Como configurar o som no Linux Mint 21?

Prezados, tudo bem? Eu atualizei o Linux Mint de 20.X para 21. O que aconteceu? Uma série de problemas, mas estou resolvendo aos poucos. Ex. erro no som (não resolvido), wifi (resolvido com tutorial em inglês), permissão de leitura e escrita no USB-pen-drive (não resolvido). Neste tópico queria conselho sobre o som. Eu ativo o som conforme o print de tela por interface gráfica. O que acontece? Ao reinicializar, o sistema não mantém configuração. Eu uso um PC com duas caixinhas alimentadas por USB e cabo igual ao de fone de ouvido. Por que ele não mantém? O que faço é sempre que quiser usar o som, é clicar nas configurações e escolher “Line Out”. Ele não grava minha opção por interface gráfica. Como procedo e sem piorar o que tenho? Ou seja, o som funciona, mas é preciso ativar as configurações sempre. Eu agradeço qualquer opinião. Grato.

1 curtida

Testou essa solução?

1 curtida

Olá! Meu nobre. Eu vi o artigo, mas achei complexo para iniciante (uso Linux há 8 meses mais ou menos) e jargão da área de informática. Tenso. Esperarei ver se alguém sabe algo em português. Obrigado por responder. Fique em paz. Abraços.

Ola @Rhaniery_Nunes . Vamos tentar o tutorial que o @marcos635 indicou, parece promissor :grinning: .

Poderia Rodar esse comando e postar o que aparece?

pactl list short sinks

Olá! Tudo bem. Agradeço por ajudar. Segue print da tela do comando citado. Eu posso demorar um pouco para responder, mas eu sempre respondo. Obrigado mais uma vez. Abs.
Captura de tela de 2023-08-16 11-57-19

1 curtida

Legal! Nessa hora era pra aparecer as suas caixas de som, que por algum motivo não apareceram. Verifique se as caixas estao conectadas, era pra aparecer nessa lista a saida de áudio como na imagem abaixo

A seta vermelha aponta para o meu HeadSet USB, que no seu caso deveria aparecer as suas caixas de som.

Olá! Obrigado por responder. O som funciona, citado na inicial do tópico, se clicar em “Line Out”, mas não aparece o que o Sr. postou em figura. O Linux Mint 21 inicia, dá barulho de som, é cortado e só volta a funcionar se fizer manualmente na parte gráfica. Ele não grava as configurações de parte gráfica. O que seria? Há comandos para deixar em default (padrão)? As caixinhas têm alimentação por USB, mas saída de áudio igual ao cabo de fone de ouvido. São dois cabos e uso PC - Belmicro. Fico no aguardo. Grato.

Bom, talvez você esteja usando pulseaudio. Poderia me mandar a saída do seguinte comando?

pactl info | grep "Server Name"

Olá! Grato por me ajudar. Segue a tela em print do comando citado. Esperei e não apareceu mais nada. Estranho. Fico no aguardo. Grato.
Captura de tela de 2023-08-17 14-46-07

Olá! Tudo bem? A marca da caixa de som é WPC - Caixa de Som - W 400. Importado por Belmicro. Serve a informação para ajudar a entender? Estou à disposição. Grato.

Caramba, essa é nova! Era pra ter algum retorno desse comando :sweat_smile: Vamos lá, me mande o retorno desse comando por favor.

pactl info

Caso não tenha um retorno, vou chutar que o problema é esse. A minha recomendação é que você instale o pipewire. O pipewire é como se fosse um driver de áudio.

Para instalar o pipewire, siga este tutorial aqui. Está em português.

Olá! O comando acima deu resposta. Segue em print da tela. Fico no aguardo. Grato.
Captura de tela de 2023-08-18 09-30-37

Bom, você está usando pulseaudio. Eu recomendo o pipewire, ele oferece uma qualidade melhor no som. Pode seguir aquele tutorial que talvez depois de instalar o pipewire resolva seu problema. Depois que instalar me mande um print com o mesmo comando pactl info pra ver se está tudo certo. Se estiver, vai estar como no print abaixo:

image

Olá! Obrigado por responder. Pois é… Eu sou iniciante em Linux e não trabalho na área de TI. Sem abusar da sua boa vontade e se puder… É possível dar o passo a passo em português? Eu uso o computador para estudar - pdf e videoaula - para concurso. Tenho receio de fazer coisa errada e não saber voltar com o som. Caso não dê, sem problema, eu deixo o “post” aberto para alguém ajudar, mas eu agradeço sua participação. Obrigado e fique em paz do bom Deus. Abraços.

Aqui vai um tutorial em português Como instalar o PipeWire no Ubuntu Linux. Certamente vai conseguir por ele. A chance de ficar sem áudio após uma modificação existe, porém acho que não vai acontecer, eu troquei para o pipewire algumas vezes e particularmente nunca enfrentei problemas.

Olá! Obrigado por responder e pelo tutorial. Eu farei o seguinte: deixarei o post aberto para alguém que saiba operar pulseaudio. Se não tiver sucesso, eu tento o pipewire, pois como dito não sou da área de informática. Tenho receio de errar e piorar o tenho. Eu agradeço sua ajuda. Obrigado. Abraços.

1 curtida