Como compartilhar arquivos do linux para o windows e vise-versa?

Galera, como faço pra enviar um arquivo do linux pro windows sem ter que me conectar ao whatsapp, mandar por email etc. Gostaria de algo mais prático.

Obs: Não entendo nada sobre compartilhamento de redes .
Obs: uso o linux mint xfce ulyssa 20.1

Olá @Saturnonix tudo bem contigo?

Um dos jeitos mais práticos via “web” é usar um serviço de compartilhamento temporário (como o WeTransfer) ou mesmo, um serviço de nuvem como o Google Drive ou Microsoft Onedrive.

Se preferir um modo “offline”, um pendrive pode fazer a mágica acontecer de forma bem prática também ou ainda, você pode salvar no seu smartphone usando um cabo USB, que faria o mesmo trabalho do pendrive. :wink:

:vulcan_salute:

1 curtida

vc fala de um computador com linux e outro com windows ou um computador com dualboot?

Se for de um computador para outro e eles estiverem conectados na mesma rede, voce pode usar o syncthing. Tudo que você copiar para a pasta será sincronizada nos dois computadores

1 curtida

Como não está especificado qual é a estrutura deste compartilhamento, seguem algumas opções que você pode tentar seguir (Clique para expandir):

Dois computadores - Compartilhamento

Se for para compartilhar entre computadores diferentes, mas na mesma rede, a maneira mais simples é compartilhar uma pasta em um dos computadores, aí ela ficará acessível para todos os computadores da rede.

Como você disse que não tem conhecimento de redes, a maneira mais simples de fazer isso é um compartilhamento básico no Linux, via Samba, ou no Windows, via compartilhamento tradicional, mas mesmo assim irá precisar de um pouco de esforço para garantir que tudo esteja correto. Se você está disposto a seguir este caminho, o resumo do precisa ser feito é isso:

Lembro que o Ubuntu possuía o recurso de compartilhar uma pasta via Samba pelo Nautilus (Gerenciador de Arquivos do Ubuntu), não tenho certeza se este recursos está disponível no Mint. Já no Windows o compartilhamento pode ser feito acessando as propriedades da pasta. Sugiro escolher o sistema que possui maior domínio ou melhor acesso, e crie este compartilhamento, há vários tutoriais de como fazer isso. Feito o compartilhamento, descubra o compartilhamento na rede ou acesse diretamente pelo IP do computador onde está compartilhado.

Com isso, se o computador com o compartilhamento estiver ligado, você terá acesso aos arquivos. Quanto a segurança, caso essa rede não seja (totalmente) privada, é bom dar atenção às permissões de acesso e autenticação.

Dois computadores - Sincronização/Cópia

Se você possuir dois computadores e quiser tem uma ou mais pastas sincronizadas entre eles, você pode tentar configurar serviços como o Syncthing, que o @FruTTare mencionou, ou o Duplicati (porém este é mais voltado para backups).

Para transferências eventuais, você pode usar o rsync ou scp e compiar arquivos específicos via terminal, não é tão prático, mas funciona. Se você possuir Windows 10, há suporte a ssh sem necessidade de usar o PuTTY.

Um computador

Se você está falando em passar arquivos de um sistema para outro, no mesmo computador com dualboot, como comentou o @leoteodoro , Você pode criar uma partição em NTFS, para que o Linux e o Windows possam ler e gravar, pois se deixar em EXT4, como é a sua root e home do Linux, o Windows não consegue ler.

3 curtidas

Entre dois PCs eu nunca tentei, mas se quiser uma dica sobre como compartilhar arquivos entre o PC e o celular, aqui vai:

Eu compartilho arquivos entre o PC e o celular usando um gerenciador de arquivos para Android que possui um servidor FTP integrado.

Tudo o que eu preciso fazer é ir no app e ligar o servidor FTP, depois digitar ftp://ip-do-celular:porta no gerenciador de arquivos do Linux/Windows, e tenho acesso ao sistema de arquivos do Android.

Dependendo do tamanho dos arquivos, você poderia usar essa solução para transferir os arquivos entre os dois PCs, o smartphone seria apenas um intermediário. Agora se for um volume de dados muito grande, acho que não seria muito viável, por causa da velocidade e do armazenamento limitado do smartphone.

O app é esse aqui: