Estou pretendendo usar o programa para analisar e corrigir possiveis erros como arquivos corrompidos no sistema de arquivos do meu linux, porém acredito que antes de mais nada, devo fazer tal procedimento em outra distro, com minha partição sistema desmontada, mas como ela é criptografada com LUKS 2, devo primeiro descriptografar usando cryptsetup, certo ?
Como eu poderia fazer esses passos no meu caso especifico, sabendo se que dentro da partição /dev/sda3, tenho a /dev/sda3_crypt(/dev/mapper/sda3_crypt) e por baixo a minha partição raiz /dev/mapper/vgmint-root que usa LVM2 e ext4.
$ sudo cryptsetup LuksOpen /dev/sda3 sda3_crypt
$ sudo vgchange -ay
$ sudo e2fsck -nfv /dev/mapper/vgmint-root
$ sudo vgchange -an
$ sudo cryptsetup luksClose sda3_crypt
Uai, o LVM não foi formatado em ext4? então é o LVM que vc deve verificar uai, se vc montar o LVM não vai dar certo, o EXT4 precisa estar desmontado.
Agora eu fico me perguntando, quantos dispositivos de armazenamentos estão em LVM. Deve que vai demorar um tempinho bom isso.
Cryptsetup não vai apenas descriptar a partição ? Ou seja, sem montar ela. Se ele não monta, sem tornar acessivel para o sistema de arquivos, é seguro usar tais ferramentas, certo? Sem usar cryptsetup, não tem como fsck ou e2fsck ler dados ilegiveis.
Mas foi o que eu expliquei, ele não pode montar o EXT4. Ele so tem que descriptografar mesmo. o filesystem fica no inicio da partição, é so esse trecho que será verificado, o e2fsck não vai verificar a partição inteira, isso só acontece com ferramenta de verificação de badblock.
Em armazenamento de memória flash, assim que surge badblock o dispositivo vira lixo.
1 curtida
Estes comandos que usei no começo, não sei se seria isso mesmo. Eu faria eles pelo outro linux que tenho num pendrive. Então é apenas o filesystem que é analisado. Para partições inteiras, que ferramenta posso usar ? Para GUI ou CLI.
Verificar partição inteira por erro de filsystem? mas o filesystem é so um pedacinho pequeno da partição, e fica no inicio, o resto fica reservado para ser usado pelos dados pessoais ou seja fica lá o que vc gravar. Entende, no resto da partição não tem filesystem. Na verdade no resto da partição tem alguns pedaços pequenos de registro de superblock de backup, mas é apenas backup para ser usado para correção do superblock em execução se alguma coisa estragar nele.
http://www.bosontreinamentos.com.br/linux/o-que-sao-inodes-e-superblocos-no-linux/
1 curtida
Não, você não entendeu. Apenas queria saber como verificar a partição inteira e como verificar apenas o sistema de arquivos, se são mesmo estes comandos que uso. E como você citou sobre partição toda e badblocks, e que tais ferramentas não fazem esse trabalho, que software posso estar testando para este fim. Mas o problema principal aqui é o filesystem, se estas informações que eu dei e estes comandos, servem como a minha solução no momento.
Obrigado pelo link.
Eu so n sei o que o vgchange faz, mas você terá que fazer a descriptografia com o primeiro comendo e a partir dai se ext4 poder ser montado, você não o monta, já parte para o e2fsck.
O -n o e2fsck não vai fazer nenhuma ação, ele so vai te reportar se teve erro, o -f vai forçar o e2fsck a olhar todo o filesystem mesmo que ele tenha sido marcado como feito, o -v é para dar detalhes da operação.
Para o e2fsck fazer correção automática é -p. Não pode ser colocado junto com o -n. Se o -p não for atribuído o -n será atribuído automático. O -a é para compatibilidade com o fsck, usar o -p caso esteja chamando o e2fsck diretamente.
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.