Como colocar uma imagem no neofetch 2025

Saudações galera Diolinux, uma ótima noite a todos.
Se liga no Peppermint

Sei que esse tópico já foi criado um tempo atrás mas desculpe em criar um novo em 2025 mas estou passando por um perregue pois deveria funcionar mas eu não sei o que pode está ocorrendo.

Estou tentando colocar uma imagem no terminal do linux mint mas não vai por nada.

Tanto no “w3m” como no “kitty” não mostra a imagem, ele sempre volta com a logo em “ascii” do linux mint.
E se eu desativar o “ascii” em “off” fica praticamente a mesma coisa.

Sei que o caminho está certo mas ele não está aceitando e não sei o que pode está acontecendo pois nem eu e a IA conseguimos desvendar esse mistério, vocês podem me ajudar por favor ?

No PeppermintOS eu e a IA quebramos a cabeça até conseguir

Mas no linux mint a situação é outra e até agora não consegui adicionar uma imagem no neofetch usando o terminal kitty.

Eu já tenho a imagem tanto em .png como .jpg que criei com a ajuda da IA
para colocar no neofetch ou fastfetch

1 curtida

fastfetch -l /PATH/file.jpg

Infelizmente, não tenho mais o Neofetch instalado no meu Arch.

2 curtidas

Boa noite rapaz, a essa altura do campeonato tudo está valendo mas vou seguir o seu parecer e obrigado.
Posso instalar o screefetch, fastfetch ou qualquer outro mas no caso do fastfetch só no github pois o apt install fastfetch parece que sumiu dos repositórios.

Peço desculpas se faltei essa aula mas o /PATH serve para quê mesmo ?

2 curtidas

Bom dia, @Rimana21

Acho mais provável que “ainda não foi incluído nos repositórios” – do que “sumiu”.

Se você se refere ao Peppermint, vejo que o último release foi em Julho pp. – acredito que com base no Debian 12, que ainda não tinha o Fastfetch.

De acordo com o PKGs:

O Fastfetch está no Debian 13, lançado só em Agosto pp.

No Ubuntu, o Fastfetch só foi incluído no 25.04. – Não existia no 24.10 ou anteriores.

Será que existe Fastfetch em Flatpak, Snap, AppImage…? – Não consegui descobrir pelo Google.

É o “caminho” – aquilo que vem antes do nome do arquivo:

/home/flavio/Wallpaper/avatarCoruja_close.jpg

… ou, abreviando:

~/Wallpaper/avatarCoruja_close.jpg

Infelizmente, deletei o Neofetch e vários outros – que eu tinha instalado no Arch, só para examinar as opções existentes em Maio 2024:

52  2024-07-28_15-26-57 pacman -Rns hwinfo
   54  2024-07-28_15-29-58 pacman -Rns cpufetch
   56  2024-07-28_15-31-03 pacman -Rns uwufetch
   57  2024-07-28_15-31-49 pacman -Rns neofetch
   58  2024-07-28_15-32-25 pacman -Rns ufetch
   59  2024-07-28_15-32-31 pacman -Rns afetch
   60  2024-07-28_15-32-56 pacman -Rns ramfetch
   61  2024-07-28_15-33-25 pacman -Rns rufetch
   63  2024-07-28_15-34-03 pacman -Rns macchina-bin
   66  2024-07-28_15-36-16 pacman -Rns paleofetch-git
   70  2024-07-28_15-39-44 pacman -Rns screenfetch
   71  2024-07-28_15-40-16 pacman -Rns archey3
   72  2024-07-28_15-40-36 pacman -Rns archey4
   83  2024-07-28_16-21-05 pacman -Rns fetchutils-git
1 curtida

Show!!! (10 caracteres)

Boa tarde rapaz
Vou te apresentar todas as informações:
Tanto no fastfetch como no neofetch no linux mint não consegue chamar a imagem mesmo no caminho certo.

Repare que no arquivo eu o configurei para ser chamado e executado pelo terminal kitty.

E usando o fastfetch continua a mesma coisa, será que a pasta .config está direcionada para outro local no linux mint ?
No peppermint a IA me pediu para deletar todo o arquivo .config do neofetch e adicionar só algums linhas.

E o resultado foi muito bem sucedido.

Mas esse mesmo esquema não funfou no mint.
Será que o problema está entre o monitor e a cadeira (eu) ou é o sistema que precisa de alguma permissão específica para funcionar ?
@frc_kde @rapoelho @aguamole

1 curtida

Salve, @Rimana21

Você já deve ter percebido que eu não estou propondo nenhuma “solução” pronta – até porque, não entendo quase nada, desses assuntos. – Tudo que estou tentando, é sugerir alguns possíveis “caminhos” para “analisar” o problema, usando IN - Inteligência Natural (rs).

