaço, copie logo todo o disco pro pendrive pelo Nautilus, Caso não, copie os programas mais importantes e a pasta do seu usuário.
  5. Copie para uma parte importante do pendrive (como dowloads) para não esquecer onde guardou.
  6. Guarda bem o pendrive, pra não esquecer.
  7. Crie um pendrive bootável de uma distro Linux de sua prefêrencia (Não pode ser Windows. Como você tá num fórum de linux eu não deixo😡[bricadeira ae])
    [Recomendo distros leves e faceis de usar, já que você é iniciante, te recomendo Mint XFCE.
  8. Verifique se os arquivos mais importantes estão no pendrive (IMPORTANTE)
  9. Instale o Sistema apagando tudo, deixa no automático.
  10. Use seu Mint XFCE e coloque seus arquivos no seu sistema, Verifique se tem seus apps pra linux e use seu sistema!

OBS: Se você, na hora de criar o pendrive bootável no rufus (ou qualquer app de criar pendrive bootável), NÃO o coloque como persistente, porque, assim os arquivos que você salvar, após você reiniciar vão ser perdidos.

Como no seu caso vc já tem o pendrive bootável, tranquilo, faz o passo-a-passo e me fala(se der certo coloca que meu comentário deu certo)
Vc vai precisar copiar pasta por pasta manualmente, Ok?

-takashi

Aqui a gente não fala isso nem de brincadeira. :wink: Todos os sistemas são bem-vindos aqui.

:vulcan_salute:

1 curtida

Cara se você estiver usando FAT no pendrive vai dar certo mesmo não, esses FAT são um dinossauro.

Oi!

A parte de copiar os arquivos é tranquila pra mim. O problema é ter certeza que todos os arquivos foram copiados e sem erros.

Vocês quando copiam vários arquivos e pastas. Só dão um ctrl+c e ctrl+v e pronto?

Eu geralmente no windows:
Crio um arquivo md5 com todos os arquivos.
Copio os arquivos do PC1 para o pendrive.
Executo o arquivo md5 no pendrive. (para ter certeza que foram copiados sem erros)
Copio os arquivos do pendrive para o PC2
E executo o arquivo md5 no PC2. (para ter certeza que foram copiados sem erros)

Já teve situações de o md5 acusar arquivo faltando ou com o checksum diferente.

Eu copiei os arquivos usando o grsync com a opção de usar checksum, mas ele não mostra os números ou copia para algum arquivo para verificar depois.
(demorou umas 2 horas para 8GB de arquivos passando para o pendrive).

Obrigado pelas respostas!

Acho que é muito improvável que isso aconteça se o pendrive couber os arquivos e se o pendrive não for configurado para resetar os arquivos salvos após o reboot, mas para ter certeza mesmo que tudo foi copiado seria necessário um segundo pendrive