Como controlar a curva da ventilação da GPU AMD no Linux?

Olá pessoal tudo bem?

Tenho um PC gamer com processador Intel e GPU AMD, tudo de 2017. A GPU é uma RX 580 8Gb ASUS. Aliás meu setup Intel é todo ASUS! :grin:

Recentemente eu saí do Windows e fui para o Linux Kubuntu 24.04. Não preciso nem dizer que o desempenho do meu setup de 2017 é outro. Muito melhor que o apresentado no Windows (10/11). Contudo estou observando uma coisa aqui que tem me chamado a atenção.

No Windows eu uso o Software Adrenalin para gerenciar minha GPU e nele estava configurado uma curva das fans. Minha GPU sempre funcionou mais silenciosamente lá, mesmo em uso. Ocorre que no Linux, quando a GPU está sendo exigida as ventoinhas sobem a rotação para mais de 2000 RPM e noto que faz mais barulho. A temperatura da GPU, em uso, fica dentro do normal para essa placa. Oscilando entre 59° - 70°.

No caso a minha AMD só é muito usada quando estou utilizando um visualizador de Second Life, por exemplo. No mais a temperatura fica na casa dos 30° - 39°. E a velocidade das ventoinhas ficam entre 1400 -1800 RPM, não passa disso. Normalmente fica em 30° e 1600 RPM.

O aumento do ruído das fans, por conta da velocidade elevada, quando a GPU está sendo usada, confesso, tem me chamado a atenção. Pois, no Windows eu não me recordo disso ser tão frequente com a placa em uso. Inclusive no visualizador de Second Life no Windows, a GPU tem momentos em que, dependendo do que esteja sendo exibido na tela, as ventoinhas reduzem a velocidade. E só aumenta quando houver necessidade.

Bem, no Windows eu tenho o software AMD Adrenalin para gerenciar e monitorar o funcionamento da GPU. Mas, no Linux eu não achei nada além de um Widget de monitoramento dos recursos da máquina, tal como CPU e GPU.

Estou usando a resolução de tela em 1080p a 60Hz (1920x1080). A tela em questão é uma TV Panassonic Viera 32pol. Nela a resolução detectada como a “ideal”, tanto no Windows como no Linux é 720p. Mas como minha GPU pega 1080p e essa opção está disponível. É a que eu estou usando aqui, tanto Windows como Linux.

Depois desse longo relato as minhas perguntas são:

  1. Existe alguma aplicação que eu possa controlar / monitorar / gerenciar minha GPU AMD?
  2. Existe alguma outra coisa, comando / local de configuração em que eu possa definir uma curva de fan, por exemplo?
  3. Esse funcionamento da minha GPU quando em uso, não no tocante a temperatura, mas no aumento da velocidade das ventoinhas e, consequentemente do ruído. Está dentro do esperado ou devo me atentar a algo mais?

Estou fazendo esta longa postagem, pois eu sai do Windows e fui pro Linux, não só por conta do meu setup que é de 2017 e o Linux funciona muito melhor. Mas, porque aplicações que usam OpenGL, como os visualizadores de Second Life por exemplo, estavam apresentando um desempenho péssimo no Windows, em vista do que o Linux me proporciona ter. Não vou negar a vocês, no meu caso eu tinha duas saídas.

  1. Trocar minha GPU por uma Nvidia, equivalente ou mais nova que minha AMD. O que meu bolso não tem me permitido fazer. GPUs, mesmo não tão atuais estão bem caras atualmente. Isso é um fato.
  2. Sair do Windows e ir pro Linux que, além de performar muito melhor no meu Intel de 2017. As GPUs AMD tem funcionado muito melhor que no Windows. Principalmente na questão do OpenGL.

Então, financeiramente falando, no momento foi mais fácil pra mim comprar um SSD e instalar o Linux. Ocorre que meu setup não tem “estepe”, ou seja não tem vídeo integrado. De modo que preciso de uma GPU pra usar a máquina. E, também, não tenho GPU reserva. O outro PC daqui, que dei pra minha esposa, é um AMD Ryzen 3 com uma IGPU Vega 3.

Bom por hora é isso. Gratidão aos que lerem e responderem. :pray:t2:

Eu uso o corectrl

Corectrl - está nos repos do Arch, Fedora e Ubuntu 24+ repo Universe.
LACT - esta no disponivel via AUR para Arch, repo .deb de para Debian 12 ou ubuntu 24+ e copr para Fedora. Tenho uma RX580 também, mas nao lembro de me incomodar co barulho, posso verificar depois.

Estou usando o Kubuntu 24.04 e além de notar um ruído mais perceptível quando da GPU está em uso mais intenso. Noto que, no gabinete, região onde encontra-se a GPU, fica um “bolsão de calor”. Ao ponto de “esquentar” o vidro lateral. Não sei se isso é normal. Quando não estou exigindo demais dela o funcionamento é normal e fica como o mostrado na imagem abaixo:

As vezes a temperatura está menor do que isso. Sim, logo bem cedo, fica entorno de 28° com a ventilação operando em 1500RPM. Mas o normal de um dia comum de uso é o mostrado ai na imagem. Interessante salientar que, logo após o uso mais intenso, a temperatura cai “rapidamente” e a velocidade da ventilação também.

Eu desconhecia o Corectrl, vou experimentá-lo. Se puderem me orientar como usá-lo eu agradeço.