Para isso, estou recorrendo a arquivos TXT que salvei em 2024. – Por exemplo, “Help + Manual” do Neofetch e do Fastfetch:

Nesses TXT, guardei as “dependências opcionais” do Neofetch e do Fastfetch – que obtive pelo comando pacman -Qi do Arch – quando esses 2 pacotes estavam instalados:

Para facilitar:

Neofetch
--------
Optional Deps   : catimg:        Display Images
                  chafa:         Image to text support
                  feh:           Wallpaper Display
                  imagemagick:   Image cropping / Thumbnail creation / Take a screenshot                      [installed]
                  jp2a:          Display Images
                  libcaca:       Display Images
                  nitrogen:      Wallpaper Display
                  w3m:           Display Images
                  xdotool:       See https://github.com/dylanaraps/neofetch/wiki/Images-in-the-terminal
                  xorg-xdpyinfo: Resolution detection (Single Monitor)                                        [installed]
                  xorg-xprop:    Desktop Environment and Window Manager                                       [installed]
                  xorg-xrandr:   Resolution detection (Multi Monitor + Refresh rates)                         [installed]
                  xorg-xwininfo: See https://github.com/dylanaraps/neofetch/wiki/Images-in-the-terminal

Fastfetch
---------
Optional Deps   : chafa:             Image output as ascii art
                  dbus:              Bluetooth, Player & Media detection                                      [installed]
                  dconf:             Needed for values that are only stored in DConf + Fallback for GSettings [installed]
                  ddcutil:           Brightness detection of external displays                                [installed]
                  directx-headers:   GPU detection in WSL
                  glib2:             Output for values that are only stored in GSettings                      [installed]
                  imagemagick:       Image output using sixel or kitty graphics protocol                      [installed]
                  libnm:             Wifi detection                                                           [installed]
                  libpulse:          Sound detection                                                          [installed]
                  mesa:              Needed by the OpenGL module for gl context creation.                     [installed]
                  libxrandr:         Multi monitor support                                                    [installed]
                  ocl-icd:           OpenCL module                                                            [installed]
                  hwdata:            GPU output                                                               [installed]
                  vulkan-icd-loader: Vulkan module & fallback for GPU output                                  [installed]
                  xfconf:            Needed for XFWM theme and XFCE Terminal font
                  zlib:              Faster image output when using kitty graphics protocol                   [installed]
                  libdrm:            Displays detection                                                       [installed]

“Dependências opcionais” podem “fazer a diferença”! – Verifique quais NÃO estão instaladas – e qual a função de cada uma delas.

Pacotes cujas “dependências opcionais” podem fornecer a resposta / solução:

• Neofetch
  • Fastfetch
  • o emulador de Terminal que vc usa no Peppermint
  • o emulador de Terminal que vc usa no Mint

– porque são esses, os pacotes envolvidos no problema.

No Mint e no Peppermint, você pode verificar as “dependências obrigatórias” e as “dependências opcionais” pelo Synaptic:

(O Synaptic é tão prático, que nunca aprendi o comando apt para isso).

Notei que o “ImageMagick” é uma “dependência opcional”, tanto do Neofetch quanto do Fastfetch – e a descrição dele diz que usa protocolos “sixel ou kitty”. – Talvez seja uma das soluções!

Veja se você tem o ImageMagick instalado no seu Mint. – Se ainda não tiver, instale, e veja se resolve seu problema.

Não tenho mais o Neofetch, então fiz o teste com o Fastfetch. – Ontem, testei um comando com parâmetro “-l”. – Hoje, peguei uma dica envolvendo o arquivo de configuração do Fastfetch:

Como era:

Como ficou:

Resultado:

Não tenho nenhum conhecimento sobre “kitty” – mas fiquei com a impressão de que alguns emuladores de Terminal implementam o protocolo “kitty” – e isso talvez signifique que outros emuladores não implementam:

Ou seja… se eu tiver sucesso, usando Konsole – isso não é garantia de que vá funcionar para você, caso seu emulador de Terminal seja outro!

Repito: – Não tenho uma “solução pronta”. – Estou apenas dando ideias, para você analisar os pacotes que tem no Mint.

(Veja aqui, e aqui).

Verifique se você tem o “w3m” instalado no Mint. – Caso contrário, instale, e veja se resolveu o problema.

1 curtida

Bom, não é todo terminal que suporta a exibição de imagens.

Dá uma olhada no artigo Images in the terminal · dylanaraps/neofetch Wiki · GitHub

Aqui tão os oficialmente suportados

1 curtida

Boa tarde rapaz.
Eu fiz exatamente o que você disse:
Eu instalei as dependencias do “ImageMagick” incluíndo todas as dependencias do “w3m” e “chafa” e atualizei as linhas de comando do arquivo “config.conf” com a ajuda da IA
Aproveitando o assunto, decidi instalar o novo mint 22.2 e aplicar suas sugestões e converter a imagem .png para .jpg que facilitou a solução.

Depois de atualizar todas as dependecias, o resultado foi esse abaixo

Então é isso rapaz, muito obrigado.
Não sei se esse programa pode lhe ser útil mas ele é melhor que o “iotop” e “htop” como forma de agradecimento.

Com ele posso monitorar tudo o que acontece no sistema por baixo dos panos incluindo todas as transferencias do reescrevimento de arquivos grandes em dispositivos de armazenamento que o sync não mostra

Esse programa é o “glances” apresentado pela IA

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.