Como atualizar sistema e apps automaticamente no Manjaro e Ubuntu?

Bom dia.

Vou configurar alguns PCs para um laboratório de pesquisa em uma biblioteca, e estou pensando em usar o Manjaro por ser uma distribuição de lançamento contínuo (rolling release). Caso eu enfrente alguma dificuldade, posso voltar para o Ubuntu, que é a minha escolha segura. Em experiências anteriores, o Linux funcionou muito bem na biblioteca, o único problema foi que ele não fazia atualizações automáticas como acontece no Windows (isso é muito bom para o usuário, mas ruim para um laboratório).

Portanto, eu gostaria que me instruíssem sobre como configurar o Manjaro ou o Ubuntu para instalar atualizações automaticamente uma vez por semana (ou, se não for possível, diariamente).

Olá @bobmalmstein, tudo bem contigo?

Um das formas possíveis para gerenciar até 10 máquinas com o Ubuntu é utilizar a ferramenta Landscape (self-hosted) da Canonical. Assim, você terá um painel de controle centralizado e poderá ter uma visão clara sobre o status de cada máquina.

É possível utilizar a assinatura Pro para gerenciar mais máquinas, mas haveria um custo anual.

No caso do Manjaro, é possível configurar o Pamac para fazer atualizações automáticas, só não sei o quanto isso é seguro.

:vulcan_salute:

obg, vou olhar

Rapaz, você tem certeza de que uma distro rolling release é a melhor escolha para uma biblioteca? Da noite para o dia pode ser que você veja alguma funcionalidade desejada sendo retirada em uma atualização, então eu usaria uma distro LTS no caso de uma biblioteca.

Ué, o ubuntu faz atualizações automáticas sim.

E mesmo se não fizesse era só adicionar um “sudo apt update && sudo apt full-upgrade -y” no login do sistema.

Creio que tem configuração no pamac pra isso também.

Geralmente da pra agendar tarefas pelo cron, e tambem diretamente pelo systemD, vou deixar esse link que da uns nortes ai scheduling - How to schedule jobs on Arch Linux? - Unix & Linux Stack Exchange

Mas eu sugiro uma abordagem diferente para o problema, ao inves de usar uma distro que precisa atualizar constamente, por que nao usar alguma que precise de uma menor frequencia de atualizações? Um Debian Stable, OpenSuse Leap, Slackware. Algo que fique mais “parado no tempo”. Se bem que quando usava o Ubuntu LTS ja achava o fluxo de atualizações bem pequeno num mês, por exemplo.

1 curtida

Era o que estava pensando. Esqueci dessa opção. Eu usava um script de atualização de hora na inicialização de sistema para uns computadores antigos que viraram ponto eletrônico.