Instalei o POP-OS 24.04 no notebook de um amigo, a maioria dos jogos que ele quer instalar são em formato .sh, o problema é que eu preciso executar o arquivo mas eu não acho a opção de permitir a execução, eu consigo fazer no terminal mas eu não quero que ele tenha que ficar usando o terminal pra algo tão simples, além do que ele é um usuário comum que muito provavelmente não quer ter que ficar abrindo terminal pra fazer coisas básicas, no GNOME e no Plasma era bem fácil, mas eu não quero ter que reinstalar uma distro no notebook dele só por causa disso.
não sei,
Mas, sério. Você só já podia ter feito um chmod +x mais rapido que criar esse post. Desculpe se soou, meio, grosseiro.
Até iria dar um tutorial errado, pq sei que .appimage basta clicar e o cosmic pergunta sobre, mas sobre .sh não parece ter uma solução no cosmic files pra fazer ele funcionar.
O mais facil é instalar o Nautilus (o gerenciador de arquivos do gnome) e substituir no sistema
Eu já fiz, só não quero ter que fazer de novo e toda vez que precisar executar um arquivo do tipo.
Parece que vai ser o jeito mesmo, pelo que parece não sou o primeiro a reclamar disso, o jeito é torcer pra próxima atualização eles corrigirem isso