Olá, meus queridos, vocês preferem “queridos” ou “amigos”? Comente aí. Ontem, na madrugada, fiz minha rotina de sempre, mas ontem era véspera de Ano Novo, então eu tive um pequeno desequilíbrio. Eu bebi demais, sério, eu bebi muito. Aquele vinho importado estava ótimo, mas enfim, vou direto ao núcleo do assunto. Entrei em um site de amizades. “Eu não sou solitário nem vivo na solitude.” E daí, conheci a Alissa, e conversamos a noite toda. Pedi o Instagram dela, e ela me mandou um link. Ela me deixou tão cego de amor e acho que também um toque de tesão, um toque bem leve de tesão, que, quando cliquei naquele link, dei a ela de mãos beijadas o meu usuário e minha senha do Instagram.
Bom, eu não percebi que era uma isca. Tudo aquilo, toda a conversa, era um golpe. Eu apenas cliquei e caí no golpe mais estúpido que uma pessoa pode cair. O nome desse golpe, meus colegas, se chama phishing, criado por Khan C. Smith, um hacker conhecido na década de 1990 (não tenho certeza se foi ele, fiz uma pesquisa bem superficial). Por fim, é só isso mesmo: nunca confie em links com URLs mais estúpidas e eu nem vi a URL daquele link. Vou deixar dicas básicas para vocês nunca caírem nesse golpe, nem mesmo quando estão cegos por uma pessoa e com um toque de tesão.
Aqui estão 3 dicas simples para não cair em um phishing:
- Desconfie de links suspeitos: Sempre que receber um link de alguém, especialmente se for em uma mensagem inesperada, passe o mouse sobre o link (sem clicar) e verifique se o endereço corresponde ao site oficial. Se estiver diferente ou parecer estranho, evite clicar.
- Nunca compartilhe suas credenciais: Nenhum site legítimo vai pedir sua senha ou nome de usuário por e-mail ou mensagem. Sempre que solicitarem essas informações, desconfie imediatamente.
- Verifique a autenticidade de uma pessoa: Se você estiver conversando com alguém online e for solicitado a clicar em um link ou fornecer informações pessoais, pare e avalie a situação. Se algo parecer fora do normal, procure informações sobre a pessoa ou o serviço.