Eu sempre fico de olho nesses lançamentos nacionais, pra ver se quem o fez é programador ou tem boas ideias, para convidar para colaborar comigo.
Só o Big Linux e o Regata OS trazem diferenciais, como eu. De resto é a famosa ReFiSeFuQui: trocam wallpaper, ícones e os programas padrão de uma distro base.
Problema é que 99% dos refisifuqueiros não são programadores, nem mesmo sabem o básico de shell script. No geral, chegam com a proposta de: olhem que legal que eu criei, algum programador quer colaborar e tornar a ideia interessante?
E digo mais: no geral, o que divulgam é basicamente isso:
Não tem uma proposta minimamente atraente, que possa atrair e fidelizar um grupo de usuários.
EU mesmo passei por isso, com o TigerOS sendo um Debian, depois um Xubuntu mais limpo, sem o excesso de programas de suas bases. Basicamente servia pra já entregar a meus clientes, uma instalação clean, para que instalasse o que desejasse posteriormente.
Só em 2020, quando o Natanael entrou como programador, que ideias anteriores que eu tinha, puderam ser implementadas, junto a ideias maravilhosas da parte dele.