Como compactar um sistema para ISO para torna-lo bootável?

Estou pretendendo instalar o gentoo em um dos meus notes,não tenho problema nenhum com compilção,ele não é principal,vou deixar ele rodando e vou ir para o meu computador principal.
So que seria interessante se houvesse uma forma de depois que estive pronto,eu criar uma iso com ele para caso eu precisse formatar no futuro. Como eu disse não tenho problema com compilação,mais tambem para aprendizado para eu poder gerar iso de um sistema ja pronto.
no nixOS eu tenho isso: sec-building-a-iso
mais provavelmente,no gentoo também deve ter,ja que a biblía foi inspirada na wiki do gentoo.

Se o objetivo é ter uma imagem do sistema pronta para uso, a maneira mais prática é rodar um sudo tar cf gentoo.tar /usr /var /bin ... (todas as pastas “fixas” do sistema de interesse) e daí, na máquina de onde quiser retomar a instalação, sudo tar xvf gentoo.tar -C /mnt. Se for uma rede doméstica ou outra conexão bem estável, dá para fazer transplante de sistema ao vivo com nc e companhia.

Se quiser criar uma ISO do zero, a wiki do Gentoo diz que o Catalyst é o começo disso, mas não entra em detalhes de como criar especificamente a ISO, só um stageN.tar.gz. E acredito que não vai ser algo limpinho como o nixOS já que não há foco em configuração declarativa para todo o sistema.

2 curtidas

Ok,vou tar uma olhada no Catalyst,não tinha visto esse nome ainda.

Também indico o transplante de instalação como melhor meio para isso, até mesmo porque ele serve também como backup e vc pode fazer facilmente todo mês, por exemplo. Outro ponto é que, mesmo criando uma ISO de instalaçção hoje, daqui seis meses ela fica obsoleta e vc vai ter dificuldades de atualizar o sistema a partir de um ponto muito antigo.

1 curtida