Como configurar uma impressora no virtual box usando tanto o windows quanto o linux

Oi por favor necessito da orientação de vocês amigos do fórum eu preciso configurar uma impressora epson em duas maquinas virtuais uma com Windows instalado e outra com uma distribuição linux instalada.

Observações: minha distribuição linux é o linux mint 19.03 e o sistema operacional windows 10 mas eu gostaria de utilizar esse recurso em outras distribuições anteriores e atuais

o mesmo vale para o windows quero utilizar esse recurso em versões atuais e anteriores do sistema.

Modelo da impressora xp 241
Obrigado pela atenção.

Por favor, informe melhor o que pretende fazer. Seria uma impressora em rede ou através de porta física USB?

Você pode utilizar a primeira opção que deverá atender aos cenários, compartilhe-a no PC que está instalada e ela será acessível por rede.

A Epson XP 241 é uma impressora wireless, o que facilita ainda mais essa implementação que deseja, basta que ligue-a ao seu roteador e instale tanto no Windows como no Linux como uma impressora de rede. Se as VMs estiverem em modo bridge, será acessível pelos sistemas instalados lá.

No caso minha intenção seria configurar uma a impressora via usb.

Na minha resposta anterior tem duas opções que você pode seguir. Particularmente acharia muito melhor a segunda, conectando a impressora direto no roteador, livraria a necessidade de ter um PC ativo para compartilhar e ampliaria a gama de aparelhos com acesso a ela.

Oi pelo que eu entendi você sugeriu na mensagem que eu configura se a impressora em modo wifi na maquina real e depois a compartilha se entre as maquinas virtuais configurando uma rede entre a maquina física e as virtuais correto peço por favor que me corrija se cometi algum erro de entendimento.

Por favor se possível me oriente como faço essa configuração entre a maquina real e as virtuais se não souber como fazer fico agradecido do mesmo jeito pela orientação obrigado.

É um procedimento bem simples, acredite. Pelo que cita, você já tem as VMs prontas e em operação, o primeiro ponto então como já citei, é definir as configurações da VM em modo bridge, para que toda a rede se enxergue:

Próximo passo, conectar a impressora ao roteador, você pode tentar seguir esse guia abaixo. A ativação da função WPS varia de roteador para roteador, e você deverá desativa-la após concluir a configuração, já que a mesma representa um problema de segurança em redes wireless.

Em seguida, adiciona-la com impressora de rede no Windows:

Por fim, no Linux:

Testa ai, em caso de dúvida, informe. :+1:t4:

Obrigado vou seguir a explicação depois posto uma resposta.