Como conectar o wifi no Void-Linux + bspwm?

Tenho tentado migrar para o Void-Linux tem um tempo, entretanto o wifi é algo que vem me impedindo de fazer isso. Utilizo um adaptador de wifi (rtl8188fu) via usb e, depois de muito persistir, consegui instalar o driver. Agora só me falta conectar, mas não conheço os meios para fazer isso através de uma tilling window manager.

Não lembro qual ferramenta de gerenciamento de rede o Void usa, porque ele não tem systemd e, normalmente, as distros que não tem systemd não utilizam o networkmanager. Qual utilitário de rede está usando? O connman? Se for o connman existem duas formas, via terminal ou instalando o connman-gtk (que vai adicionar um ícone na sua systray para conectar de forma gráfica, tipo aquele applet do networkmanager).

O @Capezotte que utiliza distro sem systemd pode ajudar melhor. Ou o @GabrielTWMLinux que usa o Void.

Segue Tutorial.
Segue Wiki.

Sobre o Network Manager.

A questão aqui é mais saber o que você já fez para se conectar (mais especificamente, qual gerenciador de redes instalou) para podermos direcionar a como utilizá-lo.

Por exemplo:

Em distros sem systemd, dá para usar o NetworkManager tranquilamente (é inclusive o padrão no Artix). Os mesmos procedimentos funcionam e na minha experiência, não faltou recurso nenhum.

Acho que a questão aqui é mais que o Void é uma distro DIY, mesmo no Arch Linux há gente que prefere utilizar o iwd ou connman.

Então, eu instalei e atualizei os pacotes usando um cabo de rede, mas agora vou ter que usar o wifi. Não me conectei nele ainda, só instalei o driver do meu adaptador.

Bom, para o Wi-Fi já citei três gerenciadores. Minha combinação de escolha é iwd+dhcpcd, mas o NetworkManager tem muitos tutoriais por aí.

Segue o tutorial e me retornou isso na hora de conectar:

Desconecte e conecte o adaptador e tente novamente. Se seguiu o tutorial a qual lhe informei para instalar o modulo, seria necessário reiniciar para que as regras de módulos bloqueados tenham efeito, ou remove-los utilizando rmmod.

Sim. O que comentei é que essas distros costumam não utilizar o networkmanager. E não que ele não funcione nelas. O Slackware mesmo utiliza o networkmanager.

Comentei apenas de curiosidade. Lembro que a última distro que testei sem systemd, o Artix, na época utilizava recomendava o connman. E já vi uma galera recomendando ele também em distros sem systemd.

1 curtida