Como começar a usar LibreTranslate no Windows e Linux

Desculpa o incomodo e me desculpe o horário também (eu não consigo acessar o meu notebook de manhã, só no final da tarde, então prefiro enviar a mensagem antes)

Faz algumas semanas e dezenas de tentativas em que eu tento usar o LibreTranslate de forma offline (onde eu moro a internet não é constante), mas eu não consegui até agora adicionar novos modelos de tradução nele.

Meu progresso até agora (eu acho), (ainda sou noob na parte de usar docker, então todo conhecimento é bem vindo):

consegui instalar o docker desktop,

baixei o LibreTranslate pelo sistema de pesquisa (mas quero aprender a baixar de outra forma também, tipo um arquivo do github)

tentei rodar a imagem, mas não deu certo (mesmo eu colocando como porta 5000 para não dar conflito com a porta 0, só acho que sei isso porque perguntei para o gemini sobre o assunto)

até pesquisei sobre usar uma AI de tradução offline do google, mas meu notebook não conseguiria rodar isso e eu também não tenho experiência com isso

How to Get PRIVATE Offline Translator on PC with Google TranslateGemma AI - YouTube

o mais avançado que sei fazer é criar jogos na godot (e eu sou um artista então não sou muito bom nisso rsrs)

eu queria muito ter um tradutor offline que funcione para windows e Linux e que só precise clicar e usar, só isso.

no futuro que aprender a usar apps de linux no windows, mas ai fica para outro post no futuro…

Obrigado por ler e tenha um bom dia e madrugada também.

Olá jovemgafanhoto!

Eu não conhecia esse projeto, achei bem legal.

Estava olhando aqui a página da documentação do projeto LibreTranslate, aliás que é muito boa por sinal.

Baixe ou clone o repositório
Entre na pasta LibreTranslate
Execute o run.bat

me desculpe, mas você poderia ser mais detalhado no processo?

eu sou noob em linux

como eu faço um clone de um repositório?

é mais fácil usando o docker desktop?

posso instalar o libretranslate no meu hd externo? eu tenho pouco espaço no meu notebook

eu nunca usei docker, e o vídeo do diolinux infelizmente não mostra como usar um aplicativo via docker no windows :confused:

Eita… nesse caso do LibreTranslate não posso te ajudar muito, porque nunca tentei instalar. Apenas te mostrei o que está na documentação. Você chegou a dar uma olhada com mais calma?

Mesmo que você consiga rodar no seu notebook, acredito que talvez o desempenho não fique muito bom. Pelo que entendi, a ideia seria montar uma API local de tradução, como um pequeno serviço rodando na sua máquina. Dependendo do hardware, isso pode acabar consumindo bastante memória e processamento.

Eu procurei bastante sobre o assunto, tentando encontrar um software mais leve que fosse ideal para rodar localmente, mas infelizmente não encontrei muitas opções. Hoje em dia, a maioria das soluções está muito voltada para serviços web.

Como alternativas mais simples, talvez você possa considerar:

• Aplicativos de celular que funcionam offline, como Google Tradutor e Microsoft Translator — depois de baixar os idiomas eles traduzem sem internet.

• Algo mais simples como apenas um dicionário português → inglês, se não precisar traduzir textos longos.

• Programas leves para Linux, como o GoldenDict ou o StarDict (e até o sdcv no terminal), que podem usar dicionários do projeto FreeDict. Outra opção é usar o dictd com pacotes dict-freedict disponíveis nos repositórios.

Talvez algo mais simples já resolva seu problema sem pesar tanto na sua máquina.

Abrass!

Obrigado por pesquisar mais sobre o assunto.

Infelizmente:

O Microsoft Translator não funciona no Brasil (pesquisei na loja)

https://alternativeto.net/software/google-translate/?license=free&platform=windows%2Clinux&tag=offline-access

tentei o Apertium, Pot Translator, TranslateLocally e o Crow Translate, mas nenhum desses tinha tradução Português para inglês e vice versa

Por favor, só preciso de um tradutor gratuito offline que tenha português para inglês (e vice versa) que funcione no windows 11 e no linux.

Tudo bem se for proprietário, só preciso que seja gratuito.

eu trabalho com tradução nas horas vagas e minha internet oscila muito a noite, tem dias que fico sem internet direto.

não tenho problema em baixar uma página da web que tenha um tradutor, ser for o caso. por favor só preciso de método de usar um tradutor offline

obrigado por ler

1 curtida

Ok! Entao vamos focar libretranslate. Essa opção que você usou do imagem do DockerHub parece ser bem mais facil mesmo, acredito estar no caminho certo. Deve estar faltando apenas algum detalhe que passou batido.

Nessa parte não entendi. Você chegou a fazer alguma alteração na configuração da docker?

Pergunto pois achei estranho essa parte que está 1:5000, acredito deveria estar no padrão 5000:5000.

No navegador depois com a docker rodando chegou a testar a Url http://localhost:5000?

Aparentemente deveria ser apenas fazer isso:

(postagem excluída pelo(a) autor(a))

Fiz um teste aqui no Debian usando o Podman, pois não tenho o Docker instalado, funcionou uma beleza!

Pelo menos agora temos certeza que a imagem do Docker funciona, e que você esta no caminho certo. Quando executei na primeira vez a pagina não carregou, mas eu reiniciei a imagem e assim deu certo.

Os comandos do Podman e do Docker são compatíveis, se for usar o Docker troque podman por docker nos comandos abaixo que deve dar certo também.

Olha como Fiz aqui:

Pré-requisitos:

Linux com Podman instalado, e acesso à internet para baixar a imagem e os modelos de idioma (na primeira execução).

sudo apt install podman

O comando abaixo baixa a imagem do Docker Hub, mapeia a porta 5000

podman run -d -p 5000:5000 --name libretranslate \
  -e LT_LOAD_ONLY=en,pt \
  docker.io/libretranslate/libretranslate:latest

Abra o seu navegador e acesse:

http://localhost:5000 

Se der erro, aconteceu no meu primeiro acesso, pare a imagem e inicie novamente:

podman stop libretranslate
podman start libretranslate

Aqui no Debian rodou levinho, achei que ia ficar pesado mas rodou tranquilo.

Você está no caminho certo, acredito que foi esse lance do primeiro acesso que aqui também deu erro, ou esse lance das portas.

Abrass! :penguin: