Olá pessoal tudo bem?
Tenho um PC gamer com processador Intel e GPU AMD, tudo de 2017. A GPU é uma RX 580 8Gb ASUS. Aliás meu setup Intel é todo ASUS!
Recentemente eu saí do Windows e fui para o Linux Kubuntu 24.04. Não preciso nem dizer que o desempenho do meu setup de 2017 é outro. Muito melhor que o apresentado no Windows (10/11). Contudo estou observando uma coisa aqui que tem me chamado a atenção.
No Windows eu uso o Software Adrenalin para gerenciar minha GPU e nele estava configurado uma curva das fans. Minha GPU sempre funcionou mais silenciosamente lá, mesmo em uso. Ocorre que no Linux, quando a GPU está sendo exigida as ventoinhas sobem a rotação para mais de 2000 RPM e noto que faz mais barulho. A temperatura da GPU, em uso, fica dentro do normal para essa placa. Oscilando entre 59° - 70°.
No caso a minha AMD só é muito usada quando estou utilizando um visualizador de Second Life, por exemplo. No mais a temperatura fica na casa dos 30° - 39°. E a velocidade das ventoinhas ficam entre 1400 -1800 RPM, não passa disso. Normalmente fica em 30° e 1600 RPM.
O aumento do ruído das fans, por conta da velocidade elevada, quando a GPU está sendo usada, confesso, tem me chamado a atenção. Pois, no Windows eu não me recordo disso ser tão frequente com a placa em uso. Inclusive no visualizador de Second Life no Windows, a GPU tem momentos em que, dependendo do que esteja sendo exibido na tela, as ventoinhas reduzem a velocidade. E só aumenta quando houver necessidade.
Bem, no Windows eu tenho o software AMD Adrenalin para gerenciar e monitorar o funcionamento da GPU. Mas, no Linux eu não achei nada além de um Widget de monitoramento dos recursos da máquina, tal como CPU e GPU.
Estou usando a resolução de tela em 1080p a 60Hz (1920x1080). A tela em questão é uma TV Panassonic Viera 32pol. Nela a resolução detectada como a “ideal”, tanto no Windows como no Linux é 720p. Mas como minha GPU pega 1080p e essa opção está disponível. É a que eu estou usando aqui, tanto Windows como Linux.
Depois desse longo relato as minhas perguntas são:
- Existe alguma aplicação que eu possa controlar / monitorar / gerenciar minha GPU AMD?
- Existe alguma outra coisa, comando / local de configuração em que eu possa definir uma curva de fan, por exemplo?
- Esse funcionamento da minha GPU quando em uso, não no tocante a temperatura, mas no aumento da velocidade das ventoinhas e, consequentemente do ruído. Está dentro do esperado ou devo me atentar a algo mais?
Estou fazendo esta longa postagem, pois eu sai do Windows e fui pro Linux, não só por conta do meu setup que é de 2017 e o Linux funciona muito melhor. Mas, porque aplicações que usam OpenGL, como os visualizadores de Second Life por exemplo, estavam apresentando um desempenho péssimo no Windows, em vista do que o Linux me proporciona ter. Não vou negar a vocês, no meu caso eu tinha duas saídas.
- Trocar minha GPU por uma Nvidia, equivalente ou mais nova que minha AMD. O que meu bolso não tem me permitido fazer. GPUs, mesmo não tão atuais estão bem caras atualmente. Isso é um fato.
- Sair do Windows e ir pro Linux que, além de performar muito melhor no meu Intel de 2017. As GPUs AMD tem funcionado muito melhor que no Windows. Principalmente na questão do OpenGL.
Então, financeiramente falando, no momento foi mais fácil pra mim comprar um SSD e instalar o Linux. Ocorre que meu setup não tem “estepe”, ou seja não tem vídeo integrado. De modo que preciso de uma GPU pra usar a máquina. E, também, não tenho GPU reserva. O outro PC daqui, que dei pra minha esposa, é um AMD Ryzen 3 com uma IGPU Vega 3.
Bom por hora é isso. Gratidão aos que lerem e responderem.