Atualmente, confesso a vocês, sinto como se tivesse estressando mais minha GPU AMD no Linux, do que sentia ocorrer no Windows (mesmo o 11). Não sei se isso é por conta do software Adrenalin e a curva das fans. Então estou me precavendo de que esteja tudo normal por aqui.

Não quero ter surpresas futuras com minha GPU, que é guerreira. E, muito boa ainda para um usuário como eu, que pro uso feito, no Linux está me atendendo muito bem.

Desde já gratidão aos que tem me respondido.

Então, só pra atualizar, ando atento com o funcionamento da GPU no Linux pois ela anda bem mais ruidosa do que no Windows. Assim que abro um visualizador do Second Life por exemplo, entro nele e espero carregar as coisas, a temperatura começa a subir. Até que numa velocidade ok. A, minha preocupação nem é no tocante a temperatura atingida em uso, mas e elevação demasiada da velocidade das fans, Elas aumentam a velocidade rápido demais, o que deixa as coisas aqui mais ruidosas. Outra coisa que notei é que, à medida em que uso, gera um bolsão de calor demasiado na região onde está a placa. Ao ponto de “esquentar” o vidro lateral do gabinete.

Olhem essa captura que fiz com a placa em uso mais intenso:

A velocidade das ventoinhas vão a quase 3000RPM e ficam nessa casa de 2400-2450 RPM por um bom tempo. Se eu minimizo a aplicação, usada, ela reduz a velocidade, mas não muito. Cai para uns 2200 - 2100RPM, por ai. A temperatura nem está me incomodando, mas a maneira como as ventoinhas estão trabalhando sim. A sensação que tenho é que, das duas uma:

  1. A temperatura da placa, quando mais exigida, está subindo tão rápido que o sistema da GPU trata logo de aumentar a velocidade das fans.
  2. A ausência de um controle maior sobre a GPU e a curva de ventilação está fazendo as ventoinhas trabalharem rápidas demais quando a placa é exigida.

No Windows essa GPU também eleva a velocidade das fans, mas não fica o tempo todo em que está em uso em rotações tão altas. Por isso minha preocupação.

Não teste ainda o Corectrl. Se puderem me orientar sobre a maneira correta de instalá-lo e usá-lo fico muito grato.

O processo de instalação do corectrl é semelhante a instalação de qualquer outro aplicativo. Há diversas formas de fazer de acordo com a distribuição que você usa e sua preferência sobre o modo de empacotamento.

O jeito mais simples (e o que eu recomendo) é pelo repositório oficial da sua distribuição. Se ela tiver uma “Loja” você pode procurar por lá e clicar “instalar”. Se preferir instalar via linha de comando, precisa descobrir o nome do pacote (seria corectrl?) e usar o comando de instalação da sua distribuição. Outra maneira é usar em formato flatpak, que pode estar disponível tanto na “loja” quanto instalação clicando no link do flathub, ou manualmente via linha de comando.

Vale ver algum vídeo específico sobre “como instalar programas na distribuição XXX” e ver/ler alguem dando uma aula específica, afinal de contas o jeito que o Linux funciona é diferente do Windows, e pra isso vc precisa aprender de algum jeito.

1 curtida

Então eu instalei o Corectrl direto do discover. Eu queria saber como usá-lo corretamente. :slight_smile:

Eu gostei demais dele pois se assemelha ao que tenho no Adrenalin. Será que fiz certo? Vejam ai:

Obrigado!

1 curtida

Bom eu vi que a aplicação de controle fica com um ícone perto do relógio, depois de executada. Mas hoje, após ligar o sistema não vi mais este ícone. Sei que a ventilação da ventoinha segue funcionando. Mas não sei se a aplicação está em execução. Hoje não usei nada tão pesado em termos gráficos.

Está certo isso?

O programa é uma interface com o driver. Isso quer dizer que quando vc seleciona uma curva de ventilação e aplica ela, a curva passa a ficar no driver. Se você fechar o programa, a curva vai continuar lá configurada.

Porém se você reiniciar o computador, vai voltar a curva padrão que está no firmware da placa, que me parece ser a “barulhenta”. Iniciando novamente o programa e aplicando o perfil que você criou, deve voltar a ficar silencioso.

Se a placa ficou silenciosa mesmo após reiniciar o computador e não iniciar o corectrl, então é estranho… Mas talvez seja possível caso o “Global Profile” fique salvo na memória da placa… Eu sempre crio perfis adicionais para aplicar mudanças, talvez aplicando direto no perfil global resolva até “cair a energia” e desligar completamente a alimentação do computador. É notavel que as fontes de alimentação continuem a manter uma certa alimentação mesmo “desligadas”.

Para fazer o teste, desligue o computador, daí desligue da tomada, aguarde 1 minuto, ligue novamente e veja se a placa volta ao padrão “barulhento”.

Quando ativei o Corectrl a placa ficou menos ruidosa. A temperatura passou a ficar na casa dos 35° - 40° em uso moderado e a velocidade das ventoinhas ficando na casa dos 1400 RPM. O que achei até bom.

Contudo ao iniciar o sistema noto que as ventoinhas da GPU estão mais ruidosas. Rodando na casa dos 1600 RPM. Por isso perguntei se está certo, se o Corectrl está ficando ativo e se tenho que fazer algo mais?

Se abro o gerenciador as coisas voltam ao patamar citado mais acima.