Como configurar Botões Extras do mouse?

Boa Tarde,

Há muito tempo uso mouses “gamer” para aumentar minha produtividade no Windows.

Atualmente uso um mouse g402 da Logitech que não tem suporte oficial para o Linux e um genérico (OEX) que não tem aplicativo nem para o Windows.

Por conta dos genéricos sempre usei o “X-Mouse Button Control”, que me permite configurar os botões, criar macros e ter perfis dependendo da janela ativa.

Existe algo simples assim para o Linux? Encontrei apenas projetos descontinuados como o " btnx/ btnx-gui"

ps: Não tenho nenhum interesse em configurar led, só os botões e o dpi mesmo, no momento estou testando o Mint 19.1

O Logitech G402 tem memoria interna.
Você pode configurá-lo em uma VM ou em outro pc Windows
com o Logitech Gamming Software

Uma outra alternativa seria tentar algum software como o Logiconf

2 curtidas

Vlw, vou dar uma olhada nesse logiconf, mas estou mais interessado em algo mais universal.

nesse caso o libratbag, é melhor, ele possui uma compatibilidade maior com outros mouses mas a maioria é Logitech.

Tem uma interface pra configuração chamada Piper.

Fiz os testes aqui e dentre as duas opções o Piper é a melhor, infelizmente funciona só com o Logitech, o mouse genérico não é reconhecido apesar da lista de mouses compatíveis ser grande.

Já quebrou um galho, mas ainda não faz o principal que é ter perfis diferentes por aplicações como o oficial da Logitech, e como “X-Mouse Button Control”. Na verdade o Piper só gerencia a memória interna do mouse.

Vlw pela ajuda TicoDk, mas ainda estou a procura de algo que funcione com mais mouses e gerencie perfis por aplicativos.

Pra quem chegar aqui depois:

O Piper está nos pacotes Flatpak, fácil de instalar pela loja no MINT só precisa instalar um pacote adicional ratbagd que já está nos repositórios, com o comando:

sudo apt install ratbagd ou procurar por ratbagd na loja

1 curtida

Instalei o piper e o Ratbagd mas não reconhece o mouse. Tenho um Logitech G300s.
Sistema linux mint 19 LXDE.

Não sei se é o caso, mas aqui o meu apareceu essa mensagem antes de reinicializar e uma vez precisei trocar a porta usb, não sei se foi coincidência, mas depois disso não tive mais problemas.

Tentei rodar o piper pelo terminal e deu a seguinte mensagem de erro:
No active profile. Please report this bug to the libratbag developers
Traceback (most recent call last):
File “/app/lib/python3.5/site-packages/piper/application.py”, line 52, in do_activate
window = Window(self._ratbag, application=self)
File “/app/lib/python3.5/site-packages/piper/window.py”, line 69, in init
self._present_mouse_perspective(ratbag.devices[0])
File “/app/lib/python3.5/site-packages/piper/window.py”, line 147, in _present_mouse_perspective
mouse_perspective.set_device(device)
File “/app/lib/python3.5/site-packages/piper/mouseperspective.py”, line 100, in set_device
self.label_profile.set_label(active_profile.name)
TypeError: Argument 1 does not allow None as a value

Ahh uso ele num notebook lenovo ideapad 320

Se vc instalou pelo repositório, experimenta instalar pelo PPA:

sudo add-apt-repository ppa:libratbag-piper/piper-libratbag-git
sudo apt-get update

e roda o novamente

sudo apt install ratbagd

tive essa diferença quando fui instalar hoje no desktop

Algo muito simples, com interface não sei.
Mas o que deu certo comigo foi usando o xbindkeys em conjunto com e xautomation.
Links:
http://diegoteixeira.me/2018/como-configurar-os-botoes-extras-do-mouse-no-ubuntu/
https://askubuntu.com/questions/19569/how-can-i-assign-actions-to-all-my-mouse-buttons

1 curtida

tenho o piper funcionando mas nao consigo fazer o que quero… como eu coloco (ctrl+click) em um botao do mouse ?

Olá a todos…
Alguem conseguiu fazer a configuração dos botoes aí do G300?
Tentei tudo aí descrito e nada… desanima mesmo…

Este tópico foi fechado automaticamente 365 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.