Como bloquear anúncios e rastreadores no Android?

Recentemente testei o app AdGuard no android e gostei muito dos resultados de bloqueio de anúncios tanto em apps quanto em sites, e também o bloqueio de rastreadores no dispositivo e o fato de permitir bloquear conexão com a internet de alguns apps pelo firewall.

Pesquisando descobri outras formas de fazer a mesma coisa, como usar o NextDNS, Blokada, e até o DuckDuckGo Privacy Protection.

Minha dúvida quanto ao AdGuard é que pelo que pesquisei (não sei se estou certo), o app tem acesso a URLs que acesso para bloquear anúncios/rastreadores, o que me preocupa um pouco.

Encontrei um antigo tópico aqui no fórum sobre o mesmo assunto:

Como o tópico foi criado em 2019 e está fechado, senti a necessidade de perguntar sobre o mesmo assunto e coletar opiniões atualizadas.

Qual app vc recomenda para leigos? Que tenha a melhor privacidade.

1 curtida

Eu usei por um bom tempo o AdGuard DNS no Android. É ótimo por não precisar instalar nada no celular. Porém comecei a me preocupar mais com a privacidade, e agora estou usando o Pi-hole. Como eu não tenho condições no momento de manter um servidor do tipo em casa, estou usando a plataforma Linode. Segui as orientações desse vídeo para configurar meu servidor Pi-hole na Linode:

Porém essa solução definitivamente não é voltada para leigos, rs… Nesse caso, se você quiser bloquear os anúncios de forma fácil, (e não tem tanta preocupação assim com uma empresa vendo tudo o que você acessa, se bem que seu provedor de internet também vê…), então eu recomendo o AdGuard DNS mesmo, que eu usei e funcionava bem.

O chato é que não tem bloqueador capaz de eliminar os anúncios do app do YouTube no smartphone. Até hoje não achei uma solução…

Eu não manjo de adblocks, mas ja ouvi falar do AdAway.

1 curtida

Sim, é uma das opções e é a que utilizo, então recomendo, ainda mais por ser gratuito e open source :+1:

Softwares como esse conseguem bloquear a maioria dos anúncios de apps e navegador, mas há situações que demandam soluções específicas.

Por exemplo, não basta apenas ligar o AdAway, Blokada, AdGuard, etc. para bloquear anúncios do app do YouTube, não vai funcionar, daí você vai precisar usar apps como o NewPipe, que é o meu caso, ou aplicar os patches do Revanced.

Aliás, o Revanced funciona com vários apps como Twitch, Duolingo, TikTok, etc., vale a pena dar uma olhada:

Se você tem uma TV Box ou Smart TV Android, recomendo esse app ao invés do YouTube:

E, por fim, eu recomendo usar um navegador com bloqueador de anúncios embutido ou com suporte à extensões e daí instalar um bloqueador de anúncios, para de fato não passar nada.

Atualmente, eu uso o Cromite, que tem um adblock embutido e que também permite scripts do Tampermonkey. E, de reserva, eu uso o Mull, que tem suporte a extensões. E a maioria dos sites que são apps (Twitter, Instagram, etc.) eu uso webapps, porque daí o bloqueador de anúncios do navegador bloqueia tudo :ok_hand:

1 curtida

Te entendo na parte de privacidade. Eu uso Windows, eu poderia montar o Pi-hole num Raspberry Pi mas quando estiver fora de casa minha intenção é ter algo no celular (Android). E aí não saberia o que utilizar, talvez posso considerar uma VPN só para uso fora de casa como ProtonVPN que já tem alguns filtros para bloquear anúncios e rastreadores (não é a mesma coisa mas serve).

Não conheço, vou pesquisar sobre.

Vc acredita que temos mais privacidade com AdAway do que com AdGuard ou similares?

Sim com certeza, eu faço isso. Uso no android Firefox com uBlock Origin.

Com certeza. O fato de um software ser open source e desenvolvido por uma comunidade implica geralmente em maior privacidade e/ou tais pessoas envolvidas não estarem interessadas na coleta de dados, até porque eles também fazem o software para eles mesmos usarem :man_shrugging:

Curiosidade: no documentário “O Dilema das Redes”, os entrevistados que faziam parte altos cargos de grandes Big Techs relataram não deixavam seus filhos usarem redes sociais, tanto as que eles trabalhavam ou de outros. Por que será, né? :face_with_raised_eyebrow:

1 curtida

Você pode usar uma VPN com o Pi-hole. Inclusive é o que eu uso para conectar ao meu servidor Pi-hole. Nesse vídeo que eu mandei ele demonstra como fazer.

Deixa eu ver se eu entendi. Eu posso criar uma VPN que conecta na minha rede doméstica, onde tenho o Pi-hole instalado bloqueando anúncios e rastreadores??

Sim. Mas para isso você precisa fazer o encaminhamento de algumas portas no seu roteador para o seu servidor. Você provavelmente vai precisar também de um serviço, conhecido como Dynamic DNS (DNS Dinâmico). Isso porque nos planos de internet domésticos, normalmente o provedor de internet não entrega um endereço de IP fixo para você. Dessa forma, você precisa de um serviço como esse que constantemente aponte o seu nome de domínio para o endereço IP público do seu roteador, sempre que o IP mudar. Uma plataforma bastante conhecida que faz isso é o No-IP. Eles têm um plano gratuito e alguns pagos com recursos adicionais. O plano gratuito pode ser suficiente…

1 curtida

Entendi, ficou mais complicado pra mim kkkk

Vou pesquisar mais sobre o AdAway, parece ser o mais prático para minha situação.

Obrigado pelas respostas.

1 curtida

Instalei o AdAway para testar e a internet não funciona no android, wifi nem dados móveis. Pode me dar uma ajuda? Não sei onde errei, se falta configurar algo, instalei utilizando a opção de VPN porque não tenho Root.

Então, tente talvez reinstalar. Fiz um vídeo fazendo isso.

Outra opção é tentar ajudar no Github do projeto.

Ou então usar outro app, como o Blokada (versão 5) ou TrackerControl (que é bem restritivo).

Consegui fazer o AdAway funcionar, tive que ir na conexão Wifi e clicar em “esquecer rede”, depois me conectar novamente.

Aprendi num vídeo onde também é ensinado outros métodos caso esse não funcione, vou deixar aqui pois pode ser que ajude alguém com o mesmo problema:

Já pude perceber que o Adaway não consegue bloquear anúncios dentro dos Apps como o AdGuard faz, isso é um ponto negativo para mim. Vou testar o blokada e o trackercontrol também.