Sempre que instalo ArchLinux na VirtualBox, e vou configurar o teclado, tenho que configurar não só o /etc/vconsole.conf
para KEYMAP=br-abnt2
. Mas também rodar
localectl set-x11-keymap --no-convert br
Esse último eu rodo porque o mapeamento de teclas do x11 fica vazio quando eu só sigo o primeiro passo. E então o meu teclado fica como se fosse inglês.
Antes de rodar o comando, o output de localectl status
fica algo assim:
System Locale: LANG=pt_BR.UTF-8
VC Keymap: br-abnt2
X11 Layout: none
Porém, não encontrei como configurar isso no Artix via OpenRC. E não encontrei o arquivo que guarda essa configuração.
Minha pergunta é: como faço isso?
1 curtida
O arquivo que guarda essa configuração é o /etc/conf.d/keymaps
(conforme a wiki do Gentoo, que é a fonte “original” de documentação para o OpenRC).
Substitua o valor entre aspas na linha que começa com keymap=
para o valor que tem em VC keymap
na saída do localectl status
, no caso:
# Use keymap to specify the default console keymap. There is a complete tree
# of keymaps in /usr/share/keymaps to choose from.
keymap="br-abnt2"
Para configurar no X11, use o comando setxkbmap
no .xinitrc
ou crie um arquivo xorg.conf.
1 curtida
Nunca utilizei o Artix, mas provavelmente a configuração deve ser igual ao Gentoo.
No Gentoo crie um arquivo em /etc/conf.d/
echo ‘keymap=“br-abnt2”’ > /etc/conf.d/keymaps
No X11 criar um arquivo de configuração em /etc/X11/xorg.conf.d
emacs /etc/X11/xorg.conf.d/10-keyboard.conf
Section “InputClass”
Identifier “keyboard-all”
Driver “evdev”
Option “XkbLayout” “br”
Option “XkbVariant” “abnt2”
Option “XkbOptions” “grp:shift_toggle,grp_led:scroll”
MatchIsKeyboard “on”
EndSection
Para o grub eu adiciono keymap=br-a em /etc/default/grub.
1 curtida
Segui todos os passos, mas ainda assim não funciona 
Quando rodei esse comando sem argumentos recebi um warn. Estou configurando o sistema com wayland.
tripoway, qual DE ou TWM vc está usado?
No Wayland a configuração vai depender de qual compositor está utilizando, no Weston se não me engano a configuração é feita no weston.ini. Sabendo o compositor basta olhar a documentação do mesmo que fica fácil configurar.
Estou usando o KDE com Kwin. Onde eu acho a documentação pra ele?
Minha virtualbox deu problema depois do update de ontem e estou resolvendo ainda.
Virtualbox voltou a funcionar agora. Fui olhar minha VM de Arch pra ter ideias, e notei que o localectl
adiciona um XKBLAYOUT=br
no /etc/vconsole.conf
quando eu rodo pra mudar o X11 Layout. Adicionei isso no meu Artix, mas sem sucesso.
Também encontrei um serviço chamado keymaps
na instalação. Ativei ele, pensando que isso impedia o sistema de ler as configuraçãoes de keymap. Mas não funcionou também.
Instalei aqui em uma VM para testar, bastou segui os passos que te passei antes para o Xorg e Wayland, modifiquei o arquivo vconsole.conf também pois lendo os pdfs que o Artix possui em sua instalação, fala para configurar os keymaps no vconsole.conf. Abaixo segue algumas imagens com as configurações.
Finalmente funcionou! Obrigado.
Eu estava seguindo só o manual de instalação por linha de comando mas agora foi.
1 curtida
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.