Desculpa o incomodo e me desculpe o horário também (eu não consigo acessar o meu notebook de manhã, só no final da tarde, então prefiro enviar a mensagem antes)
Faz algumas semanas e dezenas de tentativas em que eu tento usar o LibreTranslate de forma offline (onde eu moro a internet não é constante), mas eu não consegui até agora adicionar novos modelos de tradução nele.
Meu progresso até agora (eu acho), (ainda sou noob na parte de usar docker, então todo conhecimento é bem vindo):
consegui instalar o docker desktop,
baixei o LibreTranslate pelo sistema de pesquisa (mas quero aprender a baixar de outra forma também, tipo um arquivo do github)
tentei rodar a imagem, mas não deu certo (mesmo eu colocando como porta 5000 para não dar conflito com a porta 0, só acho que sei isso porque perguntei para o gemini sobre o assunto)
até pesquisei sobre usar uma AI de tradução offline do google, mas meu notebook não conseguiria rodar isso e eu também não tenho experiência com isso
How to Get PRIVATE Offline Translator on PC with Google TranslateGemma AI - YouTube
o mais avançado que sei fazer é criar jogos na godot (e eu sou um artista então não sou muito bom nisso rsrs)
eu queria muito ter um tradutor offline que funcione para windows e Linux e que só precise clicar e usar, só isso.
no futuro que aprender a usar apps de linux no windows, mas ai fica para outro post no futuro…
Obrigado por ler e tenha um bom dia e madrugada também.