Como configurar o teclado no ZorinOs

Aproveitando o topico, estou com um teclado da microsoft onde a interrogacao eh ao lado do shift. Ja testei varios tipos de teclado na configuracao do zorin os 16, mas nenhum reconhece a interrogacao no botao certo. Alguma dica de qual colocar?

Olá @Macedo1987 tudo bem contigo?

Se você informar o modelo do teclado e talvez até postar uma foto dele, vai ajudar os membros da comunidade a te darem respostas mais objetivas.

:vulcan_salute:

Olá, muito obrigado pela ajuda!

Este é o modelo do teclado no formato Abnt2.

Segui esse passo a passo e funciona, porém quando reinicio o notebook para de funcionar de novo.

setxkbmap -model pc105 -layout br -variant abnt2

nano ~/.config/autostart/setxkbmap.desktop

[Desktop Entry]
Type=Application
Exec=setxkbmap -model pc105 -layout br -variant abnt2
Hidden=false
NoDisplay=false
X-GNOME-Autostart-enabled=true
Name[pt_BR]=Teclado
Name=Teclado

se não me engano os teclado da microsoft segue o layout US, lembro que usava um no PC e o layout tinha que mudar pra US ou America Latina pra teclas baterem com a digitação.

1 curtida

Digite no terminal:
sudo dpkg-reconfigure keyboard-configuration
selecione “Portuguese (Brazil)” e pressione enter; depois, selecione “Portuguese”.
caso não funcione tente o layout que o @Subaru citou ou até mesmo o "Portuguese - Nativo for US keyboards…

Testei esses e não deu certo. O americano quase ficou perfeito, mas a tecla de interrogação e alguns acentos ficaram distintos

Tem o layout UK, ou Europeu. Vai testando todos os layout ate bater com o modelo do teclado.

Mas eu acho que o UK vai

Mude pare

Inglês (Mali, EUA, Internacional)

E veja se funciona

1 curtida

Testando e nenhum da certo

Testei e nada. A botão de interrogação ficou desconfigurado

Em vez fé configurar por um arquivo desktop, já tentou pelo ambiente?

O erro ocorre no ambiente ou no console?