Como começar a usar LibreTranslate no Windows e Linux

Desculpa o incomodo e me desculpe o horário também (eu não consigo acessar o meu notebook de manhã, só no final da tarde, então prefiro enviar a mensagem antes)

Faz algumas semanas e dezenas de tentativas em que eu tento usar o LibreTranslate de forma offline (onde eu moro a internet não é constante), mas eu não consegui até agora adicionar novos modelos de tradução nele.

Meu progresso até agora (eu acho), (ainda sou noob na parte de usar docker, então todo conhecimento é bem vindo):

consegui instalar o docker desktop,

baixei o LibreTranslate pelo sistema de pesquisa (mas quero aprender a baixar de outra forma também, tipo um arquivo do github)

tentei rodar a imagem, mas não deu certo (mesmo eu colocando como porta 5000 para não dar conflito com a porta 0, só acho que sei isso porque perguntei para o gemini sobre o assunto)

até pesquisei sobre usar uma AI de tradução offline do google, mas meu notebook não conseguiria rodar isso e eu também não tenho experiência com isso

How to Get PRIVATE Offline Translator on PC with Google TranslateGemma AI - YouTube

o mais avançado que sei fazer é criar jogos na godot (e eu sou um artista então não sou muito bom nisso rsrs)

eu queria muito ter um tradutor offline que funcione para windows e Linux e que só precise clicar e usar, só isso.

no futuro que aprender a usar apps de linux no windows, mas ai fica para outro post no futuro…

Obrigado por ler e tenha um bom dia e madrugada também.

Olá jovemgafanhoto!

Eu não conhecia esse projeto, achei bem legal.

Estava olhando aqui a página da documentação do projeto LibreTranslate, aliás que é muito boa por sinal.

Baixe ou clone o repositório
Entre na pasta LibreTranslate
Execute o run.bat

1 curtida

me desculpe, mas você poderia ser mais detalhado no processo?

eu sou noob em linux

como eu faço um clone de um repositório?

é mais fácil usando o docker desktop?

posso instalar o libretranslate no meu hd externo? eu tenho pouco espaço no meu notebook

eu nunca usei docker, e o vídeo do diolinux infelizmente não mostra como usar um aplicativo via docker no windows :confused:

Eita… nesse caso do LibreTranslate não posso te ajudar muito, porque nunca tentei instalar. Apenas te mostrei o que está na documentação. Você chegou a dar uma olhada com mais calma?

Mesmo que você consiga rodar no seu notebook, acredito que talvez o desempenho não fique muito bom. Pelo que entendi, a ideia seria montar uma API local de tradução, como um pequeno serviço rodando na sua máquina. Dependendo do hardware, isso pode acabar consumindo bastante memória e processamento.

Eu procurei bastante sobre o assunto, tentando encontrar um software mais leve que fosse ideal para rodar localmente, mas infelizmente não encontrei muitas opções. Hoje em dia, a maioria das soluções está muito voltada para serviços web.

Como alternativas mais simples, talvez você possa considerar:

• Aplicativos de celular que funcionam offline, como Google Tradutor e Microsoft Translator — depois de baixar os idiomas eles traduzem sem internet.

• Algo mais simples como apenas um dicionário português → inglês, se não precisar traduzir textos longos.

• Programas leves para Linux, como o GoldenDict ou o StarDict (e até o sdcv no terminal), que podem usar dicionários do projeto FreeDict. Outra opção é usar o dictd com pacotes dict-freedict disponíveis nos repositórios.

Talvez algo mais simples já resolva seu problema sem pesar tanto na sua máquina.

Abrass!

Obrigado por pesquisar mais sobre o assunto.

Infelizmente:

O Microsoft Translator não funciona no Brasil (pesquisei na loja)

https://alternativeto.net/software/google-translate/?license=free&platform=windows%2Clinux&tag=offline-access

tentei o Apertium, Pot Translator, TranslateLocally e o Crow Translate, mas nenhum desses tinha tradução Português para inglês e vice versa

Por favor, só preciso de um tradutor gratuito offline que tenha português para inglês (e vice versa) que funcione no windows 11 e no linux.

Tudo bem se for proprietário, só preciso que seja gratuito.

eu trabalho com tradução nas horas vagas e minha internet oscila muito a noite, tem dias que fico sem internet direto.

não tenho problema em baixar uma página da web que tenha um tradutor, ser for o caso. por favor só preciso de método de usar um tradutor offline

obrigado por ler

2 curtidas

Fala jovemgafanhoto!

Tenho boas noticias! Durante a noite, fiz vários experimentos, por isso os posts apagados acima :rofl: , resolvi reescrever para ficar algo mais simples e didático para quem for precisar.

No exemplo estou usando o Debian com o Podman pois é o que tenho instalado. Porem o funcionamento e conceitos dele é praticamente o mesmo do Docker.

Tentei refazer os procedimentos como você descreveu, no Podman Desktop cliquei em create e escolhi a imagem docker.io/libretranslate/libretranslate:latest.Percebi que, na instalação padrão, ele carrega 98 modelos de linguagem, o que acaba ocupando muito espaço desnecessário e tornando o processo de instalação bem mais demorado.

Para evitar isso, podemos configurar o sistema para baixar apenas os modelos de inglês e português do Brasil. Basta adicionar a seguinte opção em Environment variables:

LT_LOAD_ONLY=en,pb

Apenas acrescente essa variável — não é necessário alterar os números das portas ok!

Caso precise de suporte para outros idiomas, pesquise o respectivo código da linguagem e adicione-o à lista da variável de ambiente LT_LOAD_ONLY. Veja a lista aqui.

Selecionando apenas os modelos necessários, a instalação fica muito mais leve e rápida. Esse é o famoso “pulo do gato”! :grinning_face_with_smiling_eyes:

Ficando a configuração dessa forma:

Depois clica em start container e espere ficar pronto.

Acesse a URL: http://localhost:5000

Gostei bastante, achei muito leve e muito rápido. Você fez uma ótima escolha! e vai ganhar muita produtividade no seu trabalho.

Abrass! :penguin: :hugs:

4 curtidas

Obrigado pela ajuda.

eu pesquisei um pouco e acabei vendo que deixar a imagem de conteiner carregando um tempo, normalmente resolve e baixa os arquivos depois de meia hora.

Depois de muita tentativa e erro e com sua ajuda, eu consegui rodar o Libretranslate.

Muito obrigado pela ajuda e tenha um bom dia.

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.