Como configurar atalho p/ ferramenta de captura de tela?

Estava usando o Ubuntu 20.04 e achava a ferramenta de captura de tela do Gnome muito útil e prática, com atalhos diversos do teclado eu conseguia fazer um screenshot para salvar na pasta de imagens ou fazer o screenshot para copiar para a área de transferência… porém recentemente mudei para o Ubuntu Studio e a interface gráfica é o XFCE, logo a ferramenta de captura de tela é diferente (e bem mais simples). Desinstalei a do XFCE e instalei a do Gnome, porém os atalhos do teclado que eu usava antes não estão funcionando.

Alguém poderia me ensinar a configurar por favor? Eu usava esses atalhos, retirei essas infos do site da comunidade do Ubuntu:

Atalhos de teclado

Obtenha rapidamente uma captura de tela do ambiente, da janela ou de uma área a qualquer momento usando esses atalhos globais:

  • Prt Scrn para efetuar a captura de tela da área de trabalho.
  • Alt+Prt Scrn para efetuar a captura de tela de uma janela.
  • Shift+Prt Scrn para efetuar a captura de tela de uma área que você selecionou.

Quando você usa um atalho de teclado, a imagem é salvada automaticamente em sua pasta de Imagens em sua pasta pessoal com um nome de arquivo que inicia com Captura de tela e inclui a data e hora em que ela você obtida.

Se você não tem uma pasta Imagens, as imagens serão salvas em sua pasta pessoal.

Você também pode manter o Ctrl pressionado com qualquer um dos atalhos acima para copiar a imagem da captura de tela para a área de transferência em vez de salvá-la.

Realizar uma gravação de tela

Você pode fazer uma gravação em vídeo do que está acontecendo em sua tela:

  1. Pressione Ctrl+Alt+Shift+R para começar a gravar o que está na sua tela.Um círculo vermelho é exibido no canto superior direito da tela enquanto a gravação estiver em andamento.
  2. Uma vez que você tenha finalizado, pressione Ctrl+Alt+Shift+R novamente para parar a gravação.
  3. O vídeo é salvado automaticamente em sua pasta de Vídeos em sua pasta pessoal com um nome de arquivo que inicia com Gravação de tela e inclui a data e hora em que ele foi obtido.

Se você não tem uma pasta Vídeos, os vídeos serão salvos em sua pasta pessoal.

2 curtidas

boa noite!

se vc ir em configuracoes > atalhos de teclado vai estar listados alguns atalhos, inclusive os de capturas de tela.

veja se isso resolve o seu problema.

abraco

1 curtida

Os atalhos de captura de tela do gnome-shell são internos, não são do gnome-screenshot, eles funcionam inclusive sem o aplicativo instalado, logo não serão utilizadas em outros gerenciadores/DE’s.
O único caso para qual eu tenho o gnome-screenshot instalado é para captura de tela temporizada, pois não tem um atalho para essa função até o momento.
Para copiar as imagens para a área de transferência utilize CTRL, junto com os atalhos, nunca testei se funciona com a gravação de tela.

No Devuan Xfce, em 2017, eu colei os comandos do gnome-screenshot diretamente no campo de configuração das Teclas de Atalho “Print” e “Shift-Print” ─ mas tive de incluir o PATH “/usr/bin”.

Como não indiquei um “padrão-de-nome”, nem uma pasta para gravar, imagino que as capturas foram salvas na minha pasta pessoal, ou na subpasta Imagens.

De uma sessão Live do PCLinuxOS BR, em 2018, guardei estas anotações:

Live PCLinuxOS BR Xfce

gnome-screenshot -p -f "/media/PEN2GB/W_Live/PrtScn/$(date +%F_%H-%M-%S)_pl.jpg"

gnome-screenshot -p -d 7 -f "/media/PEN2GB/W_Live/PrtScn/$(date +%F_%H-%M-%S)_pl.jpg"

.PrtScn.sh
.ShiftPrt.sh

Onde:

-p ─> inclui o ponteiro do mouse
-f ─> gravar no /PATH/<padrão-de-nome>
-d 7 ─ delay (temporizador) de 7 segundos

Tudo indica que o Xfce não aceitou o comando “colado” diretamente na Tecla de Atalho ─ talvez porque insisti em especificar uma pasta e um padrão-de-nome (entre aspas)─ então, tive de criar os scripts “.PrtScn.sh” (para captura imediata) e “.ShiftPrtScn.sh” (para captura com delay). ─ Tornei esses scripts executáveis e colei o PATH + nome deles na Tecla de Atalho.

2 curtidas

Consegui encontrar os atalhos de captura de tela, inclusive, depois que desinstalei o app de captura padrão, qnd tento usar dá erro de atalho e diz falha ao executar processo filho screenshooter, qnd fui tentar alterar os atalhos na lista, abre o diretório na pasta /usr/bin
o comando atual que é o do app antigo é “xfce4-screenshooter -f” como eu faço para alterar para o do outro app?

1 curtida

Depois que eu desinstalei a captura de tela do xfce, dá erro: Falha ao executar processo filho “xfce-4 screenshooter” (arquivo ou diretório inexistente).
Quando fui editar o atalho e tentar mudar pro outro eu não consegui pois abre a past /usr/bin

Top! Pelo que vi aqui nas configs dos atalhos é basicamente isto ai que eu devo fazer também, porém não entendo muito o que vc quis dizer sobre incluir o PATH hahaha, estou recente no mundo Linux

Aqui se encontra assim, dá pra ver que aquele comando ali do xfce screenshooter tem que ser alterado, mas não sei como fazer para substituir pelo do app novo

Bom dia, tudo bem? O comando está certo, você só não está avisando para o atalho que quer que ele execute a ação de print. Só está mostrando o caminho.

Para executar o comando, se não me engano no mint, “não sei se é o su caso”, tem que colocar a palavra “gui” no final do comando, por exemplo xfce-screenshooter gui. “É só um exemplo”. No caso do mint foi isso o que aconteceu comigo.

Por exemplo no meu caso aqui:

Espero que ajude brother, abraço.

1 curtida

Substitua o comando xfce4-screenshoter -f por:

gnome-screenshot -p

e aperte a tecla Print para testar.

Se não funcionar, tente:

/usr/bin/gnome-screenshot -p

Esse /usr/bin/ é o caminho (PATH) para a pasta onde o gnome-screenshot deve estar.

Para verificar em qual pasta ele está:

# whereis gnome-screenshot
gnome-screenshot: /usr/bin/gnome-screenshot /usr/share/man/man1/gnome-screenshot.1.gz

O segundo arquivo é o Manual. Considere apenas o primeiro.

1 curtida

Pessoal, consegui resolver aqui
Não tenho certeza, mas acho que estava dando conflito entre o programa do gnome e o do deepin (tinha instalado os dois para ver qual me atendia melhor), por fim resolvi ficar com o do deepin e desinstalei o do gnome, criei o atallho novo com o comando deepin-screenshot e funcionou

Obrigado!

2 curtidas