Como converter uma VDI (máquina virtual) para um pendrive bootável

Esses dias eu estava querendo pegar uma máquina virtual, que tenho no VirtualBox, e jogar diretamente no pendrive que tenho de 32gb. Poderia usar dois pendrives (uma com a iso do sistema e outro para instalar), mas teria muito trabalho, visto que já tenho um VDI da forma que quero.

Pesquisando na internet, reparei que há diversas formas de fazer:

• Criar uma imagem com o Acronis, Rescuezilla/Clonezilla, Gnome Disks
    • Essa forma daria mais trabalho, precisaria jogar a imagem em um HD intermediário (Sistema → HD intermediário → Pendrive).
    • Clonar o HD seria o mais rápido, mas precisa ter o mesmo tamanho (não conseguiria criar uma imagem de um HD de 120gb e jogar em um pendrive menor - mesmo o sistema ocupando menos que os 32gb - por exemplo).
  • Outra forma é já instalar diretamente no pendrive configurado no VirtualBox, mas foge do cenário que já tenho a VM pronta.
  • Por último, das formas que achei interessante citar, existem outras maneiras, converter diretamente o arquivo .vdi para .img e poder gravar diretamente no pendrive.

Utilizei uma máquina com Windows 11 para fazer, mas acredito que não seja muito diferente para qualquer distribuição Linux.

Com a máquina virtual pronta e desligada, precisaremos do endereço dela:

Nesse exemplo: “D:\William\MaquinaVirtual\ArchPendrive\ArchPendrive.vdi”

No Windows, o VirtualBox está na pasta “C:\Program Files\Oracle\VirtualBox”. Precisamos acessar essa pasta, pelo prompt de comando ou powershell, para dar a instrução de conversão:

cd C:\Program Files\Oracle\VirtualBox

Vou passar o comando que usei, mas precisa ser adaptado para o seu caso, respeitando o endereço correto:

.\VBoxManage.exe clonemedium disk D:\William\MaquinaVirtual\ArchPendrive\ArchPendrive.vdi D:\William\MaquinaVirtual\ArchPendrive\ArchPendrive.img --format raw

O comando mais limpo é:

.\VBoxManage.exe clonemedium disk Letra:\Pasta\arquivo.vdi Letra:\Pasta\arquivo.img --format raw

O processo demora um pouco para sair de 0%, a saída fica parecida com:

PS C:\Program Files\Oracle\VirtualBox> .\VBoxManage.exe clonemedium disk D:\William\MaquinaVirtual\ArchPendrive\ArchPendrive.vdi D:\William\MaquinaVirtual\ArchPendrive\ArchPendrive.img --format raw
0%...10%...20%...30%...40%...50%...60%...70%...80%...90%...100%
Clone medium created in format 'raw'. UUID: 9ac1e-0b6-436-bb4-424852d4b33

Note que mesmo não ocupando tudo, a imagem fica com o tamanho total configurado para ser a capacidade da unidade:

Com o arquivo .img, basta usar um aplicativo para jogar no pendrive. Testei como Balena Etcher e Rufus, ambos funcionaram, mas não testei se o Ventoy consegue usar:

Após gravado, iniciei o notebook pelo usb e lá estava o sistema da minha VM:

A grande vantagem que vi é já aproveitar uma VM funcional, a remanejando para um dispositivo móvel, já estando atualizada e permanente, no sentido de guardar as mudanças, diferentemente de uma distro usada em modo live.

Caso alguém tenha o mesmo interesse, possa reproduzir em uma distro e postar abaixo, será muito bem vindo. Será bem interessante ter os comandos equivalentes.

7 curtidas

Ao menos o comando

existe na versão Linux.

VBoxManage clonemedium <uuid | source-medium> <uuid | target-medium> [disk | dvd | floppy] [--existing] [--format= VDI | VMDK | VHD | RAW | other]
      [--variant=Standard|Fixed|Split2G|Stream|ESX...]

E talvez, a parte da Gravação, possa ser feita usando o Gnome Disks ou mesmo o dd.

1 curtida