Como configurar Wine/PlayOnLinux para executar algum X .exe fora da lista?

Olá,

Depois das dicas desse Tópico que criei a alguns dias atrás comecei a utilizar o Linux.

Estou utilizando o Manjaro KDE 18.1.5, até que gostei dele (tirando algumas coisas que eu gostaria de desinstalar sem matar o sistema completo, mas isso é para outra hora xD).

Tive que trocar do Win 7 para o Linux por conta de alguns pacotes de frameworks de desenvolvimento que eu utilizo estavam vindo desatualizados.

Até ai tudo bem, só que a ferramenta que mais utilizo e já tenho muitos arquivos criados com o mesmo além da experiência que já tenho nela não funciona no Linux.

Eu tenho uma Key faz tempo do Adobe Animate CC (Antigo Adobe Flash), no qual eu utilizo muito este programa, como o Script do Adobe Creative Cloud NÃO está funcionando faz tempo no Wine/PlayOnLinux então tive que partir para um método diferente e baixei o Adobe Animate CC de forma não “legal” kkk no qual é apenas o instalador dele direto sem precisar passar pela Creative Cloud.

Tentei executar e configurar (já que não existe uma pré-definida) ele no Wine/PlayOnLinux mas consegui apenas aparecer a tela inicial de instalação em branco, então pensei que podia ser alguma configuração ou que esqueci de selecionar ou que não deveria marcar, etc…

Tentei mudar de Softwares, já utilizei o InkScape e Krita, na verdade comecei com eles dois e depois mudei para o Animate CC pois o que eu fazia nos dois consigo fazer em apenas um e na metade do tempo, já verifiquei outros como SynFig, GIMP mas se eu fosse ficar utilizando eles dois, teria que ficar sempre abrindo dois programas ao mesmo tempo, além de duplicar o tempo que eu gasto para fazer algo.

Como vocês fazem as configurações da maioria dos .exe que estão fora da lista?

Infelizmente caso eu não consiga executar ele no Wine/PlayOnLinux, vou ter voltar para o Windows 7 e “tentar” forçar a baixar os frameworks atualizados. E dualboot não daria certo, pois se o arquivo que eu estiver utilizando precisar de apenas uma ou outra modificação simples, ter que ficar reiniciando o note toda hora apenas para isso… fica complicado.

Você pode ir em Configurações > Componentes (permite, bem, instalar componentes, apesar do PlayOnLinux ser antigo e muitos deles não funcionarem mais) ou Miscelânea > Abrir um shell (que permite usar o terminal e por exemplo, usar Winetricks [pode ser instalado por apt install winetricks]).

No entanto, não há guias específicas para o Animate CC 2019. O que eu achei para o Photoshop CC 2019 foi:

  • Fazer o negócio de abrir o shell
  • Usar o comando winetricks fontsmooth=rgb gdiplus vcrun2008 vcrun2010 vcrun2012 vcrun2013 vcrun2015 atmlib msxml3 msxml6 gdiplus corefonts < Instalar pré-requisitos
  • Instalar o Photoshop Animate no seu caso. Se não der certo, pede um PC com Windows emprestado e instala no pendrive. Pode até usar o instalador original.
  • Cruzar os dedos para pegar. Se tiver usado o Instalador original e ele pedir pra logar na Creative Cloud, faz wine iexplore, vá para o site da creative cloud e faça login.

Se você já estabeleceu contatos com Jack Sparrow, não vejo muito motivo para não utilizar o Flash CS6, que já tem relatos de que funciona perfeitamente.

Fiz algo parecido como você mencionou, modificando algumas coisas mas aparece o aviso de que o executável só funciona com o Windows 10, então irei tentar configurar como que consiga executar e caso não funcione, tentarei com uma versão anterior.

Se você já estabeleceu contatos com Jack Sparrow, não vejo muito motivo para não utilizar o Flash CS6, que já tem relatos de que funciona perfeitamente.

Infelizmente, alguns arquivos criados em versões posteriores não funcionam corretamente em versões antigas.

Somente para questão de informação, o comando para instalar o winetricks no Manjaro só é diferente na questão do gerenciador de pacotes, no caso você só precisaria trocar o apt pelo pamac.

pamac install winetricks

Saudações.

2 curtidas