Como configurar Webcam no Linux

Já tentei de tudo: baixei diversos softwares (incluindo OBS Studio e Guvcview) e não consigo levar as configurações da minha webcam pra fora do software onde fiz isso. Por ex: por padrão, por alguma razão, minha webcam tem uma exposição de luz estouradíssima e um lag que nem Jesus na causa, pelo menos usando Linux (Zorin Os Core) já que usei essa mesma webcam no Windows e não tinha esse problema. Parece ter alguma coisa a ver com a “saída da câmera”, que deveria estar em MJPG (pelo menos essa é uma opção que dá certo nos programas que usei), enfim, até consigo configurar nesses softwares do jeito que deveria estar, mas não consigo levar essas configurações para fora deles. Nos navegadores por exemplo, não aparece mais mais de uma opção para câmera. No Windows, eu costumava escolher o programa onde fiz a alteração pra o mesmo passar a exibir a imagem daquele programa em site especifico. Já pesquisei muito na internet sobre isso e nada dá certo, nem mesmo os tutorais do Diolinux. Preciso de ajuda :confused:

Olá @OSunBoy, tudo bem contigo?

O primeiro passo é você falar qual o modelo da câmera para que a comunidade possa tentar ajudar de forma objetiva.

:vulcan_salute:

É uma webcam da China, acho que nem tem marca. No sistema ela aparece como Z3. A qualidade não é lá essas coisas mas pra minha necessidades me atende muito bem.

Saber mais detalhes é a única forma de não ficar dando chutes aleatórios. Utilize as informações do tópico sobre como fornecer boas informações para enviar os dados sobre o hardware.

O terminal informa “Sonix ZZ3”. Negocio meio estranho. Achei ela na Amazon: https://www.amazon.com.br/microfone-privacidade-streaming-desktop-rotativo/dp/B0881KW1VP/ref=asc_df_B0881KW1VP/?tag=googleshopp00-20&linkCode=df0&hvadid=379720664788&hvpos=&hvnetw=g&hvrand=501542138285087826&hvpone=&hvptwo=&hvqmt=&hvdev=c&hvdvcmdl=&hvlocint=&hvlocphy=1031880&hvtargid=pla-908106804600&th=1

Diz que a marca é Multitrust, mas eu não tenho certeza.

Olá, blza?

No OBS Studio, abra as configurações da câmera e printe a tela de como estão os parâmetros.

Captura de tela de 2022-12-18 10-13-32

As configurações do OBS está padrão, e já o suficiente pra eu utilizar a webcam de maneira decente (dentro dele pelo menos).

Certo.
Então no OBS ela funciona normal como deseja e fora dele não funciona normal?
Importante sempre verificar o formato de vídeo que pode ser o m-jpeg ou o YV12 que são os mais simples e funcionais.

Outra coisa que pode verificar nas configurações é o auto exposure e exposure priority, essas funções podem sobrecarregar o processador da webcam caso seu ambiente não esteja iluminado com uma quantidade boa de luz. As vezes é melhor ajustar manualmente o nível de exposure manualmente nesse caso e tirar a prioridade de processamento exposure.

Outra coisa também nas configurações em geral que pode fazer é definir manualmente a resolução que de fato deseja usar para também poder limitar o framerate. Quando fica com muito lag e arrastada é porque não esta conseguindo enviar com fluidez. Então 1080p 30 parece que é o limite dela, mas talvez ela trabalhe melhor em 720p em modo real (chipset genérico de baixo custo faz upscaling interno pra chegar ao 1080p e por isso fica no limite e às vezes lentona).

Acontece que todas essas configurações e ajustes estão no OBS, e sim, eu não consigo fazer outros programas rodarem usando as minhas predefinições no OBS (ou qualquer outro software). Você citou a questão do formato de vídeo. Eu acho que isso é o grande causador disso tudo. No OBS ou no Guvcview eu consigo colocar pra M-JPEG (como mostrei nos prints que anexei) mas caso eu coloque como YUYV, YV12, RGB3 ou GBR3 a imagem fica do jeito que eu mencionei. A única forma dela ficar normal é com M-JPEG. Penso que o sistema roda um desses formatos que deixa lagado por padrão (YUYV, YV12 e outros) e até agora não consigo arrumar formas de resolver isso.

Usar o recurso de câmera virtual do OBS não seria uma saída? Ao menos por enquanto?

3 curtidas

Olha, de primeira funcionou sim, mas depois de mais ou menos 1min. a imagem simplesmente trava. O OBS continua funcionando normalmente, o sistema também, mas a imagem fica congelada até que eu saia e inicie a câmera virtual novamente (e depois congela de novo). Baixei o OBS em flatpak, vou tentar baixar ele empacotado de outras formas pra vê se resolve.

Só tem ele em flatpak :clown_face:

Do site oficial do OBS: Download | OBS

sudo add-apt-repository ppa:obsproject/obs-studio
sudo apt update
sudo apt install ffmpeg obs-studio

Obrigado, mas depois de muito tentar eu consegui fazer o OBS que já estava instalado funcionar normalmente, depois descobri que tem em snap também e tals. Obrigado pela colaboração pessoal :slight_smile:

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.