Como continuar utilizando um Chromebook que chegou ao fim do suporte Google

Abri esse tópico pra que com a ajuda de vocês eu possa fazer o melhor uso possível do meu Chromebook agora que ele perdeu o suporte a atualizações pelo Google.

A 6 meses atrás eu recebi a notificação do sistema informando que meu suporte acabaria em junho/2020 e aqui estamos, pena que comprei esse Chromebook usado ano passado e não chegou nem a um ano de uso, mas o hardware esta perfeito e sinceramente não vejo motivo para descarta-lo, meu último notebook, um acer aspire 1410 bem antigo, usei ele com Lubuntu até 2019, na verdade ainda hoje ele está funcionando, coloquei o Kodi nele e liguei na TV, se o hardware ainda funciona e existem opções linux compatíveis, não tenho motivo pra descartar o computador, mas aí chegamos no grande problema do Chromebook, apesar de ser baseado em Linux, é uma arquitetura fechada, por padrão ele não permite que eu plugue um pendrive por exemplo e instale outra distro nele, então me veio a mente algumas opções e gostaria de discuti-las com a comunidade do fórum e tentar chegar a uma solução.

Opção 1: Usar o Chromebook mesmo sem suporte, até quando for viável :grimacing:;

Opção 2: Instalar uma distro Linux nele e ser feliz :grin:;

Opção 3: Aceitar o fim do ciclo e comprar outro computador :roll_eyes:;

Modelo do Chromebook: Positivo CH1190, 2gb de ram, 16gb eMMc de disco, arquitetura ARM Rockchip.

Meu objetivo de utilização desse computador é apenas internet, só preciso que ele rode o Chrome e fique atualizado mais nada.

Desde já agradeço.

tem alguns sites na internet mostrando como desbloquear o chromebook para instalar alguma distro: Guide To Flash SeaBIOS, Custom Firmware, On Chromebook • TechVorm
atenç~ao na arquitetura, alguns chromebooks s~ao arm

1 curtida

Tenho mesmo problema. O Meu é um Samsung da primeira geração.
6 Anos de uso. EXCELENTE!!! sempre recorro à ele quando perco o sono e quero ficar na cama, zapeando a net.
Minhas filhas usam para faculdade.
Vou ficar com ele mesmo. Uso básico é Internet e Documentos/Apresentações.
E isso ainda funciona bem.
Já tentei comprar outro, mas dar 2K ou mais em um chromebook não enche meus olhos.

Interessante essa opção, essa seria uma das melhores escolhas, pois permite instalar qualquer outra distro normalmente, porém não tem suporte pro meu modelo de chromebook, por ser acredito esse o único modelo nacional, vai ser difícil achar algum firmware personalizado para ele.

Eu também não queria gastar um valor absurdo em outro novo e depois dessa não compro mais usado também, sabendo desse tempo de suporte relativamente curto de suporte. Você continua conseguindo utilizar as suas extensões no navegador ou elas deixaram de funcionar por falta de suporte? meu uso no computador depende 100% do chrome e extensões.

Não, tá tudo funcionando perfeitamente.
Os programas, as extensões, tudo.
Sinto que ficou um pouco mais lento e obviamente a bateria já não dura as 11 horas do começo, mas ainda assim aguenta o dia todo (com internet e textos básicos). Umas 5 horas de uso, mais ou menos.

Pelo visto com arquitetura ARM eu perco as melhores opções pra instalar um linux nele, não posso alterar a bios, nem utilizar o GalliumOS, existe ainda uma última opção que seria rodar linux usando o crouton, porém precisa ativar o modo desenvolvedor, que desabilita uma parte importante de segurança do sistema. Com base nisso cheguei a conclusão que utiliza-lo após o fim do suporte do jeito que está não vai comprometer a usabilidade nem a segurança nos próximos 12 meses, então dou por encerrado esse tópico e vou ficar atento para que na minha próxima aquisição, seja um com arquitetura Intel de preferência e observar com bastante atenção a data do fim do suporte. Agradeço a todos que me ajudaram a tomar a decisão mais acertada.

1 curtida

Apesar de já ter finalizado o tópico passei aqui para acrescentar apenas que mesmo com a msg de fim de suporte, recebi uma atualização hoje, é bem estranho pois já tinha recebido o aviso que não receberia mais atualizações.

https://medium.com/pensamentos-rasos/como-instalar-qualquer-distro-linux-em-um-chromebook-9f00719b7484

Pode tentar chroot+debootstrap

Infelizmente como minha arquitetura é ARM, não achei nenhuma dessas bios com suporte pra ela, só pra Intel.

Veja bem, nunca instalei uma distro ARM, mas, já vi gente que o fez. Veja isso:

https://www.linux-arm.info/index.php/chromebook

Provavelmente seja possível instalar um Debian ARM, mas, não tenho experiência em hardwares dessa arquitetura.

1 curtida