Como configurar fone TWS como headset no Linux Mint?

Fala galera, tranquilo?

Resolvi criar esse post no diolinux plus porque rodei diversos fóruns na web e não consigo encontrar uma solução para o meu problema. Vou tentar ser o mais claro e específico o possível aqui nesse post, e se eu esquecer alguma informação por favor me cobrem nos comentários e eu complementarei assim que possível.

Primeiramente, gostaria de especificar o hardware que estou utilizando:
Tenho um notebook Acer Aspire modelo F5-573G-75A3, com um Intel Core I7 7500U, 8gb de RAM DDR4 e uma NVIDIA Geforce 940MX. Este notebook está atualmente com Linux Mint na versão 19.3 utilizando o Cinammon como Desktop Environment.
Também tenho um fone de ouvido bluetooth da fabricante mpow, modelo m5.
Tenho o blueman instalado via apt (sudo apt install blueman).

Agora vamos ao meu problema:
Esses fones de ouvido funcionam perfeitamente como reprodutores de áudio. Consigo ver videos, ouvir música e tudo mais sem problema e a conexão é realmente muito boa. O problema começa ao tentar utilizar o microfone dos mesmos. Isso é algo que eu já faço diariamente no meu dispositivo Android (Oneplus 6), então tenho certeza que não se trata de um problema do fone de ouvido em si.
A primeira coisa que penso em fazer é abrir as configurações do sistema, e dentro da categoria hardware acessar as configurações de Som. Na aba output eu vejo meu dispositivo conectado e reconhecido “Headset Mpow M5”, e logo abaixo nas configurações de dispositivo eu tenho, dentre as configurações de balanço de som, um select para “Output profiles”, com as seguintes opções:

  • High Fidelity Playback (A2DP Sink) => Essa opção está selecionada por default sempre que conecto o fone
  • Headset Head Unit (HSP/HFP) => Selecionar esta opção não faz a menor diferença na qualidade de som.

Mudando para a aba “Input” das configurações de som do sistema é aonde o problema começa. O meu dispositivo (“Headset Mpow M5”, como na aba output deste painel) simplesmente não aparece nos devices de input. Nessa aba existe apenas o microfone interno do notebook, que convenhamos, é uma bela bosta.
Pois bem, algumas coisas que tentei fazer para solucionar esse problema:

  • Tentei trocar o perfil de som na aba output de “High Fidelity Playback (A2DP Sink)” para “Headset Head Unit (HSP/HFP)”, e isso não surtiu efeito.
  • Tentei abrir o bluetooth manager (blueman), abrir o menu de dispositivos, clicar com o botão direito no meu dispositivo, Audio Profile e selecionar “Headset Head Unit (HSP/HFP)”, porém isso apenas falha com o erro “Failed to change profile to headset_head_unit”, sem mais informações.
  • Tentei, ainda no blueman, trocar o perfil para “High Fidelity Capture (A2DP Source)”, porém isso também falha com o erro “Failed to change profile to a2dp_source”.
  • Pesquisei por alguns dias em diversos fóruns em inglês ou português, porém não tive muito retorno
  • E finalmente, criei esse post no subreddit linuxquestions: Use bluetooth earbuds with microphone? : linuxquestions para ver se alguém conseguiria resolver meu problema, porém nos comentários obtive esta única resposta: “HSP/HFP is kinda broken right now, sorry. Try to find an external microphone or USB soundcard.”. Traduzindo: “HSP/HFP está levemente quebrado atualmente, sinto muito. Tente utilizar um microfone externo ou uma placa de som usb.”

Eu REALMENTE não sei mais o que fazer. Sou desenvolvedor e faço chamadas de áudio diárias com minha equipe, e está muito complicado ter que utilizar o meu celular para estas chamadas por causa do microfone. O que eu faço?

Peço desculpas pelo texto gigante e agradeço desde já a quem leu até aqui <3

Acho que esse é um problema comum. Tenho um TWS da Edifier e o microfone também não é detectado. Sendo que tenho/tive outros fones bluetooth da Edifier e eles funcionaram normalmente.

1 curtida

e ele não tem solução?

Não consegui conectar meu Edifier X3 no Ubuntu 20.04.
Não reconhece o tipo de hardware.
Como se não tivesse driver.

1 curtida