Tenho uma Epson XP-214. Consegui instalar com os drivers para linux disponíveis no site, e conectado ao cabo USB, ela faz tudo (impressão e digitalização). Entretanto, não faço a menor ideia de como colocá-la na rede. Nem pelo WPS do roteador deu certo. Alguém já passou por isso?
Você ativou o WPS, ainda que temporariamente, no roteador (geralmente 10.0.0.1 ou 192.168.0.1 no navegador)? Muitos modelos vêm desativando essa opção por padrão para aumentar a segurança.
Cheguei a procurar CUPS, mas não me aprofundei. E sim, já tinha visto esse vídeo, mas ele não trouxe nada novo pra mim. A impressora não detecta rede wi-fi (e eu sei que funciona porque estava conectada a uma outra rede). No vídeo a impressora dele já está na rede, e o Linux já a encontra. Eu não consigo deixar a minha online. Mas obrigada pela atenção! =]
Sim, ativei o WPS pelo navegador, até pq meu roteador não tem o botão físico. A impressora procura, mas não acha rede. Eu também não consigo configurar manualmente porque não sei onde encontro o IP dela.
Se você tiver um roteador ou ponto de acesso habilitado para WPS, você pode usar Wi-Fi Protected Setup (WPS) para conectar o seu dispositivo à rede.
Nota: Para verificar se o seu roteador está habilitado para WPS, procure por um botão marcado como WPS no seu roteador ou ponto de acesso. Se não houver um botão no hardware, pode haver um botão WPS virtual no software para o dispositivo. Consulte a documentação do seu produto de rede para obter detalhes.
Para conectar um roteador habilitado para WPS, aperte o botão WPS no seu roteador ou ponto de acesso.
Mantenha pressionado o botão Wi-Fi do produto por três segundos.
Nota: Certifique-se de apertar e segurar o botão Wi-Fi do produto dentro de 2 minutos após apertar o botão WPS no roteador ou ponto de acesso.
Olá, tenho uma epon l375 e instalei o drive para Linux e ele funcionou perfeitamente pela rede. A bronca é que as vezes ela perde a conexão. Mas isso acontecia com W10 também.
Então, meu roteador é um D-Link. Não tem botão físico de WPS, mas consigo achar no navegador. Entretanto, Ele aparece que o pin foi executado e diz que tenho 2 monutos para executar o WPS no cliente (a impressora)… Os leds do wifi ficam piscando, piscando, mas depois de um tempo, apagam. Achei um ACL (Controle de Acesso) mas pede pra configurar manualmente, e eu ainda não consegui encontrar o IP dela. =/
Então, também tive uma BAITA dor de cabeça para instalar a minha Brother HL-1212W.
Foram mais de 5 horas para fazer o bicho funcionar, e no final eu descobri que o meu incrível e antigo modem/roteador da OI não entregava um endereço IP para a impressora. Depois de tentar trocentas soluções diferentes, se não me engano o que funcionou foi copiar o MAC address da impressora e forçar o roteador a distribuir o IP (no caso lembro que estabeleci 192.168.0.10) para a Brother. Fazendo isso funcionou.
Uns meses depois, quando troquei de operadora (NET agora) achei que poderia ter uma nova dor de cabeça, mas pelo visto o modem da NET e a impressora se deram bem. =]
Depois de bater cabeça pra achar o botão WPS do meu roteador (a operadora colou um adesivo pra dificultar) consegui fazer ela se conectar na rede. A partir desse momento dava pra ver ela na página de administração do roteador e ela retornava o ping.
Eu já tinha adicionado o pacote epson-inkjet-printer-escpr do repositório do gentoo, que adicionou os arquivos .ppd com as definições das impressoras, inclusive um para a XP-214 (em /usr/share/ppd/epson-inkjet-printer-escpr/ ).
Iniciei o cups (nas distribuições mais amigáveis já deve estar instalado e rodando por padrão), fui na administração (http://localhost:631/admin) e em adicionar nova impressora. Usei a opção “AppSocket/HP JetDirect”, e no endereço adicionei “socket://ip-da-impressora”. Na próxima página configurei as propriedades da impressora e selecionei manualmente o arquivo .pdd com as configurções.
A partir daí funcionou!
Extra:
Instalaei então os pacotes “iscan” e “skanline”, que já puxaram a dependência do sane. Adicionei meu usuário ao grupo scanner e para minha surpresa o scanner na rede foi detectado já de início!
Não conseguir configurar a impressora conectada via cabo no meu gentoo, encontrei dificuldades para instalar o “lsb” e não detectava a impressora, mesmo com o kernel detectando-a. Já via rede foi fácil como acima descrito.