Olá, pessoal!
Sou iniciante no mundo Linux e estou usando o Zorin OS 18.1 Core. Meu hardware é um Samsung Book com dois SSDs: um de 256GB (onde o sistema está instalado) e um de 500GB que pretendo usar exclusivamente para aplicativos pesados e jogos.
Minha dúvida é: como posso configurar o sistema para que, ao instalar novos aplicativos (principalmente via Flatpak/Flathub), os dados e o app sejam armazenados automaticamente nesse SSD de 500GB, poupando espaço no meu SSD principal?
Gostaria de saber qual a forma mais estável de fazer isso sem quebrar a inicialização do sistema ou causar problemas na tela de login.
Informações do meu sistema nas imagens abaixo.
Já tentei algumas configurações via terminal e no app “Discos”, mas tive problemas com o tema da tela de login ficando cinza/genérico ao reiniciar, com isso reinstalei novamente o Zorin do zero. Gostaria de um passo a passo seguro para configurar o ponto de montagem e a integração com o Flatpak.
Agradeço desde já a ajuda de todos!
Outra solução é você deixar o sistema no seu ssd principal e deixar o /home no outro ssd maior. Aí quando você precisar reinstalar o sistema por algum problema ou até mesmo atualizar para uma versão mais nova, seus arquivos ficam todos salvos como um backup, o /home você não formata na hora de fazer o particionamento na instalação. Nesse caso, você pode instalar os flatpaks com a flag --user e vai ficar salvo no seu /home dentro do segundo disco.
Segundo o Chat GPT:
Para configurar o Flatpak para instalar aplicativos em outro disco, você basicamente precisa criar uma nova instalação (installation) apontando para um diretório no disco desejado.
Vou te guiar passo a passo ![]()
1. Escolher o diretório no outro disco
Suponha que seu outro disco esteja montado em:
/mnt/HD2
Crie um diretório para o Flatpak:
sudo mkdir -p /mnt/HD2/flatpak
E ajuste as permissões (importante):
sudo chown -R $USER:$USER /mnt/HD2/flatpak
2. Criar uma nova instalação do Flatpak
O Flatpak usa arquivos de configuração em:
/etc/flatpak/installations.d/
Crie um arquivo, por exemplo:
sudo nano /etc/flatpak/installations.d/extra.conf
Conteúdo:
[Installation "extra"]
Path=/mnt/HD2/flatpak
DisplayName=Flatpak no HD2
StorageType=harddisk
3. Usar a nova instalação
Agora você pode instalar apps nesse disco usando:
flatpak install --installation=extra flathub org.mozilla.firefox
4. Adicionar repositório (se necessário)
Se der erro dizendo que não há repositórios:
flatpak remote-add --installation=extra flathub https://flathub.org/repo/flathub.flatpakrepo
5. Verificar instalações
Para ver todas:
flatpak installations
6. Tornar padrão (opcional)
O Flatpak não muda automaticamente o padrão global, mas você pode:
- Criar alias:
alias flatpak-extra="flatpak --installation=extra"
- Ou sempre usar
--installation=extra
Dicas importantes
- O disco deve estar montado sempre no mesmo caminho (use
/etc/fstabse necessário) - Evite usar NTFS — prefira ext4 (melhor compatibilidade)
- Apps instalados em outra instalação não aparecem automaticamente como “system” padrão, mas funcionam normalmente
Entendi parcialmente. Sou muito novo nesse mundo, estou entrando agora e aprendendo à mexer.
Digamos que, o ideal e menos complexo seria fazer o que o Diolinux explica nesse vídeo: https://youtu.be/QS3TaFr7B7I?si=JA9oyYlz68kYCz1G
Certo?
É isso aí mesmo, só que essa é uma interface do linux Mint gravada há 7 anos. A interface que você vai ver é mais parecida com essa (https://youtu.be/A3ITAH-ZLDo), mas o conceito de particionamento é exatamente o mesmo.
Não deu pra perceber pelo print se os dois discos são nvme. Eu usaria e uso o nvme como principal pro sistema, pois é bem mais rápido que ssd sata comum e o computador liga mais rápido.
Eu não vejo diferença no tempo de boot entre ssd e nvme