Salve, @Rimana21
Você já deve ter percebido que eu não estou propondo nenhuma “solução” pronta – até porque, não entendo quase nada, desses assuntos. – Tudo que estou tentando, é sugerir alguns possíveis “caminhos” para “analisar” o problema, usando IN - Inteligência Natural (rs).
Para isso, estou recorrendo a arquivos TXT que salvei em 2024. – Por exemplo, “Help + Manual” do Neofetch e do Fastfetch:
Nesses TXT, guardei as “dependências opcionais” do Neofetch e do Fastfetch – que obtive pelo comando pacman -Qi do Arch – quando esses 2 pacotes estavam instalados:
Para facilitar:
Neofetch
--------
Optional Deps : catimg: Display Images
chafa: Image to text support
feh: Wallpaper Display
imagemagick: Image cropping / Thumbnail creation / Take a screenshot [installed]
jp2a: Display Images
libcaca: Display Images
nitrogen: Wallpaper Display
w3m: Display Images
xdotool: See https://github.com/dylanaraps/neofetch/wiki/Images-in-the-terminal
xorg-xdpyinfo: Resolution detection (Single Monitor) [installed]
xorg-xprop: Desktop Environment and Window Manager [installed]
xorg-xrandr: Resolution detection (Multi Monitor + Refresh rates) [installed]
xorg-xwininfo: See https://github.com/dylanaraps/neofetch/wiki/Images-in-the-terminal
Fastfetch
---------
Optional Deps : chafa: Image output as ascii art
dbus: Bluetooth, Player & Media detection [installed]
dconf: Needed for values that are only stored in DConf + Fallback for GSettings [installed]
ddcutil: Brightness detection of external displays [installed]
directx-headers: GPU detection in WSL
glib2: Output for values that are only stored in GSettings [installed]
imagemagick: Image output using sixel or kitty graphics protocol [installed]
libnm: Wifi detection [installed]
libpulse: Sound detection [installed]
mesa: Needed by the OpenGL module for gl context creation. [installed]
libxrandr: Multi monitor support [installed]
ocl-icd: OpenCL module [installed]
hwdata: GPU output [installed]
vulkan-icd-loader: Vulkan module & fallback for GPU output [installed]
xfconf: Needed for XFWM theme and XFCE Terminal font
zlib: Faster image output when using kitty graphics protocol [installed]
libdrm: Displays detection [installed]
“Dependências opcionais” podem “fazer a diferença”! – Verifique quais NÃO estão instaladas – e qual a função de cada uma delas.
Pacotes cujas “dependências opcionais” podem fornecer a resposta / solução:
- Neofetch
- Fastfetch
- o emulador de Terminal que vc usa no Peppermint
- o emulador de Terminal que vc usa no Mint
– porque são esses, os pacotes envolvidos no problema.
No Mint e no Peppermint, você pode verificar as “dependências obrigatórias” e as “dependências opcionais” pelo Synaptic:
(O Synaptic é tão prático, que nunca aprendi o comando apt para isso).
Notei que o “ImageMagick” é uma “dependência opcional”, tanto do Neofetch quanto do Fastfetch – e a descrição dele diz que usa protocolos “sixel ou kitty”. – Talvez seja uma das soluções!
Veja se você tem o ImageMagick instalado no seu Mint. – Se ainda não tiver, instale, e veja se resolve seu problema.
Não tenho mais o Neofetch, então fiz o teste com o Fastfetch. – Ontem, testei um comando com parâmetro “-l”. – Hoje, peguei uma dica envolvendo o arquivo de configuração do Fastfetch:
Como era:
Como ficou:
Resultado:
Não tenho nenhum conhecimento sobre “kitty” – mas fiquei com a impressão de que alguns emuladores de Terminal implementam o protocolo “kitty” – e isso talvez signifique que outros emuladores não implementam:
Ou seja… se eu tiver sucesso, usando Konsole – isso não é garantia de que vá funcionar para você, caso seu emulador de Terminal seja outro!
Repito: – Não tenho uma “solução pronta”. – Estou apenas dando ideias, para você analisar os pacotes que tem no Mint.
(Veja aqui, e aqui).
Verifique se você tem o “w3m” instalado no Mint. – Caso contrário, instale, e veja se resolveu o problema.