Como colocar a impressora Epson XP-214 em rede

Olá!

Tenho uma Epson XP-214. Consegui instalar com os drivers para linux disponíveis no site, e conectado ao cabo USB, ela faz tudo (impressão e digitalização). Entretanto, não faço a menor ideia de como colocá-la na rede. Nem pelo WPS do roteador deu certo. Alguém já passou por isso?

Grata

Aline Fernandes

Aline, você chegou a tentar instalar através do CUPS? Dá uma olhadinha nesse vídeo do Dio para mais detalhes:

1 curtida

Você ativou o WPS, ainda que temporariamente, no roteador (geralmente 10.0.0.1 ou 192.168.0.1 no navegador)? Muitos modelos vêm desativando essa opção por padrão para aumentar a segurança.

Oi MotaC

Cheguei a procurar CUPS, mas não me aprofundei. E sim, já tinha visto esse vídeo, mas ele não trouxe nada novo pra mim. A impressora não detecta rede wi-fi (e eu sei que funciona porque estava conectada a uma outra rede). No vídeo a impressora dele já está na rede, e o Linux já a encontra. Eu não consigo deixar a minha online. Mas obrigada pela atenção! =]

Oi Capezotte

Sim, ativei o WPS pelo navegador, até pq meu roteador não tem o botão físico. A impressora procura, mas não acha rede. Eu também não consigo configurar manualmente porque não sei onde encontro o IP dela.

Obrigada =]

Você pode achar o IP da maioria das Epsons através da folha de estado de rede.

Eu ia sugerir o modo Wi Fi Direct, que é um modo de configuração bem direto, mas parece que essa opção só existe nas Epson L, mas não nas Epson XP.

Oi Aline
Tenta o seguinte procedimento

Ligue a impressora e deixe o wps ativado clique no botão wireless da impressora
Vá no roteador

e veja cliente conectados
procure o ip da impressora por lá

tem roteador que é
Vá em Wireless > Access Control

qual o seu rotador?
veja se tem a opção de ip conectados ou acesso de controle.

descobrindo o ip

tente pingar para ver se está conectaddo

ping -c3 ipdaimpresora

ai vc pode tentar instalar usando o lpadmin

lpadmin -p Epson-XP-214 -E -v ipp://192.168.2.2/printers/Epson-XP-214

Segundo o que eu entendi, você quer utilizar esta impressora através do wifi.

Procedimentos retirados do Manual do Usuário:

Uso do WPS para conectar a uma rede

Se você tiver um roteador ou ponto de acesso habilitado para WPS, você pode usar Wi-Fi Protected Setup (WPS) para conectar o seu dispositivo à rede.

Nota: Para verificar se o seu roteador está habilitado para WPS, procure por um botão marcado como WPS no seu roteador ou ponto de acesso. Se não houver um botão no hardware, pode haver um botão WPS virtual no software para o dispositivo. Consulte a documentação do seu produto de rede para obter detalhes.

  1. Para conectar um roteador habilitado para WPS, aperte o botão WPS no seu roteador ou ponto de acesso.
  2. Mantenha pressionado o botão Wi-Fi do produto por três segundos.
    Nota: Certifique-se de apertar e segurar o botão Wi-Fi do produto dentro de 2 minutos após apertar o botão WPS no roteador ou ponto de acesso.

Olá, tenho uma epon l375 e instalei o drive para Linux e ele funcionou perfeitamente pela rede. A bronca é que as vezes ela perde a conexão. Mas isso acontecia com W10 também.

Ola Swatquest!

Então, meu roteador é um D-Link. Não tem botão físico de WPS, mas consigo achar no navegador. Entretanto, Ele aparece que o pin foi executado e diz que tenho 2 monutos para executar o WPS no cliente (a impressora)… Os leds do wifi ficam piscando, piscando, mas depois de um tempo, apagam. Achei um ACL (Controle de Acesso) mas pede pra configurar manualmente, e eu ainda não consegui encontrar o IP dela. =/

Nem imprime essa folha do estado de rede… =/
Aperto o botão e nada acontece

não tem a opção cliente conectados

qual o d-link?

Então, também tive uma BAITA dor de cabeça para instalar a minha Brother HL-1212W.
Foram mais de 5 horas para fazer o bicho funcionar, e no final eu descobri que o meu incrível e antigo modem/roteador da OI não entregava um endereço IP para a impressora. Depois de tentar trocentas soluções diferentes, se não me engano o que funcionou foi copiar o MAC address da impressora e forçar o roteador a distribuir o IP (no caso lembro que estabeleci 192.168.0.10) para a Brother. Fazendo isso funcionou.

Uns meses depois, quando troquei de operadora (NET agora) achei que poderia ter uma nova dor de cabeça, mas pelo visto o modem da NET e a impressora se deram bem. =]

Tenta fazer isso. Pode ser que dê. ^^

1 curtida

Tenho essa mesma impressora.

Depois de bater cabeça pra achar o botão WPS do meu roteador (a operadora colou um adesivo pra dificultar) consegui fazer ela se conectar na rede. A partir desse momento dava pra ver ela na página de administração do roteador e ela retornava o ping.

Eu já tinha adicionado o pacote epson-inkjet-printer-escpr do repositório do gentoo, que adicionou os arquivos .ppd com as definições das impressoras, inclusive um para a XP-214 (em /usr/share/ppd/epson-inkjet-printer-escpr/ ).

Iniciei o cups (nas distribuições mais amigáveis já deve estar instalado e rodando por padrão), fui na administração (http://localhost:631/admin) e em adicionar nova impressora. Usei a opção “AppSocket/HP JetDirect”, e no endereço adicionei “socket://ip-da-impressora”. Na próxima página configurei as propriedades da impressora e selecionei manualmente o arquivo .pdd com as configurções.

A partir daí funcionou!

Extra:
Instalaei então os pacotes “iscan” e “skanline”, que já puxaram a dependência do sane. Adicionei meu usuário ao grupo scanner e para minha surpresa o scanner na rede foi detectado já de início!


Não conseguir configurar a impressora conectada via cabo no meu gentoo, encontrei dificuldades para instalar o “lsb” e não detectava a impressora, mesmo com o kernel detectando-a. Já via rede foi fácil como acima descrito.

1 curtida